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5 lições do Jiu-jitsu para virar faixa preta no marketing digital

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Já faz alguns anos que pratico semanalmente Jiu-jitsu, uma arte marcial de origem japonesa. Atualmente, estou em um momento de transição: virei faixa roxa e nunca estive tão perto de virar faixa preta (eu sei que falta alguns anos de muito treino e dedicação rssss). Em meio a isso, pensei em algumas lições que já trouxe do tatame para o marketing digital, OSS.

Quer aprender algumas lições para virar faixa preta no marketing digital? Então vamos lá!

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5 lições para virar faixa preta no marketing digital

Arquitetar uma estratégia de marketing digital e evoluir no Jiu-jitsu possuem uma relação muito próxima. Em primeiro lugar, os dois são duros – demandando compromisso, ambição e determinação. E você precisa de disciplina: a disciplina não é uma habilidade natural; é uma habilidade aprendida através de inúmeras repetições de não seguir o caminho mais fácil.

Além disso, ambos parecem muito mais fácil quando você olha de fora. Uma luta de Jiu-jitsu de poucos minutos não mostra as horas de treinamentos árduos. Da mesma forma, uma venda fechada não mostra todos os esforços com criação de conteúdo, anúncios, landing pages, e-mails e muito mais.

A partir disso, separei 5 lições do Jiu-jitsu para inspirá-lo no marketing digital:

1. Não deixe chances de falha

Para se qualificar para competir no Jiu-jitsu, você precisa ser “completo”. No mundo da luta, isso significa que não importa para onde vá a luta, você está disposto e capaz de fazer o que for preciso – combinando equilíbrio, força, resiliência, luta em pé, luta no chão e muito mais.

Da mesma forma, se você está se aventurando no mundo do marketing digital, deve ser capaz de lidar com os golpes. Dificilmente as coisas sairão como o previsto e é preciso ter muita flexibilidade para não deixar tudo ir por água abaixo.

Uma campanha que dependia do sucesso dos anúncios nas redes sociais não está dando certo? Talvez você tenha que mudar as artes, ajustar a segmentação ou buscar outras plataformas de anúncios. Não existe uma margem para falhas. Basta saber se adaptar.

2. Acostume-se ao desconforto

Gerenciar campanhas de marketing digital, como uma luta, vai empurrá-lo para além de sua zona de conforto. Esteja você lidando com outros profissionais, criando artes, administrando freelancers ou monitorando anúncios, você acabará se aventurando em território desconhecido.

A resistência mental necessária é muito semelhante aos bons e velhos filmes do Rocky. É possível que nada aconteça do seu jeito, e você terá que levar uma surra violenta. Mas prepare-se para uma luta e dê a volta para vencer de qualquer maneira.

Se você for capaz de suportar o desconforto, você já tem metade da batalha vencida. Use essa tolerância para explorar o desconhecido e vender de qualquer maneira. Você pode prosperar no final.

3. Tenha bons companheiros ao seu lado

Embora os lutadores profissionais estejam em um ringue por si próprios, uma equipe de profissionais altamente especializados – de massoterapeutas a sparrings – é essencial para o sucesso no ringue.

E isso também é aplicado no dia a dia dos treinos: bons instrutores e companheiros de treino são essenciais para superar os desafios e promover um desenvolvimento constante.

No marketing digital, você precisa de uma equipe semelhante aos companheiros de Jiu-jitsu. Ela deve ser formada por pessoas que podem ver coisas que você não pode e torná-lo forte onde você é fraco.

Cerque-se de companheiros de equipe com ideias semelhantes, mas não hesite em contratar alguém com uma visão oposta. Quanto mais pessoas inteligentes e teimosas formarem sua equipe, mais longe suas ações de marketing digital podem chegar.

4. Tenha disciplina

A disciplina é uma característica muito presente entre os praticantes de artes marciais. Só evolui no Jiu-jitsu quem mostra foco, disciplina e assiduidade. Afinal, a melhor forma de evoluir é repetir ao máximo as técnicas.

No mundo do marketing digital isso não é nada diferente. Se você executar ações de forma aleatória e sem uma boa estratégia por trás, dificilmente vai obter bons resultados. É fundamental criar um planejamento criterioso e ter disciplina para segui-lo.

5. Mantenha consistência nas suas ações

Sem consistência, o fracasso é uma questão de tempo. Isso vale tanto para um lutador quanto para um profissional de marketing digital.

Se você mandar um e-mail para os leads hoje e outro somente daqui 6 meses, dificilmente vai conseguir algum engajamento. E o mesmo vale para todas as outras ações. Por outro lado, a consistência é o segredo para o sucesso. O objetivo é estar sempre presente na vida dos seus clientes e leads para obter os resultados desejados.

Juntos para evoluir com o marketing digital!

Você precisa de um bom instrutor para evoluir no Jiu-jitsu. É ele quem vai ensiná-lo as técnicas e transmitir a filosofia por trás da arte marcial. Com base nesses ensinamentos você pode trilhar seu caminho até se tornar um faixa preta.

E essa mesma lógica permeia o marketing digital: contar com especialistas para guiá-lo faz toda a diferença para alcançar resultados cada vez melhores. É justamente isso que busco colocar em prática no Programa de Mentoria do Cara do Marketing. Ele foi criado para quem quer se posicionar da maneira correta e ter as estratégias certas para gerir, executar e faturar cada vez mais.

E aí, vamos evoluir juntos no marketing digital? Faça sua aplicação no Programa de Mentoria do Cara do Marketing!