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CRM para vendedores: quais são os maiores benefícios?

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Você já ouviu falar sobre as tecnologias de automação de marketing e vendas? São várias as soluções digitais que podem ser exploradas no seu negócio – e utilizar o CRM para vendedores pode trazer uma série de benefícios. 

Além de facilitar o trabalho da gestão, o CRM para vendedores garante para a sua equipe de profissionais de vendas um aumento da praticidade, uma melhor organização e mais eficiência na rotina, dentre outras vantagens que você vai ver aqui. 

Reunir todas as informações sobre os clientes em um só lugar é ideal para ter o melhor relacionamento possível com o cliente, ajudando sua empresa a obter melhores resultados e, assim, poder crescer. 

Confira abaixo a correta definição dessa ferramenta e conheça alguns dos principais benefícios do CRM para vendedores. Continue a leitura!

O que é CRM?

CRM ou Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português) é uma ferramenta digital de gestão de vendas, marketing digital, atendimento e todos os pontos de contato de uma organização.

As plataformas e softwares de CRM ajudam as empresas a organizar todas as informações relacionadas aos clientes, já que gerenciá-los manualmente pode ser um trabalho extenso e difícil. 

A ferramenta reúne esses dados, como informações básicas do cliente, seu histórico de compras e detalhes de interação entre atendimento e cliente em um só lugar. Com isso, o profissional pode utilizar esse material para gerenciar contas e leads, personalizar as abordagens e aproveitar melhor as oportunidades de venda. 

Em um cenário onde a tecnologia e o relacionamento com o cliente estão em alta, utilizar o CRM para otimizar as vendas e aumentá-las é uma ótima forma de garantir sucesso nos processos e estratégias de marketing.  

Quais os benefícios do CRM para vendedores?

Agora que você entendeu o conceito dessa ferramenta, podemos ir para a próxima parte: conhecer os benefícios específicos do CRM para vendedores. Vamos lá?

Organização de informações

O primeiro e mais importante benefício do CRM para vendedores é a organização de todas as informações relacionadas ao cliente. Em uma só tela, o profissional pode acompanhar o histórico dos clientes, os atuais e os em potencial, além de poder visualizar as metas e vendas já realizadas.

Dessa forma, o acesso rápido aos dados ajuda na organização dos vendedores, tornando-se a base para planejamentos, estratégias e demais ações. Também se torna a fonte de informações para analisar motivos de cancelamentos e a não conclusão de vendas.

E isso tem um valor ainda maior quando falamos sobre a integração entre marketing e vendas. Todas as ações de marketing digital para a geração e nutrição de leads podem ficar registradas no CRM – dando mais informações para que os vendedores possam agir de forma certeira.

Mais produtividade

Quando uma empresa está crescendo, o número de clientes aumenta e as tarefas podem se acumular, exigindo mais tempo dos colaboradores. Por isso, automatizar as funções que são repetitivas e que tomam o tempo da equipe é ideal para o ganho de produtividade.

O CRM para vendedores auxilia na documentação das informações e facilita a rapidez para encontrar o que se deseja, já que reúne tudo em um só local. Além disso, os vendedores podem aproveitar funcionalidades como lista de tarefas, calendário de atividades e reuniões e muito mais. 

Diagnóstico de vendas perdidas

Às vezes, a venda não é concluída mesmo que o vendedor faça as abordagens corretas. Saber os motivos do cancelamento ou da não conclusão da compra pode ser difícil e é aqui que o CRM ajuda. 

Mesmo tendo perdido a compra, o software possibilita mapear e entender os motivos do cliente, o que ajuda a evitar futuros cancelamentos e aprimorar a experiência e o trabalho do vendedor. 

O CRM oferece os registros das vendas, as informações do cliente organizadas, os outros motivos de perda e o histórico de interação. Assim, o vendedor pode rever esses dados, onde teve acerto e onde teve erro e analisar quais seriam os possíveis motivos. 

A ferramenta permite que você revisite os motivos já utilizados pelo cliente em potencial para cancelar e, assim, o profissional pode abordá-lo novamente com a solução para aquele problema. Por exemplo: se o motivo for falta de dinheiro, o vendedor pode abordá-lo novamente no mês seguinte. 

Venda personalizada

Outra vantagem de possuir todas as informações dos clientes registradas é a possibilidade de fazer uma venda personalizada, de acordo com o perfil de cada lead, suas restrições e especificações.

Quando uma venda é feita com um cliente novo, sem informações, o profissional pode demorar mais para concluir o ciclo de vendas. Porém, quando você já possui dados para se basear, a abordagem será mais fácil e os argumentos mais certeiros, ajudando a reduzir o ciclo e concluir a venda com sucesso. 

Cada cliente possui uma necessidade diferente. Conhecer elas antes de interagir com ele é o que o profissional precisa para oferecer um atendimento customizado. Isso também faz com que o cliente se sinta especial, ajudando na possível fidelização.

Pós-venda de sucesso

Tão importante quanto a aquisição de um novo cliente é a manutenção dos clientes atuais. Nesse relacionamento pós-venda, o profissional busca saber se o cliente está tendo uma boa experiência com o produto/serviço, auxiliando no bom relacionamento entre os dois.

Nesses momentos, o vendedor pode aproveitar para identificar novas necessidades do cliente e oferecer mais serviços complementares da empresa. Isso ajuda não só a manter a base como também motivar os vendedores, que podem ter um aumento da sua comissão. 

Resumindo: todos ganham com essa ferramenta.

CRM para vendedores, sucesso para todos!

Agora que você conhece os benefícios do CRM para vendedores, não espere para escolher o software que melhor irá ajudar sua equipe de vendedores. Os resultados são certos, basta investir e começar a aproveitar as vantagens.

E se você precisar de ajuda para fazer essa escolha, o RD Station CRM é uma plataforma de automação de marketing digital ideal para gerenciar e automatizar suas ações. Ela traz uma visão completa do funil de vendas e pode ser contratada por meio de 3 planos diferentes. 
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