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7 informações que não podem faltar no relatório de marketing digital

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O relatório de marketing digital é uma das formas mais importantes de manter uma boa comunicação entre cliente e agência de marketing digital. (Adicionar link artigo Como melhorar a comunicação entre cliente e agência de marketing digital) 

Esse relatório ajuda o cliente a perceber se seus objetivos estão sendo atingidos e demonstra todo o valor que a sua agência está gerando. Por isso, os dados apresentados devem ser de fácil compreensão para auxiliar o cliente a tomar decisões mais assertivas sobre seu negócio.  

É válido lembrar que cada cliente tem suas particularidades, e isso pode implicar em precisar criar relatórios personalizados para cada um deles. Entretanto, algumas informações não podem faltar no relatório de marketing digital. E são essas que vou te apresentar nesse artigo! Confira! 

7 informações que não podem faltar no relatório de marketing digital! 

Com tantas informações que devem ser passadas ao cliente, pode ser difícil identificar quais são essenciais para impressionar o cliente. A seguir, as 7 métricas importantes e que não podem faltar no relatório de marketing digital. Aproveite a leitura!

  1. Sumário executivo

O sumário executivo apresenta uma visão geral da performance da empresa nas mídias digitais. É importante exibir e relembrar os objetivos determinados e, assim, mostrar quais foram alcançados durante o período de tempo estabelecido e quais precisam de ajustes para serem atingidos. 

É aqui também que serão revistos quais canais foram usados. Entre tantas plataformas, é necessário analisar os meios de comunicação que deram os melhores resultados. E, claro, avaliar também onde não vale a pena investir, pois não há engajamento. 


Essa parte do relatório de marketing digital deve incluir insights e recomendações que surgiram após uma análise detalhada dos resultados obtidos. Assim, novas estratégias podem ser exploradas para garantir a satisfação do cliente. 

-> Leia também: Quem é o maior cliente da sua agência? Spoiler: você provavelmente está errado!)

  1. Dados do Google Analytics 

O Google Analytics é uma ferramenta que monitora os principais dados de acesso no site da empresa. Portanto, é essa plataforma que mostrará ao seu cliente o reflexo das estratégias de marketing na navegação dos usuários. 

É a seção que destaca, com dados específicos, os canais de comunicação que estão dando o retorno esperado. A partir disso, é possível comprovar que as metas determinadas foram alcançadas e que as estratégias tiveram bom rendimento. 

  1. Métricas de conversão

Ao implementar uma estratégia de marketing, os empreendedores buscam mais visibilidade para seus negócios. A intenção é que mais pessoas conheçam a empresa e se tornem clientes. 

Por isso, essa é umas das seções mais esperadas pelos clientes. As informações que serão apresentadas aqui são mais relevantes para eles, pois será possível visualizar os dados que influenciam em suas receitas. Afinal, é isso que interessa ao cliente. 

Por serem indicadores de desempenho que são facilmente compreendidos, é o momento de detalhar as métricas de conversão. Expor como os consumidores se comportam nos canais digitais é a melhor maneira de exemplificar como as estratégias se transformam em resultados.

  1. Classificações de SEO

Essa seção do relatório de marketing digital é a responsável por realçar a importância de investir na otimização de mecanismos de busca (SEO). Os fatores que influenciam a classificação do SEO podem variar, mas seu conjunto sempre determina a performance da empresa nos mecanismos de busca. 

Mesmo não sabendo qual será a ordem exata para a classificação de SEO, fatores como conteúdos e links têm um peso muito grande para garantir que sua empresa apareça para mais pessoas. Monitorar a performance das páginas do site e dos conteúdos publicados é fundamental para o crescimento orgânico do cliente.

-> Leia também: 4 formas de aumentar o tráfego orgânico para o seu site

  1. Dados de mídia social 

Os dados de mídia social irão apresentar os indicadores de desempenho dos perfils nas principais redes sociais. Ou seja, é a oportunidade de mostrar os resultados gerados pelas campanhas. 

Ao exibir dados de cada plataforma, é possível avaliar em quais delas a empresa consegue causar mais impacto. Isso permite antecipar onde será vantajoso investir nas próximas campanhas. 

  1. Atualização de PPC

O PPC (pay per click) é o formato de anúncio mais usado no marketing digital. Trata-se da estratégia na qual o cliente aplica um valor para que suas campanhas possam ser entregues a usuários que tenham alguma afinidade com os produtos e serviços da empresa. Por isso, apresentar esse desempenho é essencial para que o cliente perceba a repercussão de seus investimentos. 

Além disso, qualquer alteração feita também deve ser apresentada. E, para ficar mais fácil a compreensão desses dados, é válido usar recursos visuais como tabelas e gráficos. É interessante, inclusive, comparar com meses anteriores para mostrar a evolução que o marketing está proporcionando à empresa. 

  1. Visão geral de e-mail marketing 

O e-mail marketing é uma ótima maneira da empresa potencializar a sua presença digital e se relacionar com o cliente. Nutrindo esse relacionamento, facilita a criação de uma comunidade, o que resulta na fidelização desses clientes. 

Essas informações no relatório de marketing digital fazem toda a diferença. As métricas indicam quantos clientes acessam esses e-mails, quantos são convertidos em vendas e qual a taxa de cancelamento de inscrições. 

Assim, é possível identificar quais informações os clientes mais gostam de receber. Logicamente, essa é uma informação importante para a construção das estratégias futuras.

Um relatório de marketing digital bem desenvolvido faz toda a diferença! 

O relatório de marketing digital entrega ao cliente métricas específicas sobre seu desempenho. E isso possibilita uma discussão saudável e necessária sobre os rumos que as estratégias de marketing devem seguir. Dessa forma, é analisado o que funciona e o que deve melhorar.


Ser claro ao expor as informações se torna um diferencial que ajuda a sua agência. Quando o cliente entende facilmente os dados e as informações que você expõe, ele também compreende a importância do trabalho de uma agência de marketing digital.

Monte uma história se for necessário para dar contexto ao cliente. A representação visual do progresso e desempenho da empresa deve ser o mais explícito possível. 

Caso sua agência seja formada por mais pessoas, é interessante que o relatório seja disponibilizado para eles também. Essa integração da equipe permite que mais pessoas pensem em melhorias e pontos que precisam de mais atenção. 

Tenha auxílio do O Cara do Marketing! 

Para fazer uma apresentação descomplicada e transparente é preciso dedicação. O relatório de marketing digital é apenas um dos processos que uma agência faz para atender melhor os clientes.

Essas tarefas podem ser complexas e tomar bastante tempo, não é? Pensando nas dificuldades que as agências têm, O Cara do Marketing montou uma mentoria que ajuda nesse e em vários outros procedimentos.