Estimated reading time: 18 minute(s)
Recentemente tive a oportunidade de fazer um curso para aprender a revisar minha própria moto. E percebi que isso tem uma relação direta com a avaliação das ações de marketing digital. Ficou curioso? Então vem comigo!
Revisão de moto x avaliação das ações de marketing digital
No Curso de revisão mecânica da HD Brasil eu tive a oportunidade de aprender um pouco mais sobre cada um dos componentes da minha própria Harley Davidson: bateria, filtro de ar, vela de ignição, freios, pneus e muito mais. Foram 16 horas de capacitação que fizeram eu enxergar minha motocicleta com outros olhos.
Trata-se de um exercício muito parecido com uma estratégia de marketing digital – que também possui vários componentes que precisam funcionar em harmonia. A estratégia de e-mail marketing está perfeita mas as landing pages não convertem? Você tem um problema na sua máquina, da mesma forma que uma moto com um sistema elétrico impecável não consegue andar sem pneus.
E as comparações podem ser aplicadas até mesmo nos detalhes. Quando entramos nas características de cada componente, um novo mundo se abre. Somente sobre freios é importante saber dos tipos de fluídos, inspeção de umidade, verificação do disco de freio, procedimento de sangria e vários outros aspectos.
Da mesma forma, o marketing de redes sociais envolve uma identidade visual, estratégia de publicações, interação com o público, posicionamento correto, impulsionamento de publicações e integração com outras estratégias digitais. E o mesmo vale para cada uma das ações de marketing digital.
Mas como isso tudo está relacionado com a avaliação das ações de marketing digital?
Vamos lá: sem conhecer a minha própria moto, é impossível fazer uma revisão ou identificar problemas, certo? Da mesma forma, a avaliação das ações de marketing digital requer uma visão holística de toda a estratégia para compreender os resultados e os melhores caminhos a serem seguidos!
8 insights sobre a avaliação das ações de marketing digital
A avaliação das ações de marketing digital é fundamental para entender os pontos positivos e negativos da sua estratégia. É isso que permite que você realize melhorias constantes e consiga alcançar resultados cada vez melhores.
E aprender mais sobre a revisão de motos me trouxe alguns insights valiosos sobre a avaliação das ações de marketing digital:
1. É fundamental conhecer bem a sua moto (e a sua empresa)
Um dos diferenciais da Cursos HD Brasil é que as instruções são feitas conforme o Manual de Serviço de cada motocicleta. Isso permite que sejam respeitadas todas suas particularidades no momento da revisão.
E essa é uma preocupação que você deve ter no momento da avaliação das ações de marketing digital. A sua empresa é única e não pode ser comparada com organizações que vivem uma outra realidade – afinal, os resultados conquistados dificilmente serão os mesmos.
2. É preciso ir fundo nas particularidades
Uma boa estratégia de marketing digital deve considerar a identidade da sua empresa, seu produto, personas, objetivos traçados e muito mais. É isso que permite a criação de uma estratégia personalizada para maximizar os resultados conquistados.
3. Faça um bom planejamento
Apesar de ser necessário em alguns momentos, “trocar o pneu com o carro andando” não é o ideal, certo? Para uma boa revisão de uma moto é preciso estar no ambiente correto e com as ferramentas adequadas em mãos.
Na avaliação das ações de marketing digital ocorre da mesma forma. Você precisa ter um bom planejamento em mãos e saber quais são os indicadores realmente relevantes. E isso passa por fazer essa avaliação seguindo uma boa metodologia.
4. Trabalhe seguindo uma metodologia
A revisão de uma moto deve ser feita seguindo os procedimentos corretos para cada item conforme o Manual de Serviço. Caso contrário, você pode chegar a conclusões equivocadas e passar aperto no meio da viagem.
Já uma avaliação de marketing digital incorreta pode levá-lo a tirar conclusões erradas sobre a efetividade das ações executadas. Por outro lado, seguir uma metodologia correta garante que cada uma das ações seja analisada conforme seus objetivos.
5. Não caia no papo de mecânico
Com mais informações sobre o funcionamento da moto é possível cobrar o mecânico sobre procedimentos específicos e não cair naquele velho papo de mecânicos que buscam tirar vantagem encontrando problemas onde está tudo certo.
Esse também é um talento importante no mundo do marketing digital – em que existem inúmeros gurus, coachs, ferramentas, cursos e empresas em busca do seu dinheiro com a promessa de alavancar os seus resultados. Quanto mais você conhece sua empresa e as estratégias de marketing digital, mais tem condições de discernir o que realmente é verdade.
6. Tenha as ferramentas certas em mãos
Mesmo possuindo todos os conhecimentos técnicos, você ainda precisa ter as ferramentas certas em mãos para garantir os melhores resultados. No mundo do marketing digital isso pode incluir um CRM, automação de e-mail marketing, gerenciamento de redes sociais, construção de landing page, entre várias outras opções.
7. Busque auxílio das referências no mercado
Quando eu optei por comprar uma moto, logo pensei na Harley Davidson – que sempre foi uma grande referência para mim. Já no meu caminho no mundo do marketing digital, também fui em busca de referências confiáveis do mercado, e é por isso que mantenho uma relação muito próxima da RD Station!
8. Confie nos especialistas
Se eu aprendi tanto sobre revisão de motos é porque tive como guia um grande especialista no assunto: Alexandre Correa, que teve formação na Harley-Davidson University, em Milwaukee. E isso faz toda a diferença quando você busca qualquer auxílio no marketing digital. Contar com o auxílio de quem realmente entende pode levá-lo a um novo patamar.
Infelizmente, alguns dias depois de eu ter finalizado o curso de revisão de motos, o instrutor e proprietário da Cursos HD Brasil Alexandre Correa faleceu em virtude de um acidente com moto. Deixo meu agradecimento pelos ensinamentos!
Encontre os melhores caminhos com o marketing digital
Saber como fazer uma avaliação das ações de marketing digital é fundamental para melhorar constantemente suas estratégias e potencializar os resultados do seu negócio. E quanto mais informações você utilizar como base para estruturar as estratégias digitais, mais valor pode agregar.
Você quer descobrir como pode ir além dos concorrentes e se diferenciar no mercado? No Programa de Mentoria do Cara do Marketing você conta com o auxílio de um profissional experiente no mercado para orientá-lo.
Faça agora mesmo sua aplicação no Programa de Mentoria do Cara do Marketing!