Estimated reading time: 21 minute(s)
A tecnologia torna várias atividades da nossa rotina mais práticas, e o marketing é uma das áreas que mais se beneficia das ferramentas e softwares que surgem. Por isso, hoje vamos entender porque integrar marketing e vendas no CRM pode ser uma estratégia de sucesso.
Qualquer forma de se destacar da concorrência é bem-vinda, certo? E a tecnologia nos ajuda com isso, tornando possível tarefas que, por mãos humanas, demorariam muito mais tempo para serem concluídas.
Atender cada cliente com dedicação e oferecer a melhor experiência possível em cada etapa do funil de vendas não é uma tarefa fácil. São várias atividades a serem feitas em um curto período de tempo.
Os softwares chegam para nos ajudar com isso, automatizando tarefas que tomam nosso tempo e nos deixando focar em etapas mais importantes, que demandam maior dedicação.
Esse é o caso do CRM e da automação de marketing, sistemas que auxiliam o vendedor e a equipe de marketing a acompanhar toda a jornada de compra do consumidor, da melhor forma possível. Isso contribui diretamente para os resultados finais, beneficiando seu negócio.
Quer entender melhor sobre o assunto? Siga a leitura para aprender o que é CRM, automação de marketing e por que marketing e vendas devem andar juntos para o sucesso das suas estratégias. Confira!
O que é CRM?
Antes de abordarmos porque devemos integrar marketing e vendas no CRM, vamos entender cada parte desse assunto.
Caso você ainda não conheça, o CRM (Customer Relationship Management) é um sistema criado para vendedores armazenarem e organizarem os contatos de um consumidor. Nome, endereço, visitas ao site, telefone e demais informações, são todas armazenadas no programa e podem ser acessadas com facilidade, onde e quando quiser.
Em resumo, o CRM auxilia o vendedor a se relacionar com o cliente da melhor forma possível, oferecendo experiências positivas e contribuindo para o fechamento da venda.
O que é automação de marketing?
Já a automação de marketing pode ser descrita como a automatização de processos e ações de marketing, que acontece através do uso de tecnologia. É uma maneira de contar com a ajuda do software para realizar tarefas manuais.
Isso contribui para otimizar o tempo da equipe de marketing, aumentando a eficiência dos processos e ajudando a nutrir e mover os leads para o fundo do funil, ou seja: para o momento da compra. Tudo isso pode ser feito de forma personalizada, dependendo do seu tipo de negócio e personas.
Por que marketing e vendas devem trabalhar juntos?
Por muito tempo, marketing e vendas não eram áreas que trabalhavam juntas. E isso ainda ocorre em muitas empresas. No entanto, uma atividade tem relação direta uma com a outra, pois seus objetivos são os mesmos: atrair clientes e fechar vendas.
Nesse sentido, as organizações que unem as duas equipes para trabalharem em conjunto, conseguem entregar uma experiência muito mais positiva e gratificante aos clientes e leads. O conhecimento de uma área complementa a outra, fazendo com que os resultados sejam os melhores possíveis.
Por exemplo, a equipe de marketing trabalha para atrair os melhores leads e a equipe de vendas se dedica a convertê-los. No entanto, quando o marketing não repassa os leads mais qualificados para as vendas aproveitarem, o comercial perde tempo com pessoas que não possuem tanto interesse nos serviços oferecidos.
Isso pode afetar ambos setores e trazer uma série de prejuízos, tudo causado pelo distanciamento entre as duas equipes. Esse é um erro que as organizações não podem mais cometer, porque as demandas do consumidor estão maiores no campo do relacionamento e da comunicação.
Portanto, alinhar marketing e vendas irá tornar a capacidade da sua empresa de captar leads e convertê-los muito mais eficiente. Uma vez alinhados, você verá que um não tem sucesso sem o trabalho do outro. A colaboração se torna fundamental!
Por que integrar marketing e vendas no CRM?
Agora que você aprendeu o que é CRM, automação de marketing e a importância de unir marketing e vendas, vamos para o próximo passo: entender os benefícios de integrar marketing e vendas no CRM.
Usar tanto o CRM quanto a automação de marketing na sua empresa é uma forma de trazer ainda mais eficiência e produtividade para as tarefas diárias das equipes. Cada software ajuda em uma questão diferente, como veremos em seguida.
As funções do marketing digital, como já vimos, dedicam-se a gerar leads e escolher os mais qualificados para a conversão. Quando integrada ao setor de vendas, esses leads selecionados são repassados para o comercial entrar em contato.
Antes de conseguir fazer essa seleção, vários processos acontecem para poder captar os leads, como a criação de personas, formulários e conteúdos para blog e redes sociais, entre outras. Para essas funções, a automação de marketing é ideal, pois é uma ferramenta que armazena e gera leads, cria relatórios para acompanhamento e otimiza o tempo da equipe.
Assim que os leads estão qualificados, é hora de repassá-los para os vendedores poderem entrar em contato. É aqui que o CRM pode ser utilizado, ajudando a armazenar todos esses contatos e organizar as informações captadas pela equipe comercial.
Dessa forma, não só temos mais eficiência devido ao trabalho feito em conjunto, como temos os benefícios das duas plataformas, que também se integram com facilidade. Veja mais benefícios dessa junção:
1. Maior compartilhamento de informações
No item anterior, abordamos como acontece o compartilhamento das informações do setor de marketing para o de vendas. Essa é uma grande vantagem quando pensamos que, se isso não acontece, dados importantes podem ser perdidos por não serem compartilhados.
Além disso, a organização dos dados na plataforma é uma vantagem para dois pontos: o compartilhamento de informações valiosas pelos dois setores e a maior compreensão das necessidades dos clientes, uma vez que os dados centralizados facilitam a visualização de cada lead.
2. Equipes mais produtivas e ações eficientes
Como você já viu, integrar marketing e vendas no CRM, utilizando também a automação de marketing, é uma ótima maneira de trazer mais produtividade e eficiência para as equipes e a empresa como um todo.
Isso porque os dois setores demandam uma série de tarefas que, quando automatizadas, garantem mais tempo útil para os colaboradores focarem nas etapas mais importantes. Quando as equipes possuem poucas pessoas, a ajuda é ainda maior.
3. Melhora a experiência do cliente
Com a melhoria das funções internas da organização, o relacionamento e comunicação com o cliente também evoluem. Isso aperfeiçoa a experiência do cliente com a sua marca, pois ele começa a ser melhor atendido e até melhor entendido, uma vez que as equipes o conhecem mais.
4. Maior número de vendas
Com todos os benefícios citados anteriormente, tudo se encaminha para melhorar as estratégias e trazer mais resultados, ou seja: mais vendas! Isso acontece porque as duas equipes responsáveis por conseguir e contatar clientes estarão melhor preparadas, munidas com todas as informações possíveis sobre seus consumidores.
Integrar marketing e vendas no CRM é o futuro!
Se você chegou até aqui, já entendeu a importância de adotar a automação e integrar marketing e vendas no CRM. Toda a sua empresa poderá sentir os resultados dessa mudança, assim como seus clientes.
Com ferramentas tão inteligentes e benefícios tão atrativos, quem sabe onde se pode chegar no futuro? A tecnologia definitivamente veio para melhorar nossa rotina e fazer o sucesso ser algo alcançável a vários tipos de negócio.
Se você gostou do conteúdo e deseja aprender ainda mais sobre o mundo do marketing, continue navegando pelo blog e aproveite para se inscrever no Programa de Mentoria do Cara do Marketing, no qual você aprende uma série de estratégias para tornar seu negócio em uma máquina de vendas!