O Cara do Marketing

3 armadilhas que impedem o crescimento da sua agência!

  Tempo de leitura: 7 min.

Donos de agências, eugências e empresas que trabalham com marketing digital costumam adotar algumas estratégias que podem se transformar em verdadeiras armadilhas e que impedem o crescimento do seu negócio.

Para começar no universo das agências de marketing, é importante estabelecer critérios que auxiliarão no seu desenvolvimento e crescimento. 

Entenda a partir de agora, quais são as 3 principais armadilhas que impedem o crescimento da sua agência e como fazê-la crescer de modo constante.

1- Não sair da sua bolha!

Olha, o que eu tenho para compartilhar com você, é algo que pode doer.

A grande verdade é que muitos gestores e donos de eugências e agências de marketing não saem da sua bolha e esperam que os resultados apareçam deste modo.

Existem várias características das agências e profissionais que não saem da bolha:

  • Seu escritório é restrito a um pequeno ambiente, em um cômodo da casa.
  • Deixou de buscar novos aprendizados.
  • Diz que sabe como atender os clientes, mas não inova, nem testa algo novo.
  • Entende que a culpa pela estagnação está no mercado e na quantidade de concorrentes.

O profissional que não sai da bolha, normalmente, possui discursos prontos (e até convincentes) de que as coisas estão difíceis e que os clientes não chegam por conta disso.

Sempre que possível, reveja sua conduta, estude os resultados do seu trabalho e ouça o feedback dos clientes. Essas etapas são imprescindíveis para o crescimento da sua agência.

2- Continuar executando atividades operacionais

Grande parte dos profissionais de eugências e agências iniciam sua trajetória realizando todas ou grande parte das atividades oferecidas para os clientes.

Essa etapa é importante para estabelecer um fluxo de serviços atendidos, aumentar o caixa da empresa e organizar a estrutura para o crescimento.

Entretanto, uma das grandes armadilhas que impedem o crescimento da sua agência, é continuar executando tarefas operacionais quando já deveria estar delegando.

Para uma empresa crescer, ela precisa de parceiros, funcionários e fornecedores que caminhem lado a lado com a sua missão.

3- Não saber precificar seus trabalhos

A terceira maior armadilha que impedem os donos de agência de crescerem com suas empresas, está relacionada a dificuldade de precificar os trabalhos oferecidos.

Inúmeros profissionais ainda se baseiam em preços do mercado e não colocam no papel, a estrutura de precificação que precisa envolver:

  • Nível de conhecimento técnico dos trabalhos oferecidos
  • Ferramentas e sistemas utilizados na prestação dos serviços
  • Custos fixos com manutenção da estrutura
  • Nível de dificuldade da demanda do cliente
  • Período de dedicação dentro do projeto

Além disso, o profissional pode comparar os serviços prestados com outros concorrentes, mas esta, definitivamente não deve ser a régua para precificação.

As eugências e agências também não podem sofrer do medo de perder o cliente.

Quando você estabelece critérios para os seus clientes, define a persona que quer atender, fica mais fácil entender e negar perfis que fujam do que você está buscando.

Como fazer a agência de marketing crescer de forma consistente?

Agora que você já sabe quais são as 3 grandes armadilhas que impedem o crescimento da  sua agência, vamos relacionar alguns pontos importantes para você fazer sua empresa crescer de forma sustentável e consistente:

  • Definir atividades e nicho

Pode ser que você já tenha ouvido por aí que “quem fala com todo mundo, não fala com ninguém”.

Com raras exceções, é assim que o universo das agências funciona: é preciso definir as atividades que você desempenha melhor e utilizá-las como o cartão de visitas da agência.

Concentrar as ações no que você faz de melhor, vai trazer os melhores clientes para os melhores serviços.

Isso também funciona ao estabelecer alguns nichos de atuação para o seu negócio.

  • Estrutura

Mesmo se o seu negócio estiver começando, é importante estabelecer metas de crescimento e por consequência, pensar na estrutura física e profissional da sua agência.

Isso engloba pensar no perfil dos profissionais que farão parte da equipe, sempre de modo estratégico para que o crescimento seja potencializado.

  • Previsibilidade

Colocar no papel o que você almeja para sua agência, medindo também riscos do negócio, fará com que você se estabeleça de modo constante.

  • Oportunidades de mercado

O mercado de marketing, especialmente quando falamos do marketing digital, é extremamente dinâmico.

É necessário estar atento às mudanças e mais do que isso, às oportunidades que o próprio mercado coloca à disposição dos profissionais para o crescimento.

Beba água da fonte!

Agora que você entendeu quais são as principais armadilhas que impedem sua agência de crescer e que descobriu como crescer de modo consistente, eu te convido a ganhar velocidade!

Sendo escolhido para participar do Programa de Mentoria do Cara do Marketing, eu vou te guiar de maneira consistente e acelerada para o crescimento da sua eugência, agência, empresa de marketing digital.

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