O Cara do Marketing

4 formas de aumentar o tráfego orgânico para o seu site

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Um dos principais objetivos das ações de marketing, está relacionado ao aumento de tráfego orgânico para o site.

Pensando nisso, listamos 4 formas eficazes de aumentar o tráfego para o site, ainda que não haja investimento em anúncios (o conhecido tráfego pago).

Te convido a ler o artigo até o final para entender como isso é possível.

O que é tráfego orgânico?

Antes de revelarmos as 4 principais formas de aumentar o tráfego orgânico para o seu site, é essencial relembrar o seu conceito.

O tráfego orgânico de um site, é formado pelas visitas de novas pessoas a partir de navegadores como o Google e outras fontes de busca, sem a veiculação de anúncios. Ou seja, o acesso é feito organicamente, como uma escolha natural do visitante.

Isso influencia no custo de aquisição de novos leads e está relacionado diretamente às 4 formas de aumento de visitas, que compartilharemos a seguir.

Como aumentar o tráfego orgânico para o site?

Existem diversos modos de ampliar a visibilidade de um site e como falamos, incluindo opções dinâmicas, como investimento em tráfego pago.

Contudo, reunimos 4 formas eficazes de aumentar o tráfego de maneira orgânica para o seu site e com isso, aumentar o número de visitas com um menor custo.

1- Entender as dores da persona

A persona é a principal aliada de uma empresa quando o assunto é aumento de tráfego orgânico para o site.

Ao entender e definir o perfil do cliente ideal, da persona, sua empresa terá elementos suficientes para atrair as pessoas certas.

Com as principais dores e aspirações da persona mapeadas, é possível trabalhar materiais que demonstrem que você possui autoridade no mercado.

2- Oferecer conteúdos relevantes

“Conteúdo é rei”! Apesar de Bill Gates ter criado essa referência em meados dos anos noventa, a máxima continua atual.

Oferecer conteúdo relevante dentro do seu site ou através de canais que direcionem o lead para ele, é uma das formas de aumentar o seu tráfego orgânico.

Existem alguns meios para criação desse conteúdo de valor, dos quais destacamos:

  • Blog: conteúdos informativos, educativos e com referências de passo a passo, são bastante consumidos e úteis para aumentar a visibilidade de um site.

Aliás, os conteúdos de blog, também auxiliam na criação de autoridade da empresa 

e amplia as possibilidades de relacionamento.

  • Material rico: existem diversos tipos de materiais ricos que são conteúdos especiais para a audiência e que, automaticamente, dão suporte para o aumento de tráfego orgânico do site.

Alguns dos materiais mais relevantes são: e-books, webinários, infográficos, entre outros. 

  • Vídeos: a rede está repleta de incentivos e opções para conteúdos no formato de vídeo. Este meio é bastante relevante e pode conduzir potenciais clientes para o site de maneira orgânica.

As principais plataformas onde é possível criar e aumentar a visibilidade do seu conteúdo em vídeo são Youtube, TikTok, Instagram e outras plataformas de acesso controlado como Zoom e Meet, que também podem se transformar em palco para gravação de vídeos e materiais ricos.

  • Redes sociais: as redes sociais têm papel fundamental no relacionamento de uma empresa com o lead e pode influenciá-lo a navegar para o site, aumentando o tráfego orgânico.

Para isso, é necessário estabelecer estratégias de conteúdo e educar o seguidor para acompanhar as informações.

3- Otimização de conteúdo

Outro modo bastante eficaz de aumentar o tráfego orgânico do seu site, é através da otimização de conteúdo.

Neste caso, existem duas estratégias principais para acompanhar a otimização do conteúdo do seu site:

  • SEO: envolve um conjunto de técnicas capazes de otimizar o site de uma empresa em sites de busca, como o Google.
  • Estudo de palavras-chave: abrange o entendimento das buscas mais realizadas acerca de determinado assunto e o seu impacto na aplicação em textos de blog e outros conteúdos do site.

4- Novos formatos de conteúdo

Uma das principais formas de aumentar o tráfego orgânico de um site, está relacionada ao potencial da empresa de conversar com públicos diversos, utilizando diferentes formatos e canais.

Conectado ao item 2 e a importância de oferecer conteúdos de valor, cada empresa pode pensar em formatos diferenciados, q ue podem ser:

  • Podcasts
  • Lives em redes sociais
  • Eventos

Você pode se inspirar na produção de um podcast sobre negócios e marketing, dando uma olhada no que a AD/85 tem produzido com o Leads Talk.

Aumento de tráfego requer estratégia

No fim das contas, você empresário, dono de agência ou eugênia, precisa ter uma coisa em mente: aumento de tráfego orgânico para o site requer definições estratégicas, além de tempo para desenvolvimento e retorno.

A boa notícia é que a Mentoria O Cara do Marketing pode contribuir para a construção da sua jornada de Inbound Marketing, que inclui boa parte das ações tratadas neste post.
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