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Os clientes costumam avaliar a eficácia de um produto ou serviço contratado, a partir dos resultados obtidos. Com o Inbound Marketing, não é diferente.
Você como dono ou gestor de agência, sabe que precisa compartilhar com os seus clientes as ações de Inbound Marketing que deram certo.
Na rotina de uma agência, pode haver a necessidade de estabelecer critérios de acompanhamento desses resultados, para que o cliente perceba o valor do trabalho que está sendo realizado.
Então, acompanhe este artigo até o fim e saiba como medir os resultados das ações de Inbound Marketing e mostrar isso para o seu cliente.
Como o Inbound Marketing faz diferença nos negócios do seu cliente?
Parte dos gestores de empresas não conhecem, na prática, algo que faz parte da sua rotina como dono de agência: demonstrar como o Inbound Marketing traz melhores resultados para os negócios!
Então, parte da atuação das agências está relacionada à demonstração dos resultados que o Inbound Marketing traz para as empresas.
Provavelmente você sabe e aplica no seu dia a dia, a construção da estrutura que gera tração e movimento para as ações de marketing e vendas. Relacionamos algumas delas:
- Definir o público-alvo;
- Traçar linhas de conteúdo para atrair as pessoas certas;
- Estabelecer ações interligadas ao funil de vendas;
- Compreender as reações dos clientes;
Aliás, aqui no blog tem um conteúdo completo para quem está iniciando ou fortalecendo suas atividades no formato de agência de Inbound Marketing: Inbound Marketing para agências de marketing
E, afinal: como medir resultados?
Após implementar ações de Inbound Marketing na rotina do seu cliente, é chegado o momento de mensurar os resultados, analisar pontos de melhoria e demonstrar o que tem funcionado.
Como agência ou eugência, você e sua equipe precisam compartilhar os ganhos efetivos através dos conteúdos produzidos.
Dentre as principais formas de acompanhar a evolução do trabalho de Inbound Marketing, destacamos as seguintes:
1-Definição de métricas
Para entender os resultados das ações de Inbound Marketing na empresa do seu cliente, um dos itens primordiais está relacionado a definição e acompanhamento de métricas.
Utilizar ferramentas que demonstrem o desempenho de ações, que incluem:
- Quantidade de visitas no site;
- Novos acessos à materiais ricos e artigos de blog;
- Panorama de abertura de e-mails;
- Quantidade de cliques em links patrocinados;
- Pessoas interessadas no produto/serviço;
O processo de verificação das métricas em um projeto de Inbound Marketing, pode ser feito de maneira integrada entre duas áreas: Marketing e Vendas.
Uma ferramenta que auxiliará tanto a sua agência quanto a empresa do seu cliente a validar esses dados, é o RD Station.
2-Avaliação das taxas de conversão
Outro modo de entender quando as ações de Inbound de Marketing estão surtindo efeito para o seu cliente, é avaliar as taxas de conversão.
É importante reforçar que as taxas de conversão não estão relacionadas somente ao fechamento da venda, como também, a outras etapas de topo funil.
Entenda algumas ações dos usuários que vale à pena acompanhar para avaliar as taxas de conversão:
- Volume de abertura de e-mails e cliques em links;
- Cadastros em formulários de Landing Pages;
- Inscrições em Newsletters;
- Agendamentos de reuniões através de botões;
- Solicitações de orçamentos através do site;
A partir da avaliação das taxas de conversão, é possível entender quais ações de Inbound Marketing estão atraindo o público-alvo.
As taxas de conversão, além de trazerem informações relevantes para compartilhamento com o cliente, também agregam oportunidades de melhoria para as atividades executadas pela agência.
Entenda, que neste momento você pode reunir seu time e reorganizar ações que envolvem layout, escrita e até mesmo, estratégia.
3- Aumento de leads qualificados
Tão importante quanto acompanhar as métricas e avaliar as taxas de conversão, é o aumento de leads qualificados para os resultados de ações de Inbound Marketing.
Você encontra todos os detalhes da jornada do lead aqui: Como funciona a jornada do Lead?
Em resumo: o lead qualificado é o cliente que acompanha e consome o conteúdo do seu cliente e possui o perfil da persona que vocês desejam atingir.
As ações de Inbound Marketing caminham bem e dão bons frutos quando há um aumento na quantidade de leads qualificados recebidos pelo seu cliente.
Neste caso, os leads possuem maior conexão com o negócio e naturalmente acompanham a jornada do funil até a venda.
Esse é um dos parâmetros mais comuns de verificação dos resultados. O cliente está chegando.
O que é importante destacar, é que todas as medidas citadas neste artigo, além da produção contínua de conteúdo e acompanhamento das ações, fazem parte de uma boa gestão de resultados de Inbound Marketing.
O cliente provavelmente terá clareza quando visualizar mais clientes encontrando sua empresa e é papel do seu time, da sua agência, demonstrar que este é apenas um dos medidores de sucesso do Inbound Marketing.
Como estabelecer uma rotina baseada em dados na sua agência?
Muitos gestores e donos de agências, enfrentam, mesmo com vasto conhecimento em Inbound Marketing, desafios para criar uma rotina de análise de dados do cliente, que sustente e valide o trabalho realizado.
A etapa de consolidação das ações para demonstração dos resultados, por vezes, acaba sendo executada de maneira superficial ou nula.
Lembre-se que isso é parte importante de mostrar para o seu cliente o valor do trabalho desempenhado.
E, claro, é natural que no dia a dia, o operacional seja priorizado para atendimento das demandas.
Agora que você já sabe a importância de medir resultados das suas ações de Inbound Marketing e compartilhar isso com seus clientes, eu quero te convidar para embarcar nas estratégias certas e fortalecer sua agência.
Através do Programa de Mentoria, você vai entender, detalhadamente, como funcionam os principais indicadores do mercado, como alcançar melhores resultados, como qualificar seus leads e muito mais.
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