Estimated reading time: 24 minute(s)
Os últimos meses foram bastante atípicos, não é? Com todo o caos criado pelo coronavírus, o mundo empresarial virou de pernas para o ar. E cabe aos profissionais de marketing ajudar seus clientes a superar a crise com o marketing digital.
Ao observarmos as empresas no mercado, é fácil ver quem está conseguindo prosperar mesmo em um cenário de adversidades. Mas você já pensou por que algumas marcas estão obtendo sucesso e outras não? Um fator crítico para prosperar durante esses tempos estranhos é fortalecer conexões profundas e confiáveis com sistemas de suporte.
Agências e profissionais de marketing funcionam como sistemas de suporte para seus clientes. Nosso sucesso e o sucesso de nossos clientes dependem da solução criativa de problemas, inovação e reinvenção em tempos difíceis. Ou seja, precisamos mostrar a melhor direção para ajudar a fortalecer a marca e gerar bons resultados de vendas.
Em tempos difíceis, é especialmente importante aprimorar a abordagem criativa, que pode ajudar a criar novas soluções (ou seja, sucesso) para clientes e negócios atendidos. Afinal, é perfeitamente possível ajudar seus clientes a superar a crise com o marketing digital.
Neste artigo veremos algumas dicas pontuais para que você possa reformular as estratégias de marketing digital de seus clientes para ajudá-los a enfrentar momentos de crise. Confira.
Mantenha os clientes no centro do seu trabalho!
“A melhor maneira de se encontrar é se perder a serviço dos outros”. Esta citação de Mahatma Gandhi é um bom lembrete para toda a vida, mas também para os profissionais de marketing que são tão bem-sucedidas quanto seus clientes. Quando os clientes vencem, você também vence.
Especialmente em momentos de crise, você tem a oportunidade de acelerar e se destacar nas relações ou na abordagem de atendimento ao cliente. Um exercício útil para entender a mentalidade dos clientes é explorar questões como:
- Qual é o desafio único que meu cliente está enfrentando?
- Quais fatores internos e externos estão contribuindo para o desafio?
- Qual é a solução exclusiva que apenas meu cliente pode fornecer?
- Com que rapidez posso levar essas ideias e soluções, na forma de planos de ação, para o cliente?
Oportunidade é a chave. Faça conexões rápidas com os clientes em momentos de crise para que eles saibam que você faz parte da equipe deles e que está explorando maneiras de aprimorar seu trabalho. Esteja preparado para compartilhar várias novas ideias ou ferramentas atualizadas que você pode posicionar como recursos imediatos e direcionados a resultados.
Você tem os conhecimentos e ferramentas necessários para ajudar seu cliente a superar a crise com o marketing digital, certo? É hora de colocar a mão na massa e obter ótimos resultados para todos.
Como ajudar seus clientes a superar crise com o marketing digital?
Em momentos de crise, é comum que você tenha vários clientes enfrentando queda nas vendas ou que precisam fechar temporariamente as portas, não é? Portanto, você precisa garantir que não perderá esses clientes agora – afinal, você tem o poder de ajudá-los a superar a crise com o marketing digital.
Mas como reformular as estratégias adotadas para realmente gerar valor para esses clientes? Aqui estão algumas dicas:
1. Elabore um plano inicial para seu cliente
Analise os dados e avalie a situação. Quais campanhas devem ser interrompidas? Quais são as estratégias de marketing que ainda trazem vendas? Existem novas oportunidades para exibição de palavras-chave ou anúncios? Quais ações de baixo valor podem ser adotadas durante a crise? Em outras palavras, como você pode tirar o máximo proveito da situação atual?
Invista mais em algumas campanhas que ainda têm um bom ROI e pause todas as campanhas que não sejam rentáveis o suficiente.
Se a empresa tiver que fechar temporariamente e não puder mais vender nada, você provavelmente interromperá todas suas campanhas pagas, mas isso não significa que você simplesmente parou de trabalhar para essa empresa. Já é preciso começar a pensar no próximo passo – adotando ações de baixo custo.
O que você fará quando a crise parar e a empresa voltas às atividades normalmente? Você precisa de um plano para quando tudo voltará ao normal.
2. Comunique-se com seus clientes
Depois de criar uma estratégia para cada um dos seus clientes, você precisa comunicar seu plano de ação a eles. Aqui estão algumas dicas sobre o relacionamento com o cliente em tempos de crise:
- Mantenha-se confiante. Você sabe o que está fazendo. Certifique-se de que seus clientes se sintam confiantes de que vocês dois farão isso juntos e, depois que tudo terminar, eles sairão ainda mais fortes.
