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Como integrar os times de vendas e marketing na sua agência para ter melhores resultados?

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Uma das estratégias eficazes adotadas por donos e gestores de agências para melhoria de resultados, está na integração dos times de vendas e marketing.

Por isso, esse artigo foi pensado especialmente para você, que tem enfrentado os desafios de fazer sua agência crescer e precisa entender como integrar os times pode influenciar os resultados.

Continue a leitura até o final e descubra como isso é possível.

Por que integrar as equipes de vendas e marketing é importante para sua agência?

O que todo dono de agência deseja, é ver sua carteira de clientes (e faturamento) aumentando mês a mês.

Para isso, é importante a integração das equipes de vendas e marketing, que através de ações conjuntas potencializam a chegada de novos leads e tem a chance de melhorar os resultados, com mais clientes.

A intenção principal é que, juntas, as áreas planejem operações que conversam entre si, estabelecendo o fluxo de clientes ideais para a agência.

Além disso, ao integrar os times, a agência pode definir processos de sucesso, que podem se transformar em produto, sendo, consequentemente, vendido para seus clientes.

Esclarecida a importância de integração entre os times de vendas e marketing, chegou a hora de listar as principais estratégias que podem ser adotadas pela sua agência para atrair leads qualificados:

  • Geração de conteúdo
  • Participação em eventos diversos
  • Veiculação de anúncios

Quando a sua agência começa a focar na produção de conteúdo estratégico, com otimização para SEO, visando aumento da visibilidade nos principais buscadores, está atuando em conjunto com a equipe de vendas.

Lembre-se que para qualquer uma das ações integradas funcionarem, é preciso que ambas equipes se dediquem a refinar o perfil do cliente ideal.

Em momento que antecede a operação em conjunto entre os times, é interessante criar um playbook de vendas para definição das melhores práticas de mercado.

O que as equipes podem fortalecer juntas?

E afinal, quais pontos as equipes de marketing e vendas podem fortalecer juntas dentro de uma agência para trazer melhores resultados para o negócio?

Veja alguns exemplos de processos estabelecidos em conjunto entre os times:

  • Definição de cliente ideal e persona

Ao definir o perfil do cliente ideal em conjunto, os times trabalham para que a prospecção seja concentrada em quem, de fato, tem maiores chances de fechar um trabalho com a sua agência.

As equipes trazem suas contribuições a partir dos clientes já atendidos e das atividades que sua agência executa com expertise, aliando os serviços às necessidades dos potenciais clientes.

A partir disso, estabelecer características físicas e profissionais para o cliente ideal, trará precisão no ato de prospectar e minimizará o fechamento de contratos com empresas ou profissionais que estão fora do perfil ideal da sua agência.

  • Avaliação das etapas do funil

Com a integração das equipes de marketing e vendas, os profissionais da sua agência têm a oportunidade de avaliar em conjunto as ações e resultados, de acordo com cada etapa do funil.

Através da consciência do lead, promover novas ações e contatos estratégicos, para aproximá-lo do fechamento do contrato.

  • Estabelecer métricas para acompanhar resultados

Acompanhar em conjunto as métricas e indicadores em cada etapa do funil, vai trazer movimento para sua agência e a busca contínua por melhorias nos resultados.

Entendendo as ações que melhor converteram leads conforme cada etapa do funil, fará com que o time de marketing aliado ao time de vendas possa rever e fortalecer as ações.

Além das ações sugeridas acima, existem outros modos de integrar o time de vendas e fortalecer a atuação dessas equipes em conjunto. Descubra aqui: Integração de marketing e vendas: o caminho para o crescimento

Criação de processos 

A integração entre as equipes de vendas e marketing tem potencial para aumentar os resultados da sua agência, isso é fato!

Um ponto que se deve cuidar e ajustar para que essa equação tenha resultados positivos está relacionado ao estabelecimento de processos.

Criar uma rotina pautada em prazos e ações que farão sentido para as duas equipes e fortalecerão os resultados.

Neste ponto, é essencial que sejam integrados os processos de vendas e marketing no CRM.

Além disso, reforçar a necessidade do playbook de vendas, da definição de metas e reuniões frequentes entre os times, aumentará as chances de melhores resultados para a sua agência.

Sua integração começa aqui!

Para fortalecer esse movimento e te dar tração para implementar a integração do time de vendas e marketing na sua agência, eu sugiro que  você conte com o direcionamento de quem já implementou mudanças como essa em diversas agências por todo Brasil.

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