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Inbound Marketing em 2022: novas tendências para fazer a diferença

  Tempo de leitura: 10 min.

O Inbound Marketing em 2022 seguirá sendo uma estratégia eficiente para alavancar seus negócios. A grande questão é se adaptar às novas tendências que estão surgindo!

Em 2022, pensávamos que teríamos carros voadores. Infelizmente, ninguém abriu uma empresa de carros voadores. Ainda. Mas, uma vez que essa empresa exista, sabemos de uma coisa em que eles provavelmente confiarão: Inbound Marketing.

As estratégias de Inbound Markeitng maximizam tempo, dinheiro e recursos – ao mesmo tempo em que constroem a confiança de clientes e leads. Com tantos benefícios, não é nenhuma surpresa que explorar essa estratégia pode gerar ótimos resultados em 2022.

Mas o que podemos esperar do Inbound Marketing em 2022? Confira logo a seguir!

Inbound Marketing: a estratégia que segue fazendo a diferença

Se você busca alcançar sucesso no mercado digital, o Inbound Marketing é a estratégia ideal. Os seus benefícios já são velhos conhecidos, mas é sempre importante ressaltar como o Inbound Marketing realmente faz a diferença:

  • Baixos custos. retorno sobre o investimento (ROI) do Inbound Marketing é maior do que as estratégias tradicionais de marketing. Isso acontece por que você pode obter uma taxa de conversão mais alta e custa menos para adquirir cada lead. De acordo com estatísticas da HubSpot, o custo de aquisição de leads é pelo menos 67% menor para empresas que usam o Inbound Marketing.
  • Empresas que usam Inbound Marketing geram mais leads. As pessoas se preocupam com o conteúdo. E quanto mais conteúdo você cria, mais chances seus clientes-alvo têm de descobrir sua empresa por meio de seu conteúdo. Como prova disso, as empresas que aplicam táticas de Inbound Marketing podem gerar até 126% mais leads do que aquelas que não o fazem.
  • Leads gerados por meio do Inbound Marketing têm maior chance de conversão. Os leads obtidos por meio do SEO têm uma taxa de fechamento de 14,6%, em oposição a apenas 1,7% com o outbound marketing. Isso mostra que quanto mais conteúdo de qualidade você publica, mais você é visto como um recurso confiável. E à medida que a confiança aumenta, você é capaz de converter seus leads em clientes com mais facilidade.

Tendências do Inbound Marketing em 2022

E aí, está pronto para arrasar com o Inbound Marketing em 2022? Confira as principais tendências para explorar:

1. Marketing de conteúdo AINDA é importante

marketing de conteúdo já existe há muito tempo e não vai a lugar nenhum em 2022. Você sempre precisará de conteúdo atraente e bem escrito para trazer tráfego para seu site e valor para seus clientes. Seus leads ainda se preocupam com isso, o Google ainda se preocupa com isso e você também deveria.

Procurando um bom lugar para começar? Escreva alguns artigos para blog. Eles são o arroz com feijão de uma boa estratégia de marketing de conteúdo.

E uma vez que você está pronto para isso? Espalhe algum conteúdo mais exclusivo ou interativo. Isso pode incluir estudos de caso, e-books, questionários, planilhas, etc. Essas são ótimas peças para ajudar a estabelecer autoridade, gerar e qualificar leads – além de aumentar o engajamento.

2. Se não for qualidade, não vai gerar resultados

Ainda falando sobre os conteúdos publicados pela sua empresa, os novos dados e tendências estão mostrando que, se seu conteúdo não for de qualidade, não fornecerá os resultados que você deseja. Agora, mais do que nunca, a qualidade do conteúdo pode afetar as classificações do seu site, de forma positiva ou negativa.

Geralmente é fácil para os visitantes perceberem isso depois de visitarem seu site e verem o que está lá. Mas a novidade é que os mecanismos de pesquisa agora podem descobrir isso também. Na verdade, se seu conteúdo for ruim, isso pode fazer com que os mecanismos de pesquisa não confiem em seu site e arruinar completamente suas chances de classificação em qualquer lugar.

Em 2021 o Google divulgou um comunicado sobre sua definição de conteúdo de qualidade. Essencialmente, o conteúdo de qualidade precisa representar a E-A-T: experiência, autoridade e confiabilidade – e esses princípios precisam ser vistos em todos os aspectos do seu site.

3. Foco nos vídeos curtos

Os consumidores estão cada vez mais interessados no conteúdo de vídeo. Mas, recentemente, houve uma distinção entre qual forma de conteúdo de vídeo é melhor – e para muitos, o conteúdo de vídeo de formato curto está vencendo.

Embora os vídeos longos sejam ótimos para explicar informações detalhadas, se você deseja aumentar o reconhecimento da marca ou aumentar seu alcance, os consumidores preferem um vídeo curto que possam assistir para reunir rapidamente os pontos principais. É preciso muito para captar a atenção das pessoas e ainda mais para mantê-la. Em vez de esgotar seus recursos para criar um vídeo longo que mantenha as pessoas engajadas o tempo todo, é um melhor uso de seu tempo e energia fazer vários vídeos curtos que são mais fáceis de digerir.

4. Experimente algo novo nas redes sociais

O Inbound Markeitng em 2022 é um convite para experimentar algo novo em suas plataformas de mídia social. Esses ambientes são ideais para manter os clientes novos e leais envolvidos – mas apenas se você mantiver suas postagens envolventes.

O que não faltam são boas opções: lives, stories interativos, conteúdos gerados pelos usuários, caixas de pergunta, Reels, memes, e muito mais!

5. Os Featured Snippets estão disponíveis para serem capturados

Com a crescente popularidade da pesquisa por voz, os usuários estão mudando a maneira como usam os mecanismos de pesquisa. Eles estão começando a fazer perguntas complexas às assistentes virtuais, como Alexa ou Siri. E isso gera um aumento de pesquisas com palavras-chave de cauda longa – o que significa que você precisa começar a otimizar seu conteúdo para isso.

Um Featured Snippet é um resultado de pesquisa selecionado que é apresentado próximo ao topo da página de resultados do mecanismo de pesquisa. Geralmente é o que o Google considera ser a melhor resposta à consulta do usuário. Ele aparece como uma caixa com um pedaço de conteúdo que responde à pergunta e, em seguida, um link para a fonte desse conteúdo para que o usuário possa ler mais, se desejar.

Ou seja, o Google está em busca de mais conteúdo para preencher seus Featured Snippets em 2022. Portanto, é uma boa ideia começar a pesquisar algumas palavras-chave de perguntas de cauda longa que seus clientes em potencial possam estar fazendo, começar a direcionar o conteúdo para eles e começar a aparecer organicamente no Google.

6. Uma boa ferramenta continua gerando muito valor

Por fim, aventurar-se pelo Inbound Marketing em 2022 requer uma ferramenta adequada para auxiliá-lo. E o RD Station é a solução ideal de automação para criar campanhas, nutrir leads, gerar oportunidades comerciais qualificadas e alcançar mais resultados.

Quer entender melhor como você pode usar o RD Station? Confira neste conteúdo!

Rumo ao sucesso em 2022!

Vimos ao longo deste conteúdo as principais tendências do Inbound Marketing em 2022. E são várias as possibilidades que podem ser exploradas para arrasar no mundo digital!

Para aprender mais sobre o assunto, confira este Guia do Inbound Marketing!

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