O Cara do Marketing

As 5 melhores estratégias para ter sucesso na captação de leads

  Tempo de leitura: 10 min.

Uma das necessidades das empresas, agências e até mesmo eugências é entender as melhores estratégias para ter sucesso na captação de leads.

Afinal, é este processo inicial que garante a identificação, qualificação e direcionamento dos potenciais clientes até a venda.

Acompanhe até o final e entenda quais são as 5 melhores estratégias, os passos essenciais para potencializar a captação de leads e garantir melhores resultados para o seu negócio.

Lead: O que é?

Já falamos aqui em outras oportunidades e é sempre bom relembrar: lead é a pessoa que demonstra interesse no produto ou serviço da sua empresa.

Em outras palavras, lead é o cliente em potencial para o seu negócio.

Vamos compartilhar as melhores estratégias, aquelas que vão te aproximar da captação de leads qualificados para, consequentemente, ter êxito nas vendas.

Entretanto, se engana quem visualiza a relação com lead apenas como uma ponte entre comprador e a venda.

As melhores estratégias no processo de captação de leads, estão interligadas, justamente, à relação de proximidade com as pessoas que se interessam pela sua empresa.

Visualizar o lead como um contato próximo, como a pessoa que acredita e confia na sua marca, vai tornar seus resultados ainda mais sólidos.

Entenda quais são as 5 estratégias que você precisa aplicar para ter sucesso na captação de leads.

1- Produzir conteúdo de valor

Pensando no lead como uma pessoa interessada no seu trabalho, na sua marca, é imprescindível que haja uma conexão através de conteúdo de valor.

Perceba que conteúdo, será todo material gratuito que você oferecerá nos seus canais oficiais, com o intuito de conectar as pessoas à sua empresa.

Com o mercado cada vez mais competitivo, é preciso produzir conteúdos diferenciados e que tirem as pessoas do lugar comum.

Alguns diferenciais do conteúdo de valor estão relacionados à identificação através da linguagem, dos exemplos e da postura.

Quando o lead se identifica com as histórias, com o formato e teor do conteúdo, aumentam as chances de fortalecimento da relação (aproximando-o da compra).

Os tipos de conteúdo de valor podem variar de acordo com as atividades que sua empresa exerce. Mesmo assim, listamos os conteúdos que continuam em alta e funcionam como ótimas estratégias na captação de leads:

  • Artigos em blogs
  • Newsletter
  • Infográficos
  • Webinários
  • Posts em redes sociais
  • Vídeos no Youtube
  • Vídeos rápidos (nos formatos de Reels e TikTok)
  • Comunidades
  • E-books
  • Guias

A grande sacada na escolha do conteúdo de valor, é entender que além de ser uma das melhores estratégias para ter sucesso na captação de leads, é um ponto essencial de proximidade com o público.

Não investir em conteúdo pode se tornar um grande desafio para empresas de todos os portes e segmentos.

2- Definir plano de ação

Uma das melhores estratégias para ter sucesso na captação de leads, é definir um plano de ação para o setor de vendas.

Afinal, para chamar a atenção de novos clientes, a sua empresa precisa definir alguns pontos estratégicos, que vão intensificar os resultados na rotina de prospecção.

Isso nos faz lembrar, inclusive, de um artigo que traz as 5 lições de vendas em O Lobo de Wall Street. Vale a pena entender quais são e usar como complemento ao que compartilhamos neste post.

Quando falamos de plano de ação para a área de vendas, não podemos esquecer de pontos essenciais como: desenvolvimento da persona, estruturação de playbook de vendas, avaliação contínua de resultados, através de dados.

Imagine simplesmente assumir as orientações da estratégia n° 1, criando conteúdo de valor de maneira consistente, no entanto, sem saber ao certo com quem sua empresa quer falar?

Como apreciamos um bom vinho… seria como abrir uma garrafa da melhor safra e diluí-la em água, perdendo todo o sabor e essência da bebida que desejamos oferecer.

Entender a persona da sua empresa, o seu cliente ideal, descrevendo as principais características e necessidades dele, ajudará no processo de sucesso na captação de leads.

Entenda com mais detalhes como criar um playbook de vendas e estruturar sua operação comercial. 

3- Investir em SEO

Search Engine Optimization – SEO ou otimização dos mecanismos de busca, é o conjunto de estratégias para melhorar o posicionamento de um site nos sites de buscas como o Google.

Investir em SEO está na lista das 5 melhores estratégias para ter sucesso na captação de leads, considerando que as empresas com melhor posicionamento em sites de busca, têm maior quantidade de acessos.

A otimização de conteúdos pode produzir resultados orgânicos, isto é, sem investimento ou ainda, com baixo custo. Para entender como aumentar o tráfego de pessoas para o seu site sem gastar muito, clique aqui.

4- Capacitação de equipes

Uma estratégia poderosa para ter sucesso na captação de leads, está relacionada a capacitação dos times envolvidos, especialmente, na etapa de pré-vendas.

Dividir e direcionar as equipes para uma determinada etapa do processo, ajudará a fortalecer a captação de leads e a transformá-los em clientes.

É importante estruturar uma equipe de pré-vendas que terá foco em qualificar os leads durante a captação. Isto é, verificando de modo estratégico se o potencial cliente possui as características ideais buscadas pela empresa.

Percebe como cada uma das estratégias se interliga?

Os leads chegam através do conteúdo de valor. Por meio de um plano de ação bem estruturado, a empresa define o perfil de leads que deseja atrair. 

Investindo em SEO, direciona os esforços para o cliente ideal e nesta etapa, valida os contatos recebidos, antes de chegar aos vendedores.

Esse processo é essencial para sua empresa ter sucesso na captação de leads.

5- Entender quais produtos seu cliente precisa

Por fim e não menos importante, chegamos à quinta estratégia para que sua empresa tenha sucesso no processo de captação de leads: entender o cliente.

Diretamente relacionada às outras 5 melhores estratégias, é necessário que, ao entender quem é o seu cliente ideal, a empresa identifique quais os produtos ou serviços essenciais para o cliente.

Desta forma, ficará mais próxima de atender as dores ou aspirações do lead e por consequência, mais perto do fechamento da venda.

Um dos pontos principais nesta e em todas as outras quatro estratégias é entender que o lead é uma pessoa e que, portanto, é passível de mudança.

As necessidades do lead mudam ao longo do tempo e por isso, é importante estar atento ao que ele precisa.

A maneira mais rápida e eficaz de entender as necessidades do lead é perguntando.

Neste quesito funcionam bem as pesquisas que podem ser direcionadas a quem nunca comprou da sua empresa. Também podem se utilizar de pesquisas feitas diretamente para clientes.

Lembre-se que o cliente é o grande direcionador da sua empresa. Em muitos casos, ele também contribuirá para melhorias e criação de novas oportunidades.

Como acelerar a captação de leads?

Agora que você já conhece as 5 melhores estratégias para ter sucesso na captação de leads, você pode estar se perguntando como é possível melhorar seus resultados de forma mais rápida?

Eu tenho um método para transformar sua empresa em uma verdadeira máquina de vendas em apenas 12 semanas

Para saber os detalhes e acelerar seus resultados, conheça agora mesmo o Programa de Mentoria do Cara do Marketing.