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Como criar briefing de marketing digital e executar grandes projetos

  Tempo de leitura: 9 min.

Você deseja aprender como criar um briefing de marketing digital realmente eficiente? Essa é uma ferramenta fundamental para elevar a qualidade do serviço entregue o cliente – influenciando também na decisão pela contratação dos seus serviços.

Nosso papel principal como profissionais de marketing é resolver constantemente novos e diferentes tipos de desafios e demonstrar essa percepção por meio de um briefing de marketing eficaz. 

Uma das chaves para o sucesso de qualquer bom briefing é definir e articular o desafio de marketing que você está tentando resolver. Somente depois de obter clareza absoluta sobre este aspecto-chave, você poderá prosseguir para os estágios seguintes com confiança.

Nesta postagem, abordaremos algumas das principais etapas que os profissionais de marketing devem seguir para definir o verdadeiro desafio de marketing que desejam enfrentar. Confira como criar um briefing de marketing digital e executar grandes projetos!

O que é um briefing de marketing digital?

No briefing você mapeia o problema e faz sugestões de solução!

O briefing de marketing digital é o documento que registra todas informações que você precisa para criar um projeto. Esse documento destaca informações como objetivo, orçamento, prazo e público – guiando as estratégias que serão traçadas. 

Na prática, o briefing inicia com um questionário aplicado ao cliente para coleta de informações. Com base nos dados coletados, você pode organizar um documento que contém todas essas informações para guiá-lo no desenvolvimento do trabalho.

8 passos para criar um briefing de marketing digital

1. Informações de contato

O primeiro passo para montar um briefing de marketing digital é coletar as principais informações de contato do seu cliente:

  • Nome da empresa
  • Site
  • E-mail
  • Telefone
  • Principais objetivos
  • Número de funcionários
  • Responsável pelo briefing

Essas são informações que você precisará para dar continuidade aos trabalhos.

2. Entenda o negócio do cliente

Seu próximo objetivo é entender melhor o negócio do seu cliente. Ele possui um e-commerce? Presta serviços locais? Ou é uma indústria com presença nacional? O modelo de negócio adotado é uma ótima bússola para que você comece a estruturar as ações de marketing digital que podem ser executadas.

3. Compreenda o status atual

Como as ações de marketing estão sendo executadas neste momento? Qual é o contexto atual do cliente? Para analisar isso, você pode se basear nesses pontos:

  • Presença nas redes sociais
  • Investimento em Ads
  • Raio-x do site
  • Principais concorrentes
  • Referências de negócios
  • Quantas visitas o site gera por mês
  • Como o cliente enxerga o mercado
  • Quem é o responsável pelo marketing?
  • Informações atuais (ticket médio, valor investimento em anúncios, orçamento disponível, etc)
  • Funil de vendas (leads gerados, taxa de conversão, custo de aquisição de clientes, etc)
  • Canais de aquisição

4. Analise o orçamento proposto

O orçamento é tão importante – e tantas vezes deixado de fora do briefing de marketing digital – que merece uma seção própria. Frequentemente, o profissional de marketing que redige um briefing elabora estratégias que ultrapassam o orçamento que realmente está disponível, causando turbulências logo no início dos trabalhos. 

Por isso, é importante compreender o orçamento que o cliente possui para investir e trabalha em cima desse valor – extraindo o máximo possível no contexto real.

5. Avalie o contexto comercial

Existem duas áreas principais aqui que precisam ser cobertas:

  • Em primeiro lugar, qual é a oportunidade de negócio, objetivo ou problema que precisa ser resolvido? 
  • Em segundo lugar, inclua dados competitivos, dinâmica de mercado e qualquer histórico comercial que a equipe de criação deva conhecer. Investigue os principais concorrentes e seus pontos fortes e fracos. 

Além disso, se o cliente já tentou algumas coisas no passado que funcionaram bem, ou que fracassaram, é importante compreender como foram executadas essas ações. Essas experiências podem ajudá-lo a economizar tempo e estruturar estratégias mais certeiras.

6. Faça perguntas adicionais

Veja algumas outras perguntas que podem ser importantes no momento de montar um briefing de marketing digital:

  • Qual é o produto ou serviço mais forte?
  • Quais são os diferenciais da empresa?
  • Existe uma base com os clientes atuais?
  • Tem um cliente ideal? Como ele é?
  • Quais são as principais objeções do cliente?

Todas essas são informações que permitem criar uma visão mais completa e precisa de como você pode realmente ajudar o seu cliente.

7. Avalie as formas de colocar as ações em prática

Depois de ter uma visão completa sobre o negócio do cliente e suas necessidades, você pode pensar nas formas mais eficientes de estruturar as ações na prática. Isso inclui a definição dos canais que serão usados, orçamento, formatos de materiais, responsáveis, cronograma e prazos. 

8. Defina resultados mensuráveis

Por último, mas não menos importante, como o sucesso do seu projeto será medido? Será com base no aumento percentual desejado nas vendas, um aumento percentual nos leads ou um aumento mensurável no reconhecimento da marca? Se você não incluir um referencial, nunca saberá se seu projeto foi bem-sucedido.

Você busca consolidar o seu lugar no mercado?

Acabamos de ver algumas dicas pontuais para criar um briefing de marketing digital de qualidade e executar grandes projetos, certo? Neste vídeo, você pode conferir mais informações sobre o assunto:

A demanda por empresas especializadas em marketing digital no mercado é muito grande, não é? Por essa razão, saber exatamente como criar um briefing eficiente pode ser um grande diferencial competitivo frente aos concorrentes.

Em meio a tantas novas informações, tendências, ferramentas digitais, estratégias e atendimentos a clientes muitos empreendedores enfrentam dificuldades em colocar em prática todos os seus conhecimentos. Você já sentiu que poderia oferecer um serviço de qualidade muito superior aos seus clientes?

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