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Noções básicas de automação de marketing: quais atividades você pode automatizar?

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Todo gestor entende os benefícios do marketing. No entanto, as tarefas repetitivas podem ser desafiadoras para gerenciar à medida que os negócios aumentam. É aí que entra a automação de marketing. A tecnologia cuida das tarefas repetitivas e monitora seu desempenho – otimizando os resultados conquistados.

O uso da automação de marketing vem ganhando força, com 55% das empresas B2B adotando essa tecnologia como parte de sua estratégia de marketing. No entanto, mesmo com o aumento dos gastos com automação, muitas empresas ainda não sabem como explorar corretamente as tecnologias que estão à disposição.

Para ajudá-lo a modernizar suas ações, vamos aprender o básico sobre a automação de marketing. Confira!

O que é automação de marketing?

Automação de marketing é a prática de usar uma solução digital para executar, gerenciar e automatizar tarefas e processos de marketing.

Sua história começa com o desenvolvimento das primeiras plataformas de CRM na década de 1980, que eram usadas para recuperar dados de clientes para ajudar a criar vendas. Com o nascimento da internet, os softwares de automação de marketing foram criados para ajudar as equipes de marketing a agendar e monitorar suas campanhas, bem como aliviar a equipe de realizar tarefas repetitivas.

Atualmente, existe um universo de possibilidades quando falamos de automação de marketing. São muitas as soluções digitais e integrações entre softwares – que estão em evolução constante. Na prática, é possível explorar a automação para aumentar a eficiência, impulsionar o crescimento dos negócios, lançar conteúdo mais relevante e, o mais importante, fornecer uma experiência personalizada aos seus clientes.

Quais atividades podem ser automatizadas?

Afinal, como a automação de marketing pode atuar na prática? Aqui estão algumas das principais atividades que podem ser automatizadas:

Gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM)

Não importa quantos clientes uma empresa tenha, pode ser difícil gerenciá-los de forma eficaz sem um pouco de ajuda automatizada. O software CRM fornece isso mantendo as informações do cliente e o histórico de compras, bem como os detalhes de interação entre o cliente e a empresa.
Com o acesso a esses dados, as empresas podem personalizar ainda mais as interações que têm com os clientes e, em última instância, usar isso para ajudar a aumentar as vendas.

E-mail marketing

e-mail marketing é uma das formas mais antigas de marketing digital e continua forte até hoje. Não é apenas o tipo mais popular de estratégia de marketing, mas também oferece o maior ROI para os profissionais de marketing. Em vez de redigir e enviar e-mails para clientes individuais, no entanto, muitas empresas usam o e-mail marketing para planejar, implementar e monitorar suas campanhas.

A automação de e-mail marketing permite que as empresas automatizem mensagens e as enviem aos clientes assim que realizem uma determinada ação online ou em um momento de escolha da empresa. Embora sejam automatizados, os e-mails podem ser personalizados pela maioria das ferramentas para atingir clientes específicos. As ferramentas também podem fornecer às equipes de marketing análises que ajudarão a medir a eficácia de suas estratégias atuais.

Marketing nas mídias sociais

mídia social costuma ser usada como um canal para impulsionar o envolvimento e mostrar a personalidade da sua marca. A automação nessa área é adotada por profissionais de marketing que precisam de uma ferramenta que lhes permita agendar publicações e gerenciar suas redes sociais.

Alguns outros benefícios claros deste software incluem funções que fornecem contexto para interações com o cliente e medem a eficácia de seus esforços em relação a outras campanhas.

Geração de leads

O marketing digital só é útil se gerar leads. E a automação de marketing pode ajudar a direcionar o tráfego para um site – incentivando a geração de mais leads. No entanto, a qualidade dos leads depende diretamente da qualidade da estratégia de marketing traçada.

