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Sucesso nas mídias sociais: o número de seguidores realmente importa?

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Quando a mídia social começou a ser usada pelas empresas, tudo se resumia aos números – quanto maior, melhor. O desempenho era medido em contagens de seguidores, volume de likes, compartilhamentos ou retweets que podiam ser acumulados. Mas será que essa é a forma correta de medir sucesso nas mídias sociais?

Se você busca transformar seus esforços em resultados de vendas para a sua empresa, a resposta é “não”!

À medida que a mídia social evoluiu para se tornar um canal de marketing, a maneira como interpretamos esses números mudou. Depois de dedicar tempo e recursos para criar conteúdos para o Instagram, Facebook, Twitter ou LinkedIn, devemos ser capazes de determinar se o esforço está valendo a pena. Precisamos saber se esses números são indicativos de sucesso e como eles se correlacionam com o crescimento real dos negócios.

Levando todo esse contexto em consideração, o número de seguidores passou a ser um aspecto secundário em uma estratégia digital. Mas como realmente medir o sucesso nas mídias sociais? Confira logo a seguir!

Afinal, os seguidores implicam em sucesso nas mídias sociais?

Será que uma empresa que possui 100 mil seguidores possui um sucesso maior que outra empresa que possui 20 mil seguidores no Instagram?

Em uma primeira análise, poderíamos pensar que sim. Afinal, estamos falando de um volume cinco vezes maior de pessoas acompanhando as publicações. Mas talvez essa seja apenas uma pista falsa – ou uma “métrica de vaidade”.

As métricas de vaidade nem sempre refletem o sucesso real de uma estratégia digital. Embora ter um grande número de seguidores possa ser benéfico em termos de alcance, credibilidade e posicionamento em relação aos concorrentes, esse número não é uma representação de quão profundamente a mensagem de sua marca ressoa com seu público e não é um indicador de quantas vendas ou leads são gerados por meio da mídia social.

A mídia social é um canal de marketing que requer tanto tempo, esforço e muitas vezes tanto gasto quanto SEO, mídias pagas e marketing por e-mail. O seu sucesso deve, portanto, ser analisado e definido da mesma forma: com o uso de métricas.

Como medir o sucesso nas mídias sociais?

Se o número de seguidores não é um fator determinante para o sucesso nas mídias sociais, como sua empresa pode mensurar esse sucesso?

Aqui estão algumas dicas que vão guiá-lo neste processo:

1. Analise a situação

Ao medir os resultados de qualquer atividade de marketing, você precisa de um ponto de partida. Realizar uma auditoria detalhada em seus canais de mídia social ajudará você a entender seu desempenho atual e lhe dará uma posição a partir da qual planejar o crescimento.

Em primeiro lugar, use as ferramentas de análise de cada plataforma (Facebook Insights, Twitter Analytics, etc) em conjunto com o Google Analytics para avaliar seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e para determinar quem é seu público em cada canal.

Dê uma olhada em seu conteúdo de melhor desempenho em termos de alcance e engajamento. Examine o tipo de tráfego que ele gera para seu site e mapeie a jornada do usuário para entender se sua atividade atual está gerando conversões.

2. Defina metas em torno das métricas que importam

Depois de ter um entendimento completo de onde você está atualmente em termos de marketing de mídia social, você precisa estabelecer metas realistas e específicas que atendam a um propósito e sejam definidas em torno de métricas importantes. Isso o ajudará a desenvolver uma estratégia gerenciável voltada para resultados.

Observe seus objetivos gerais de negócios e determine como seus esforços de mídia social podem ajudá-lo a alcançá-los. Talvez você queira aumentar a visibilidade da marca entre a população de 18 a 25 anos. Para isso, uma meta realista pode ser aumentar a interação do Facebook entre esse mercado-alvo em 10% mês a mês.

Quando possível, você também deve definir metas atingíveis em torno de conversões diretas e definir vendas ou metas de aquisição de leads. Um exemplo desse tipo de meta pode ser: “Gerar 20 vendas com postagem orgânica no Facebook” ou “Obter 15 inscrições por meio do tráfego do Twitter”.

3. Foco no ROI

As mídias sociais costumam gerar um resultado em longo prazo, por isso pode ser difícil de quantificar o retorno financeiro obtido. Mas, independentemente de você ser capaz de obter conversões diretas ou não, sempre mantenha alguma forma de mensurar o retorno sobre o investimento (ROI).

Para isso, você pode estabelecer um custo mensal por canal em termos de horas de trabalho ou gastos e comparar com os resultados conquistados – mesmo que não sejam resultados de vendas.

Por exemplo, em outubro, você pode ter passado 20 horas no Facebook e ganhou 10.000 visitantes para seu site por meio deste canal. Você terá que determinar quanto esse tráfego vale para você, para decidir se está obtendo um retorno sobre seu investimento.

Colocar ênfase no ROI garante que você esteja totalmente ciente de quanto trabalho está investindo e exatamente o que está recebendo em troca. Isso evita que você gaste mais tempo e dinheiro do que o necessário em cada canal e significa que tudo o que você faz tem um propósito – indo muito além do número de seguidores.

4. Use ferramentas e meça com frequência

Mensurar os resultados é um aspecto fundamental do marketing digital. Por isso, é importante reservar um tempo todas as semanas para revisar suas plataformas de mídia social e anotar quaisquer mudanças, melhorias ou outros resultados.

Cada canal tem suas próprias ferramentas de análise que fornecem informações valiosas sobre o desempenho do seu conteúdo e quem é o seu público. Alguns até lhe darão uma ideia da melhor hora do dia / semana para postar.

A partir disso, será possível estabelecer ações para aumentar o sucesso nas mídias sociais. Por exemplo, se você notar que seu alcance é fraco, sua mensagem de marketing não é forte o suficiente. Se o seu engajamento for baixo suas conversões poderiam ser melhores, considere repensar as chamadas usadas para atrair o público.

Certifique-se de medir com frequência. A mídia social é um meio instantâneo e você pode determinar quase instantaneamente o que está gerando resultados e o que não está. Não espere para criar um relatório mensal ou trimestral antes de mudar ou adaptar sua estratégia. Preste muita atenção regularmente. Se algo não está funcionando, pare de fazer isso. Se algo está gerando ótimos resultados, encontre uma maneira de explorá-lo.

Incorpore as mídias sociais ao restante do marketing digital!

Vimos neste artigo que o sucesso nas mídias sociais vai muito além do número de seguidores em seus perfis, certo? Porém, podemos levar essa análise a um novo nível: o sucesso do seu marketing digital vai além das mídias sociais!

Por melhores que sejam os resultados conquistados nas mídias sociais, é possível chegar mais longe quando você integra todas suas ações de marketing digital. Ou seja, você pode criar uma estratégia que engloba mídias sociais, site, anúncios, e-mails, automação, remarketing, entre várias outras ações.

É dessa forma que você consegue potencializar a presença digital da sua marca e criar uma verdadeira máquina de vendas.

Se você está buscando transformar isso em uma realidade no seu negócio, então precisa conhecer o Programa de Mentoria do Cara do Marketing. Esse é o momento em que você pode descobrir as melhores práticas para alavancar a sua empresa na internet.

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