O Cara do Marketing

Coisas que a estrada pode te ensinar sobre marketing digital!

  Tempo de leitura: 8 min.

Quem me conhece sabe da minha paixão por motos e, automaticamente, por colocar o pé na estrada, conhecendo lugares e sentindo aquela conexão entre o vento e o corpo. Além disso: existem muitos pontos em comum entre uma estrada e o marketing digital.

Para encarar uma estrada desconhecida, especialmente, em percursos de grandes quilometragens, é preciso entender como ela funciona, quais suas características principais, maiores pontos de atenção. O mesmo acontece no dia a dia de quem precisa ou decide investir em marketing digital.

Um dos principais pontos em comum entre o marketing digital e a estrada, é que é necessária atenção, planejamento e um destino! É preciso saber onde se quer chegar para ter sucesso na sua viagem!

Quer saber mais sobre a relação entre estrada e marketing digital? Continue a leitura.

5 coisas que a estrada vai te ensinar sobre marketing!

Eu imagino que você não encara uma grande viagem, uma estrada de longa distância, sem um planejamento mínimo, correto?Você faz uma revisão no seu carro ou na sua moto (assim como eu), separa o dinheiro que vai precisar para abastecimento, pedágio, pega alguns contatos importantes e certamente, prepara as roupas adequadas para encarar a estrada por várias horas seguidas.

1- Tenha um bom planejamento!

Com o marketing digital acontece da mesma forma. Você precisa se planejar, se quiser ter êxito:

  • Entender quais são os canais essenciais para sua empresa: as pessoas costumam reduzir o marketing digital ao perfil das redes sociais e posts ou em algumas outras situações, ao site montado.

Entretanto, é essencial entender quais os canais de marketing digital funcionam melhor para o seu negócio. Ter a sua empresa bem posicionada nas páginas do Google, por exemplo, pode render melhores resultados do que o posicionamento nas redes sociais. Assim como na estrada, é preciso estudar o trajeto e planejar a saída.

  • O tamanho dos pneus influencia na aderência pela estrada: para manter a estabilidade na estrada e curtir o movimento sem tantas preocupações, você deve utilizar os pneus certos.

Para o marketing digital, busque orientação de como posicionar de forma correta a sua empresa. Pesquise seus concorrentes, crie processos e sempre que possível, invista em equipe qualificada.

2- Respeite o limite de velocidade!

Acidentes e situações de grande perigo nas estradas, acontecem a todo momento, por conta do desrespeito ao limite de velocidade.
Alguns motoristas se aproveitam de trechos sem fiscalização para “adiantar o trajeto” e, quem sabe, chegar mais rápido.
Essa situação pode colocar em risco a segurança, não só do condutor, mas também de outras pessoas que estão na estrada.

Ah, mas o que isso tem a ver com marketing digital? Ora: tudo!

Ou vai me dizer que você não conhece aquele profissional ou empresa, que decidiu ver resultados do dia para noite e pisou sem dó no acelerador dos negócios, sem medir as ações e os riscos? 
Seguindo a orientação de ter um bom planejamento, entenda que no marketing digital também há um limite de velocidade a ser respeitado. Uma ordem de ações que podem acarretar no sucesso ou mesmo no fracasso dos negócios.

3- Cuidado com buracos na pista!

Esteja atento e preparado para os imprevistos, na estrada e no marketing.
Mesmo planejando as ações, podem surgir imprevistos na condução do plano de marketing digital, como aqueles buracos que a gente só vê na estrada, depois de afundar um dos pneus nele.
Nessas ocasiões, se você executou bem as etapas anteriores, pode se utilizar das ferramentas à bordo para fazer os reparos e seguir viagem com tranquilidade.

4- Redobre os cuidados ao dirigir à noite.

Tanto no marketing digital quanto na estrada, é preciso redobrar a atenção e os cuidados ao dirigir à noite.
E afinal de contas, o que seria a direção noturna no marketing digital?
Assim como os buracos na pista, existem situações que não se pode, exatamente, prever, mas que sabe que pode acontecer.
Por exemplo, quando você decide apostar todas as fichas do seu negócio em uma determinada rede social e opta por não desenvolver um site próprio.  Acontece como se estivesse dirigindo à noite.
Você tem consciência de que precisa prestar o dobro de atenção nas ações e que ainda assim, de repente, pode aparecer um animal na pista.
Se houver um período de instabilidade nessa rede social, ela vira o seu obstáculo na pista. Neste exemplo, você precisa ser rápido para entender o que está acontecendo e evitar uma colisão, um problema nos seus negócios.

5- Curta o percurso.

Mesmo diante dos inúmeros desafios que envolvem estar na estrada, cheia de curvas fechadas, neblina e oscilações, não raras vezes, a gente se depara com imagens de tirar o fôlego.
Esse é um dos grandes encantos da estrada: a beleza não está somente na chegada… tem uma variedade de coisas bonitas para se admirar durante o percurso.
Outras motocas, carros potentes ou raros, paisagens. Quem sabe até aquele asfalto lisinho que dá gosto de encontrar em alguns trechos. Tudo isso embeleza o caminho.
E por incrível que pareça, no marketing digital também funciona assim: as descobertas do caminho, os testes que dão certo e fazem com que a sua empresa cresça. Medidas simples que tem grandes efeitos no que você faz.
Isso vale aproveitar e curtir, entender que o marketing não é feito de uma única ação… é a parada toda acontecendo ali, enquanto as rodas giram.

Vamos pegar estrada juntos?

Como foi embarcar nessa viagem e imaginar dividir as curvas de uma estrada com o marketing digital?
Com o planejamento certo, a rota calculada e olhar atento às placas, é possível chegar com segurança e sucesso no seu destino final.
Preparado para pegar estrada e garantir os melhores resultados para o seu negócio? Faça sua aplicação para o Programa de Mentoria do Cara do Marketing e vamos acelerar juntos!