Nutrição de leads

Gerar receita requer conversão e nutrição de leads, certo? Com ferramentas de automação, você pode aumentar suas vendas, gerando leads de alta qualidade. Aqui está o porquê: a personalização garante que você forneça o que o cliente precisa no momento certo. Portanto, você deve saber criar um conteúdo que aumente as chances de conversão.

Integração entre marketing e vendas

A automação de marketing viabiliza uma integração entre as ações de marketing e vendas. Após o processo de gerar leads e fazer sua nutrição, a ferramenta pode direcionar automaticamente as melhores oportunidades para o time de vendas. Com isso, os vendedores precisam investir menos horas fazendo contato para realizar vendas.

Construção de fluxos de automação

Os fluxos de automação consistem em uma sequência de ações automáticas, disparadas por gatilhos definidos na ferramenta. Com isso, é possível conduzir os leads ao longo do funil de vendas.

Veja alguns exemplos de fluxo de automação que podem ser criados:

  • Fluxo de nutrição
  • Fluxo de abandono de carrinho
  • Fluxo de ativação
  • Fluxo de upsell/cross sell
  • Fluxo de indicação

Métricas e análises

O marketing digital requer coleta e análise de dados para medir o desempenho. Você pode usar a automação para monitorar as tendências dos clientes. O monitoramento do comportamento dos compradores o ajudará a personalizar a mensagem de marketing e aumentar as chances de conversão. Além disso, as ferramentas de automação também podem ser usadas para analisar as tendências dos concorrentes.

Como implementar a automação de marketing?

Antes de implementar processos de marketing automatizados, é importante estabelecer um fluxo de trabalho. Isso permite que sua equipe se prepare para novos processos e garante que a automação produza os melhores resultados para sua empresa. Existem quatro etapas principais a serem concluídas:

1. Identifique as tarefas certas

Procure as tarefas de marketing que mais tomam tempo da sua equipe. É aqui que você encontrará os maiores ganhos com a automação.

Simplesmente automatizar e-mails de resposta, por exemplo, pode reduzir substancialmente a carga de trabalho da sua equipe. Planeje todas as suas tarefas de marketing atuais e selecione aquelas que são demoradas e compatíveis com a automação.

2. Selecione o software de automação apropriado

Existem infinitas opções quando se trata de software de automação. Filtrar os melhores pode ser um desafio – principalmente no início. Uma ótima alternativa é o RD Station. Você pode conferir mais sobre essa ferramenta neste artigo!

3. Treine sua equipe

Embora a automação torne o marketing imediatamente mais eficiente, a introdução de novos softwares e processos requer um investimento em treinamento para a equipe. É importante que os membros da equipe entendam como a automação se encaixa em seu dia de trabalho e como sua função pode ser redirecionada.

Enfatize os benefícios e dê aos funcionários a oportunidade de testar completamente os novos sistemas, ao mesmo tempo em que reconhece quaisquer preocupações que possam ter. Com isso, você extrai o máximo de potencial da automação de marketing.

4. Avalie a eficácia da automação de marketing

Implementar a automação não é o fim da história. Recomendamos uma revisão periódica do que está funcionando bem, o que pode ser melhorado e o impacto da automação nas principais métricas. Isso permite que você faça os ajustes apropriados na hora certa.

Automação de marketing + estratégia = resultados!

Ao longo deste artigo vimos como a automação de marketing pode ser aplicada para gerar resultados mais satisfatórios para uma empresa. Entretanto, é preciso deixar um alerta: apenas a automação, por si só, não garante o sucesso no marketing digital.

Sem uma boa estratégia por trás das ações desenvolvidas, dificilmente as ações realmente se transformam em vendas. E, no fim das contas, é isso que todas as empresas desejam, não é?

Foi pensando em extrair o máximo do potencial das estratégias e ferramentas que desenvolvi o Programa de Mentoria do Cara do Marketing. Trata-se da oportunidade de encontrar as estratégias certas de Marketing Digital para fazer seu negócio crescer 10 vezes mais rápido, melhor e com previsibilidade de resultados.

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