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Empresários e gestores de empresas buscam constantes formas de melhorar as oportunidades para seus negócios. Por isso, reunimos neste artigo, 6 modos de fortalecer sua base de leads.
São estratégias que, juntas, podem gerar melhores resultados.
Além disso, você terá acesso a sacadas que vão ajudar o seu conteúdo a chegar às pessoas certas de modo mais eficiente, qualificando e fortalecendo sua lista de potenciais clientes.
Para entender de que forma é possível fortalecer sua base de leads e aumentar o potencial dos seus resultados, leia este artigo até o final.
Quem é o lead?
Para começar, é essencial que você saiba quem é o lead e porque ele é tão importante para o desenvolvimento da sua empresa.
Lead é uma pessoa com potencial para se tornar cliente da sua marca, alguém que demonstra interesse pelo que você faz. No marketing é comum referenciar o lead como “uma oportunidade de negócio”.
A partir deste ponto, fica fácil traçar características para o lead, sejam elas: físicas, sociais, gostos, referências e principais atrativos para compra.
Você ainda pode entender como funciona a rota completa do lead aqui e sua jornada até ele se tornar um cliente.
Como fortalecer sua base de leads?
Entendendo quem é o lead e a sua importância no fechamento de um venda, seguiremos mostrando como é possível fortalecer a sua base.
Estruturar essa etapa, vai ajudá-lo a chegar mais rápido e de maneira mais consistente à venda e certamente, com o cliente satisfeito por suas entregas.
Veja quais são os 6 modos de fortalecer sua base de leads.
1- Entenda o perfil do seu lead
Para você oferecer um produto, serviço ou qualquer informação relevante para um potencial cliente, é preciso que ele deseje o seu produto ou encontre nele a solução para um problema.
Desta forma, reconhecer o perfil do seu lead é etapa fundamental para fortalecer a sua base, considerando que somente se tornará um lead qualificado, aquele que visualizar a necessidade de investir no que você faz.
E afinal, como entender o perfil do seu lead?
Você pode se basear no perfil de clientes que já compraram de você, observando quem são, o que fazem, faixa etária, estilo de vida, em que momento efetivaram a compra, entre outros aspectos.
Não havendo informações completas sobre o perfil de cliente ideal, é importante que você defina algumas perguntas, através de formulários e pesquisas, para montar um pequeno acervo de referência dos potenciais clientes.
Aqui estamos detalhando os procedimentos antes do lead se transformar efetivamente em cliente, mas o ideal é que, sempre que possível, você realize pesquisas para entender o perfil das pessoas que compram de você.
2- Estabeleça um relacionamento
Bons relacionamentos são diferenciais para clientes na jornada até a compra.
Entender as dores e desejos do seu lead e a partir disso, estabelecer um relacionamento com ele, fortalece a relação e potencializa as chances de bons negócios.
Algumas formas de estabelecer um relacionamento duradouro com o seu lead:
- E-mails de nutrição: você se conecta com o seu lead, cria uma rotina de disparos de e-mails, através de uma conversa. As pessoas têm apreciado cada vez mais, conexões verdadeiras, que contam histórias e mostram frutos do que você faz.
- Conteúdos diferenciados e relevantes: vale o compartilhamento de informações valiosas por e-mail, conteúdos em redes sociais, notícias e estudos de casos. Depoimentos também são essenciais para o seu lead entender o valor do que você oferece.
- Ofereça materiais ricos
Para fortalecer sua base de leads e neste ponto, especialmente, atrair as pessoas certas para o seu negócio, o ideal é que você ofereça os chamados materiais ricos, que são informações gratuitas que você compartilha com as pessoas que se interessam pelo seu trabalho, em troca de dados cadastrais.
No meio digital, os materiais ricos mais comuns são:
- Ebooks
- Webinars
- Newsletters
- Infográficos
- Planilhas
- Manuais
Vale lembrar que os materiais ricos precisam ser atrativos para quem acessa.
Estruturar esses materiais em Landing Pages, é uma boa forma de converter leads melhor qualificados.
Trabalhar em detalhes que conversem com os problemas que o lead precisa resolver ou com desejos que ele espera realizar, conecta de maneira assertiva para o conteúdo.
4- Acompanhar o engajamento dos seus leads
Até aqui, você entendeu a importância de estabelecer bons relacionamentos com o seu lead e oferecer materiais que façam a diferença para ele (criando conexão com o seu mercado e deixando vocês mais próximos).
Entretanto, um passo importante para fortalecer a sua base de leads, está em acompanhar as métricas, o engajamento deles com você.
Você pode realizar isso, de diversas maneiras:
Caso você trabalhe com o RD Station, é possível realizar o monitoramento e análise dos resultados das suas campanhas de marketing, por exemplo, através das listas de e-mails.
Dados como taxas de abertura, cliques e respostas, são capazes de demonstrar quais conteúdos são mais acessados e relevantes para o seu lead.
O mesmo acontece com posts e conteúdos em redes sociais. Todas possuem ferramentas de análise de dados e algumas são segmentadas, inclusive, por faixa etária, localidade e interesses.
Entender quais são os materiais que melhor engajam, é um bom filtro para produzir e testar conteúdos do mesmo formato ou assunto.
Analisar as métricas é um dos pontos de atenção para que a sua empresa cresça e aumente as conversões em vendas.
5- Atender os requisitos da LGPD
Entender e atender os requisitos da LGPD vai fortalecer a sua base de leads e aproximar o seu negócio de pessoas, realmente, interessadas no que você faz.
Por isso, reforçamos alguns cuidados, no que diz respeito a compra ou utilização de lista de leads de outras bases.
Sempre que há autorização para uso de dados, ela é concedida a uma determinada empresa ou pessoa vinculada à ela.
Quando você compra uma lista de leads, por exemplo, você está utilizando indevidamente os dados de pessoas que sequer conhecem você. Na prática, as pessoas dificilmente se conectarão a alguém que está com os dados dela, mas que não foi ela quem passou.
Entende a profundidade do problema?
Além disso, fique atento às pessoas que solicitam o descadastramento da sua lista. Atualize essas informações e respeite a decisão do seu lead.
Sempre que um novo lead se conectar à você, deixe explícito os termos da LGPD e a aceitação do termo para evitar problemas.
6- Manter-se atualizado
Para finalizar, se você pretende fortalecer sua base de leads, automaticamente, você precisa se manter atualizado.
Estudar sobre as novidades do setor, conversar com os seus leads sobre isso, falar sobre o futuro dos negócios no seu nicho, antecipar ao máximo as informações..
Este é um modo bastante eficaz de ser visto como autoridade no que você faz. Consequentemente, atraindo mais pessoas interessadas em acompanhar seu trabalho.
Comece hoje mesmo a fortalecer sua base de leads!
Detalhamos 6 modos de fortalecer a sua base de leads e o melhor: você pode começar a aplicar hoje mesmo estes conceitos.
Para se aprofundar no fortalecimento, gestão de leads e entender todos os detalhes da conexão entre marketing e vendas, faça sua aplicação para o Programa de Mentoria do Cara do Marketing.