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segmentação de anúncios do Facebook

Segmentação de anúncios do Facebook: como acertar a audiência certa?

  Tempo de leitura: 10 min.

Sabe quando você está navegando pelo Facebook e, de repente, um anúncio é exibido para algo que você estava vendo no início do dia? Parece que aquele anúncio foi feito especificamente para você, não é? Bom, você está certo! Isso acontece quando a segmentação de anúncios do Facebook é feita de forma eficiente.

Por outro lado, dezenas de outros anúncios podem passar pela sua tela sem que você dê atenção. Geralmente, isso acontece porque você não é o público correto para aquele anúncio. E, certamente, essa situação ocorre com uma frequência muito maior do que os anúncios certeiros.

A segmentação de anúncios do Facebook é a prática de exibir seus anúncios para públicos-alvo específicos em seus esforços de marketing de mídia social. Mas como tirar o melhor dessa estratégia? Descubra ao longo deste artigo.

Por que você deveria usar a segmentação de anúncios no Facebook?

A segmentação de anúncios do Facebook é realmente benéfica para sua empresa? A resposta é sim. O uso de anúncios direcionados do Facebook pode trazer muitos benefícios para os seus negócios, tornando seus esforços de marketing de mídia social impactantes e eficientes.

A internet coloca à disposição inúmeras estratégias e ferramentas muito úteis para a sua empresa. E a possibilidade de segmentar os anúncios de acordo com o perfil do público ou com as ações realizadas pelos usuários é incrível.

Veja quais são os principais benefícios da segmentação de anúncios do Facebook:

Integração com Inbound Marketing

A segmentação de anúncios do Facebook pode ser facilmente integrada com a sua estratégia de Inbound Marketing, permitindo que você entregue conteúdo relevante para as pessoas certas, no momento certo. Afinal, você está entregando conteúdo para um público interessado, chamando-o sutilmente para clicar no seu anúncio.

Redução de custos

A publicidade digital pode ficar cara. E se não for feita com eficiência, ela pode esgotar rapidamente seu orçamento e gerar um pequeno retorno sobre o investimento. Mas os anúncios direcionados do Facebook são mais baratos que a publicidade tradicional e geram um ROI superior.

Geração de tráfego

Anúncios segmentados no Facebook podem gerar tráfego relevante e de alto valor para o seu site, o que pode aumentar o reconhecimento da sua marca. Além disso, é mais provável que alcançar um público-alvo do Facebook gere leads de qualidade, pois atinge pessoas que consideram seus produtos ou serviços relevantes.

Explore novos mercados

Além de direcionar os seus anúncios para pessoas que possuem o perfil do seu cliente ideal, você pode fazer testes para alcançar novos públicos. Essa é uma forma de baixo custo de explorar novos mercados e aumentar a presença de mercado do seu negócio.

5 passos para acertar na segmentação de anúncios do Facebook

Agora que você conhece os benefícios da criação de anúncios segmentados para sua estratégia de marketing, vamos acompanhar algumas dicas para tirar isso do papel!

1. Defina suas personas com clareza

Essa é a etapa mais importante para quem deseja ter sucesso na segmentação de anúncios do Facebook. A plataforma de anúncios permite que você direcione suas ações de acordo com diversos parâmetros do público. Porém, você precisa conhecer as características do público para configurar o anúncio corretamente.

Por isso, você precisa ter personas definidas com clareza. Quanto mais informações sobre o seu cliente ideal você tiver à disposição, mais certeiros podem ser os seus anúncios.

2. Acerte no alcance da segmentação

Quando se trata de sua campanha publicitária no Facebook, você pode escolher se deseja lançar uma ampla rede para atingir muitas pessoas ou se deseja se concentrar em um nicho pequeno e específico.

Ambas as opções são caminhos viáveis para suas campanhas de anúncios segmentadas no Facebook e trazem um conjunto diferente de benefícios. Apenas certifique-se de fazer sua pesquisa ao determinar qual opção é a mais adequada para o que você espera alcançar.

  • Segmentação específica. Você estabelece um conjunto estrito de parâmetros pelos quais seu público-alvo será encontrado. Com essa opção, você tem um alcance potencial menor, mas seu anúncio será altamente relevante para as pessoas que o visualizarem.
  • Segmentação ampla. Os parâmetros pelos quais o seu público é escolhido são muito mais flexíveis, para que você alcance um grupo maior de pessoas. Trata-se de uma alternativa melhor quando você não em certeza de quem exatamente deseja alcançar ou deseja atingir alguns grupos diferentes de pessoas,

3. Domine os critérios de segmentação do Facebook

Existem vários critérios que você pode estabelecer para definir seu público-alvo do Facebook para suas campanhas. Isso inclui elementos como: faixa etária, gênero, localização, conexões, interesses, páginas curtidas, ações realizadas, entre outros.

4. Escolha um tipo de público

No momento de definir o público-alvo, você precisará escolher qual tipo é o mais adequado para sua campanha. Isso inclui:

  • Público personalizado. Trata-se da possibilidade de personalizar o público com base em vários elementos diferentes – seja tráfego do site, atividade do aplicativo ou uma lista de clientes existente.
  • Público lookalike. Aqui, você pode usar um público já existente para criar um público com características semelhantes. Você também pode determinar a localização do seu público e definir o quão próximo você deseja que o público parecido seja com o seu público existente.
  • Público salvo. Por fim, se você optar por criar um público salvo, você ainda poderá incluir alguns critérios adicionais – como faixa etária, localização geográfica, sexo e idioma. 

5. Não subestime o poder da geolocalização

Para lojas físicas que atuam somente localmente a segmentação pela localização é um dos maiores benefícios dos anúncios do Facebook. Mas será que os negócios digitais que atendem todo o Brasil também podem aproveitar esse recurso?

O mecanismo de geolocalização pode ser muito bem explorado para campanhas pontuais – gerando ótimos resultados. Se você comercializa um software de gestão para empresas de TI, pode direcionar seus anúncios para o local em que está acontecendo uma feira nacional que reúne gestores e profissionais de TI, por exemplo.

Teste, aprenda e evolua!

A segmentação de anúncios do Facebook não é uma ciência exata. Será preciso fazer testes frequentes e monitorar os resultados para continuar sempre evoluindo. 

Além disso, também é fundamental incorporar os seus anúncios em uma estratégia de Inbound Marketing. Caso contrário, você pode conseguir atrair um bom número de pessoas interessadas mas não saber como mantê-las interessadas na sua marca em longo prazo.

Quer aprender mais sobre o Inbound Marketing? Então confira o Guia Completo do Inbound Marketing.

Está preparado para maximizar seus resultados na internet?

Agora que você sabe como explorar a segmentação de anúncios do Facebook, é importante conseguir integrar os resultados dessas campanhas com suas outras ações digitais. E é exatamente neste ponto que muitos empresários ficam perdidos.

Pensando nisso, criei o Programa de Mentoria do Cara do Marketing. Trata-se da oportunidade de receber o acompanhamento particular de um profissional com anos de experiência no mercado do marketing digital. Assim, você certamente conseguirá encontrar as melhores oportunidades para alavancar seus resultados na internet.

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