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Podcast: o que é, e como utilizar nas suas estratégias de marketing?

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Existem diversos recursos que podem ser utilizados para fortalecer as estratégias de marketing da sua empresa. Dentre eles, um tem se destacado no mercado: o podcast.

Para entender todos os detalhes do funcionamento do podcast e como utilizá-lo nas suas estratégias de marketing, leia até o final.

O que é um Podcast?

Originalmente criado para utilização no reprodutor de áudio da Apple, o termo podcast vem da junção iPod+broadcast e nos primeiros anos de existência, se fortaleceu pelas transmissões no formato de áudio.

Atualmente, também se expandiram as versões que contemplam episódios em áudio, em vídeo e ao vivo, em plataformas digitais.

De maneira prática, o podcast é um conteúdo que se assemelha ao programa de rádio, entretanto, separado por episódios, que podem contar ou não com a presença de convidados.

Os podcasters, autores/apresentadores, têm como principal desafio, estabelecer um tema central do podcast e, a partir disso, iniciar toda a construção dos encontros, através da definição de temas, convite de convidados e todos os detalhes para tirar a ideia do papel.

Além disso, estruturar o podcast com base na sua atividade central e conectar os temas às necessidades do seu lead, vai influenciar diretamente na estratégia de marketing da sua empresa.

Nos bastidores de um podcast

A partir do pontapé inicial para criação do podcast, surge a estrutura para sua veiculação.

Atualmente, é comum que as pessoas parem suas atividades para acompanhar os seus episódios favoritos.

Alguns passos são essenciais para que a produção seja possível e atinja o objetivo de se tornar parte da estratégia de marketing e fortalecimento de uma marca.

1-Selecionando convidados

Antes de começar a rodar o podcast, é necessário estabelecer uma lista de convidados.

Definição de datas na agenda, horários e pautas de conteúdo, são essenciais para construir um material de qualidade, para fazer diferença no dia a dia de quem assiste e atrair potenciais clientes para o seu negócio.

2- Montando o roteiro

Apesar da maioria dos podcasts fazerem sucesso no estilo free, estabelecer um roteiro base, dá segurança aos entrevistadores e seus convidados, no que diz respeito aos temas que serão abordados.

Nesta etapa, é imprescindível conhecer as credenciais do convidado e de que modo o tema pode se tornar interessante para conexão da audiência e de pessoas interessadas no que você faz.

Não deixe de ouvir o que as pessoas estão comentando e, sempre que possível, incentive-os a interagir com você e com o conteúdo. Aproximar os seguidores cria senso de comunidade, o que fortalece a sua estratégia de marketing.

Com o roteiro em mãos, também é possível estabelecer um momento de divulgação dos serviços e produtos que sua empresa oferece. O ideal é que este momento encaixe de maneira natural com os demais conteúdos, para não soar como propaganda.

3- Estrutura de transmissão

Definidos os canais onde serão transmitidos o seu podcast, é chegada a hora de pensar na estrutura técnica de transmissão.

Entre 2021 e 2022, houve aumento no número de podcasts veiculados em vídeo (especialmente no Youtube). 

Com exibições neste formato, a estrutura de transmissão necessita de um cenário adequado para captação das imagens, iluminação ajustada e recursos de áudio que facilitem a comunicação.

Além disso, se os episódios forem exibidos simultaneamente em outros canais, muito provavelmente, você precisará de programas que multipliquem a transmissão.

Verificações de acessos, sinal de internet, confirmação da  agenda do convidado, também são detalhes importantes para cada episódio.

Lembre-se: todos os detalhes fazem parte dos itens essenciais para que a transmissão do podcast torne-se parte estratégica das suas ações de marketing.

4- Divulgação

Para contar com audiência no momento da transmissão e também, posteriormente, é importante divulgar os episódios.

Utilizando as redes sociais e canais de comunicação, como e-mail e WhatsApp, divulgue novos episódios com antecedência, para as pessoas conseguirem participar.

Aliás, faz sentido você entender quais são as 5 lições do Jiu-jitsu para virar faixa preta no marketing digital e trazer consistência e disciplina para a sua produção de conteúdo.

Vamos nos conectar?

Entendemos que o podcast é um conteúdo especial para utilização na estratégia de marketing de uma empresa, a partir da criação de nosso próprio material nesse formato.

O podcast Leads Talk, é uma produção da AD/85, aceleradora digital, onde dividimos microfones, semanalmente, com profissionais renomados no mundo dos negócios, que agregam experiências únicas para a audiência e potencializam nosso posicionamento estratégico.

Se você também pretende montar um podcast ou está a fim de ver na prática os itens que compartilhamos aqui, basta acompanhar nossos episódios ao vivo, todas às terças-feiras, a partir das 19h45.

Você também pode se aprofundar em outras estratégias de marketing e fortalecer a marca da sua empresa, através da Mentoria do Cara do Marketing. Para isso, clique e faça sua aplicação.