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Uma das estratégias eficazes adotadas por donos e gestores de agências para melhoria de resultados, está na integração dos times de vendas e marketing.
Por isso, esse artigo foi pensado especialmente para você, que tem enfrentado os desafios de fazer sua agência crescer e precisa entender como integrar os times pode influenciar os resultados.
Continue a leitura até o final e descubra como isso é possível.
Por que integrar as equipes de vendas e marketing é importante para sua agência?
O que todo dono de agência deseja, é ver sua carteira de clientes (e faturamento) aumentando mês a mês.
Para isso, é importante a integração das equipes de vendas e marketing, que através de ações conjuntas potencializam a chegada de novos leads e tem a chance de melhorar os resultados, com mais clientes.
A intenção principal é que, juntas, as áreas planejem operações que conversam entre si, estabelecendo o fluxo de clientes ideais para a agência.
Além disso, ao integrar os times, a agência pode definir processos de sucesso, que podem se transformar em produto, sendo, consequentemente, vendido para seus clientes.
Esclarecida a importância de integração entre os times de vendas e marketing, chegou a hora de listar as principais estratégias que podem ser adotadas pela sua agência para atrair leads qualificados:
- Geração de conteúdo
- Participação em eventos diversos
- Veiculação de anúncios
Quando a sua agência começa a focar na produção de conteúdo estratégico, com otimização para SEO, visando aumento da visibilidade nos principais buscadores, está atuando em conjunto com a equipe de vendas.
Lembre-se que para qualquer uma das ações integradas funcionarem, é preciso que ambas equipes se dediquem a refinar o perfil do cliente ideal.
Em momento que antecede a operação em conjunto entre os times, é interessante criar um playbook de vendas para definição das melhores práticas de mercado.
O que as equipes podem fortalecer juntas?
E afinal, quais pontos as equipes de marketing e vendas podem fortalecer juntas dentro de uma agência para trazer melhores resultados para o negócio?
Veja alguns exemplos de processos estabelecidos em conjunto entre os times:
- Definição de cliente ideal e persona
Ao definir o perfil do cliente ideal em conjunto, os times trabalham para que a prospecção seja concentrada em quem, de fato, tem maiores chances de fechar um trabalho com a sua agência.
As equipes trazem suas contribuições a partir dos clientes já atendidos e das atividades que sua agência executa com expertise, aliando os serviços às necessidades dos potenciais clientes.
A partir disso, estabelecer características físicas e profissionais para o cliente ideal, trará precisão no ato de prospectar e minimizará o fechamento de contratos com empresas ou profissionais que estão fora do perfil ideal da sua agência.
- Avaliação das etapas do funil
Com a integração das equipes de marketing e vendas, os profissionais da sua agência têm a oportunidade de avaliar em conjunto as ações e resultados, de acordo com cada etapa do funil.
Através da consciência do lead, promover novas ações e contatos estratégicos, para aproximá-lo do fechamento do contrato.
- Estabelecer métricas para acompanhar resultados
Acompanhar em conjunto as métricas e indicadores em cada etapa do funil, vai trazer movimento para sua agência e a busca contínua por melhorias nos resultados.
Entendendo as ações que melhor converteram leads conforme cada etapa do funil, fará com que o time de marketing aliado ao time de vendas possa rever e fortalecer as ações.
Além das ações sugeridas acima, existem outros modos de integrar o time de vendas e fortalecer a atuação dessas equipes em conjunto. Descubra aqui: Integração de marketing e vendas: o caminho para o crescimento
Criação de processos
A integração entre as equipes de vendas e marketing tem potencial para aumentar os resultados da sua agência, isso é fato!
Um ponto que se deve cuidar e ajustar para que essa equação tenha resultados positivos está relacionado ao estabelecimento de processos.
Criar uma rotina pautada em prazos e ações que farão sentido para as duas equipes e fortalecerão os resultados.
Neste ponto, é essencial que sejam integrados os processos de vendas e marketing no CRM.
Além disso, reforçar a necessidade do playbook de vendas, da definição de metas e reuniões frequentes entre os times, aumentará as chances de melhores resultados para a sua agência.
Sua integração começa aqui!
Para fortalecer esse movimento e te dar tração para implementar a integração do time de vendas e marketing na sua agência, eu sugiro que você conte com o direcionamento de quem já implementou mudanças como essa em diversas agências por todo Brasil.
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