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Os profissionais que trabalham com marketing de conteúdo em blog sabem o quanto é difícil manter as visitas constantes e as estratégias em dia. São muitos obstáculos que aparecem no caminho, mas com conhecimento e boas práticas, é possível aumentar o tráfego do seu blog.
A meta é conseguir apresentar bons conteúdos, conseguir vários acessos e ser percebido pelos mecanismos de pesquisa, a fim de que seu site fique visível a um número maior de pessoas. E, por fim, o que todos almejam: vender mais.
Se o que você vem fazendo não traz mais os resultados esperados, é hora de fazer mudanças no seu planejamento e até em suas técnicas. Afinal, temos que nos adaptar ao que o mercado dita e ao que o consumidor necessita e se interessa, não é?
Esses dois pontos também se transformam com constância, por isso a importância de modificar suas práticas. E é por isso que vamos abordar, neste artigo, algumas boas dicas para aumentar o tráfego do seu blog e alavancar as suas conversões. Confira a seguir!
O que é tráfego orgânico e qual sua importância?
Antes de irmos para as dicas de como aumentar o tráfego do seu blog, vamos recapitular o que é tráfego orgânico e sua importância para o marketing de conteúdo.
O tráfego de um site é o número de visitas que ele recebe. Mas quando falamos em tráfego orgânico, estamos falando de visitas recebidas de forma natural, por parte do interesse do próprio usuário. Ou seja: não é preciso pagar por essa função, pois não é um anúncio.
O processo funciona através de técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que utiliza palavras-chave dentro do texto do blog, a fim de que os mecanismos de pesquisa como o Google possam reconhecê-lo e colocá-lo nas primeiras posições do ranking de links.
Dessa forma, seu blog ganha mais visibilidade e é acessado com mais facilidade pelos usuários, o que pode também aumentar o interesse deles pelo serviço prestado. Até porque, se o seu conteúdo foi acessado, já existe um interesse inicial pelas soluções apresentadas.
Boas práticas para aumentar o tráfego do seu blog
Agora sim, podemos abordar quais são as melhores práticas para aumentar o tráfego do seu blog. Existem várias formas de fazer isso e algumas você pode até já conhecer, mas talvez não esteja acertando em todo o processo.
Nos tópicos a seguir, confira dicas para melhorar o seu tráfego e garantir mais leads qualificados para o seu negócio.
1. Aperfeiçoe suas técnicas de SEO
Como você já viu acima, o SEO é fundamental para aparecer nas primeiras páginas de busca, tanto para o marketing de conteúdo quanto para o digital. Dessa forma, os usuários encontrarão o seu conteúdo em meio a tantos outros na internet.
O ideal a se fazer para otimizar sua técnica é começar pesquisando as palavras-chave que deverão estar nos artigos do seu blog. Essas palavras devem estar relacionadas às dores e necessidades das personas do seu negócio, portanto, pesquise-as pensando no público.
Se ainda não traçou as personas e o público-alvo da sua marca, é mais do que urgente fazê-lo antes de qualquer planejamento ou estratégia. Toda campanha de marketing se baseia nessas informações.
Descubra os interesses do cliente que compraria o seu serviço e forme as palavras. Após definir as mais importantes, é hora de utilizar esses assuntos para produzir conteúdo relevante, com objetivo de educar o leitor sobre o tema e responder suas dúvidas.
Veja abaixo alguns cuidados que devem ser levados em conta na hora de divulgar no seu blog. Utilize a palavra-chave nesses lugares:
- No título de SEO (no começo, se possível);
- Nos subtítulos, se possível, em mais de um deles;
- No corpo do texto, de maneira natural e aparecendo no mínimo 5 vezes para conteúdos de até 1.000 palavras;
- Na meta descrição.
O segundo passo você verá no tópico a seguir, sobre a qualidade dos artigos como forma de atrair mais leitores e leads.
