Estimated reading time: 19 minute(s)
A tecnologia já possui um papel predominante em nossa rotina e cada vez mais ela se mostra uma verdadeira aliada em vários campos da vida. Tanto é, que estamos utilizando inteligência artificial no marketing digital para otimizar estratégias e atingir melhores resultados.
Quando pensávamos em inteligência artificial no passado, prevíamos robôs e máquinas interagindo com a população de forma quase humana, como víamos nos filmes, séries e animações da TV.
Hoje só não temos robôs com feições humanas, mas temos a ajuda deles em forma de softwares, sistemas de reconhecimento de imagem e voz, com capacidade de aprendizado e repetição de habilidades feitas por nós.
Esse auxílio fez com que pudéssemos solucionar problemas com mais precisão, tanto no lado pessoal quanto no profissional.
É exemplo do marketing digital, que se aproveitou das facilidades que a inteligência artificial proporciona para melhorar estratégias, a experiência do cliente, a análise de dados e muitas outras etapas importantes para o sucesso de um planejamento de marca.
Neste artigo, você vai entender melhor o que é inteligência artificial e como ela se aplica no marketing digital. Continue a leitura para saber como aplicar essas táticas no seu dia a dia e nas estratégias do seu negócio!
O que é inteligência artificial?
Antes de vermos como você pode aplicar a inteligência artificial no marketing digital para aprimorar suas estratégias, vamos entender melhor de onde vem essa tecnologia?
Um conceito existente desde 1950, a inteligência artificial começou a ser pesquisada na área de ciências da computação, com o objetivo inicial de simular a capacidade do ser humano de pensar, decidir e resolver alguns problemas.
Com o tempo, esse mecanismo foi sendo aprimorado e entrando cada vez mais nas práticas da nossa rotina. Ao contrário do que imaginávamos, não vemos robôs nos ajudando, mas sim sistemas que trabalham através de uma sequência de códigos que servem como comandos.
Machine Learning
Também podemos ver inteligência artificial no cenário online. Dois exemplos que todos conhecem são o Facebook e o Google, que entregam o que buscamos e aprendem com nossas buscas para oferecer outras páginas relacionadas, assim como anúncios.
Essa última prática citada, sobre o aprendizado com nossas interações, é chamada de machine learning: quando uma máquina aprende nossas habilidades sem precisar de programação de códigos de comando.
Isso acontece através da identificação de padrões nos milhões de dados que geramos na internet. Com isso, os sistemas conseguem prever ações com alta precisão, baseado em nosso perfil e características.
5 formas de usar inteligência artificial no marketing digital
Entendido o que é IA e machine learning, vamos ver como e onde você pode aproveitar essa tecnologia na sua empresa para se beneficiar dessa ferramenta? Saiba que essa tática faz parte do cenário do marketing há um bom tempo, às vezes sem que nos demos conta.
Veja a seguir 5 formas de aplicar inteligência artificial e machine learning nas suas estratégias:
1. Otimização e curadoria de conteúdo
Quando falamos em marketing, o foco sempre deve ser no cliente e em suas dores e necessidades, a fim de entregar uma experiência satisfatória e atrativa. Por isso, os profissionais devem produzir conteúdos sobre assuntos que os interesse.
É aqui que entra a inteligência artificial e o machine learning, no qual é possível receber ideias de assuntos e títulos baseados na leitura e análise de dados. Assim, os profissionais conseguem produzir conteúdos mais personalizados e capazes de atrair um maior número de leads.
2. Qualificação de leads
O machine learning também ajuda no setor comercial da empresa, já que com isso é possível qualificar os leads que já possuem um certo interesse no seu serviço, ajudando a equipe comercial tanto na prospecção quanto na conversão dos leads.
Mas como isso funciona? Assim como falamos no item acima, os dados que geramos online são utilizados como “filtro”, indicando as pessoas certas para uma abordagem do vendedor. Com isso, é construído um perfil ideal do consumidor para ser utilizado posteriormente pela equipe comercial.
Existem softwares que podem ajudar nesse processo, captando e mostrando os dados recolhidos após cada venda realizada. Assim, os vendedores podem visualizar essas informações para escolher os melhores leads em vendas futuras, trazendo benefícios como economia de tempo e de esforço.
3. Atendimento virtual ou Chatbots
Uma ótima forma de atender um número maior de visitantes no site é com o atendimento virtual ou chatbots, como comumente é chamado. Essa tecnologia permite que o visitante ou cliente seja atendido em qualquer horário ou dia da semana.
É uma tática que também utiliza o machine learning, junto de um processamento de linguagem natural e das informações obtidas dos dados coletados de atendimento ao cliente. Dessa forma, consegue aprender com o tempo para dar melhores respostas.
4. Anúncios personalizados
E se pudéssemos fazer anúncios tão personalizados que seria possível atingir as características de cada pessoa? Saiba que é possível! O machine learning também possibilita que anúncios aprendam com informações dos seus consumidores.
Funciona assim: você compartilha informações para a criação do anúncio e a inteligência artificial faz combinações baseadas em um tipo específico de cliente. Junto disso, são levados em conta dados fornecidos pelo próprio cliente, como sites que ele clica e o comportamento num geral.
Assim, fica mais fácil atingir as pessoas certas com o conteúdo do seu anúncio, gerando melhores resultados em conversão de leads.
5. Recomendação inteligente
Você já deve conhecer algumas plataformas que utilizam o machine learning em mecanismos de recomendação. É uma tecnologia que consegue escolher nossas preferências para oferecer o que mais vamos gostar.
É como no YouTube, que depois de acessarmos alguns vídeos, o algoritmo já reconhece nossos interesses e consegue recomendar relacionados que também podemos curtir.
O funcionamento é similar, pois também utiliza dados coletados dos usuários e clientes para acertar na recomendação. E quando acertam, ficamos com vontade de ver mais e mais daquele produto ou serviço, não é?
É uma técnica que funciona para manter os consumidores no seu site, aumentando o interesse de compra.
Otimize suas ferramentas com inteligência artificial no marketing digital
Em conclusão, se o que você deseja para o seu negócio é atingir melhores resultados nas estratégias de marketing digital, investir em inteligência artificial pode ser uma ótima ideia. São muitos os benefícios para sua equipe e objetivos, basta saber como e onde aplicar.
E se você não quiser pensar em tudo sozinho, conte com um profissional que pode ajudar você nessa jornada. No Programa de Mentoria do Cara do Marketing, você encontra o auxílio do qual precisa para criar as melhores estratégias que vão fazer sua empresa crescer e vender mais!
Receba dicas como essa direto no seu email! Preencha com seus dados o formulário abaixo