- Mantenha contato com frequência. Certifique-se de manter contato próximo com seus clientes. Pergunte a eles como seus negócios estão se saindo e, conforme os impactos forem surgindo, procure reavaliar o planejamento para otimizar os resultados.
- Seja honesto e transparente. Agora não é hora de tentar ocultar resultados ruins, afinal, vocês dois querem que suas campanhas funcionem. Vocês sabem o que está acontecendo no mundo no momento, por isso não adianta tentar ocultar resultados ruins. A melhor abordagem é estar preparado para isso e ter vários planos alternativos.
- Esteja pronto para os próximos passos. Momentos de crise não duram para sempre. Quando terminar, seus clientes precisarão do seu apoio mais do que nunca. Mesmo que o plano agora seja interromper todas as campanhas, mantenha seus clientes confiantes no seu trabalho e ciente das próximas etapas.
3. Ajuste sua mensagem
No momento, não há nada pior que você possa fazer do que ignorar a situação atual e investir dinheiro em anúncios que espalham uma mensagem que simplesmente não é mais relevante. Provavelmente, não só não trará vendas, mas também poderá prejudicar sua marca (ou a marca do seu cliente).
Em outras palavras, para superar a crise com o marketing digital é fundamental ajustar as ações ao contexto atual. Não significa necessariamente falar sobre a crise, mas você precisa estar ciente do que está acontecendo e seus impactos. Por exemplo, pode ser bom interromper anúncios que promovem a reunião de amigos em um bar durante a pandemia do coronavírus e se adequar ao contexto de isolamento social.
Veja alguns exemplos de estratégias de marketing que você pode adotar para ajustar a mensagem das ações de seus clientes:
- Dê dicas para ajudar na situação atual. Se a empresa puder ajudar outras pessoas – seja dando conselhos, tutoriais gratuitos, guias ou algo semelhante – faça-o. Esse é o momento de mostrar iniciativa para ajudar!
- Mostre como usar o produto. Se a empresa possui um produto ou serviço útil no momento da crise (por exemplo: serviço entregas, um produto que pode desinfectar ou que pode ajudar as pessoas que trabalham em casa), é importante dar um pouco mais informações para o público sobre como usar essa solução.
- Mostre como a empresa está ajudando. Algumas empresas estão mudando sua produção para ajudar a fabricar equipamentos de saúde, máscaras ou outros produtos e serviços para ajudar a combater a pandemia do COVID-19. Se esse for o caso de seus clientes, você pode informar ao seu público como está fazendo o possível para ajudar. Além disso, outras iniciativas de boas ações também merecem um destaque – como criar um evento para arrecadar fundos ou doação de recursos para a compra de equipamentos.
4. Acompanhe os resultados e reavalie as ações
Seus planejamentos podem mudar a qualquer minuto, dependendo de como os resultados estão se movendo. Se você perceber repentinamente um aumento no tráfego no site do seu cliente ou se um determinado produto está ganhando popularidade, você precisa estar lá e se ajustar. Aproveite todas as novas oportunidades que surgirem.
O marketing digital é bastante dinâmico e permite respostas em tempo real, certo? Em momentos de crise, essa característica se torna ainda mais evidente. Para superar a crise com o marketing digital, é preciso acompanhar tudo e ficar atento a novas oportunidades. Dessa forma, você estará à frente da curva em vez de simplesmente reagir a ela.
Para colocar isso em prática, acompanhe de perto os diferentes canais. Com mais pessoas passando o tempo em casa, os canais de mídia social estão passando por um tráfego louco, então aproveite isso! Com as informações certas em mãos, você pode ajustar as ações dos clientes para tirar o máximo proveito da situação.
Você não pode ajudar seus vizinhos se sua casa estiver pegando fogo!
Embora tenhamos de garantir que cuidamos de nossos clientes, precisamos garantir também que cuidamos de nossos negócios. Afinal, o exercício de superar a crise com o marketing digital deve iniciar internamente.
Se você não está conseguindo manter a qualidade do seu próprio serviço e conseguindo divulgar sua marca com qualidade, como poderia ajudar os clientes, não é? Portanto, antes de tentar apagar o fogo da casa dos vizinhos, garanta que a sua casa já está em boas condições.
Para superar a crise com o marketing digital e encontrar as melhores oportunidades para seguir em frente, você pode contar com o auxílio de um profissional com anos de experiência no mercado no Programa de Mentoria do Cara do Marketing.
Trata-se de uma forma de garantir o sucesso dos seus clientes e do seu próprio negócio. Não apenas durante a crise, mas em longo prazo!
Está preparado para dar este passo importante para superar a crise com o marketing digital? Então faça sua aplicação no Programa de Mentoria do Cara do Marketing.