2. Produza conteúdo relevante e de qualidade
Uma das coisas que as pessoas mais pecam com marketing de conteúdo é utilizar uma boa estratégia de SEO, mas sem se dedicar muito no conteúdo em si. Nesse caso, o resultado não virá e o seu esforço terá sido em vão.
Por isso, é fundamental investir em conteúdo relevante para o leitor, como artigos que realmente respondam às dúvidas que o seu público pesquisa. Até porque, como tudo no meio digital, o Google atualiza de forma constante o seu algoritmo com objetivo de ter nas primeiras páginas os melhores conteúdos relacionados à busca das pessoas.
São muitos os conteúdos espalhados pela web, certo? Neste contexto, aqueles que não ajudam seus leitores, não são relevantes e não educam ficam para trás da concorrência bem rápido. E sabemos que nenhum empresário deseja isso.
3. Divulgue seu conteúdo nas redes sociais
Para aumentar ainda mais a visibilidade do seu conteúdo pelo público, não deixe de fazer divulgações nas redes sociais da sua organização. Investir em técnicas de marketing digital, aliadas com as de conteúdo, significa aumentar ainda mais a sua capacidade de ser visto.
Dependendo do segmento da sua empresa, existem redes sociais ideais para cada nicho. Por exemplo, um negócio de moda ou gastronomia pode aproveitar o formato do Instagram para divulgar fotografias, vídeos e texto. Um escritório de contabilidade pode aproveitar o formato do LinkedIn, e assim por diante.
4. Invista em anúncios pagos também
Se você ainda não investiu nos anúncios de Google, Facebook e Instagram Ads, saiba que é uma ótima forma de complementar a sua estratégia de marketing de conteúdo para atrair ainda mais pessoas, cliques e visitas no site.
Comece ligando seus objetivos com sua estratégia, para moldá-la de acordo com o que você mais precisa. Por exemplo, se quiser aumentar o tráfego do seu blog, é para isso que os anúncios deverão trabalhar. São muitos tipos de objetivos diferentes na plataforma, portanto tenha certeza de escolher os corretos.
Explore as ferramentas e configure seus anúncios com o máximo de informação sobre o público possível. Assim, os resultados serão ainda melhores.
5. Varie os seus conteúdos
Quando for pesquisar sobre o seu público-alvo, aproveite para descobrir quais são os formatos e tamanhos de conteúdo que eles mais gostam de consumir. Nem sempre as pessoas gostam de ler artigos compridos, por isso, é importante saber inovar na entrega.
Até porque, se existem diferentes tipos de consumidor, existem diferentes tipos de conteúdo para cada preferência. Se você conseguir variar, mais pessoas mostrarão interesse no seu blog. Por isso, poste de tudo um pouco: artigos, vídeos, infográficos, e-books, fotos, testes e demais ideias.
Nas redes sociais, aposte em conteúdos adaptados para cada uma delas. Por exemplo, dicas rápidas no Twitter, vídeos para o YouTube, fotos para o Instagram, posts para o LinkedIn e assim vai.
6. Faça testes e monitore os resultados
Só podemos ter certeza de que algo está indo bem com o feedback ao fim do processo. Por isso, recomenda-se fazer testes de aplicação de texto ou de arte, por exemplo, testando a eficiência de um título ou de um post nas redes sociais.
O marketing é volátil e todas as chances de poder conhecer as preferências do seu público são bem-vindas. Aproveite para monitorar os resultados da sua estratégia através do Google Analytics Assim, você saberá quais posts foram mais populares, quais nem chamaram a atenção e de onde o tráfego do seu site vem.
Essa é uma forma de obter um maior controle sobre seu planejamento. Também é um método ideal para ver o que deu certo e o que não deu, aperfeiçoando a sua estratégia com o tempo.
Hora de colocar em prática!
Agora você aprendeu quais são as melhores práticas para aumentar o tráfego do seu blog. Já pode utilizar esse conhecimento para construir uma estratégia de sucesso e alcançar cada vez mais leads qualificados.
Aqui no blog você encontra muito mais dicas sobre o mundo do marketing, feitas para você estudar e aplicar no dia a dia.
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