O Cara do Marketing

Como o inbound marketing vai mudar os resultados do seu negócio?

  Tempo de leitura: 8 min.

Imagine o cliente ideal batendo à sua porta e pedindo para você estar à frente do projeto dele? Essa é uma das principais mudanças que o inbound marketing traz para os resultados do seu negócio.
O marketing continua evoluindo com agilidade e esta evolução consolida a necessidade de se tornar relevante para o cliente, antes dele realizar uma compra.
O papel do inbound marketing nestes casos, é propor uma jornada de relacionamento como forma de anteceder uma venda.

Quer entender como é possível melhorar os resultados do seu negócio através do inbound marketing? Leia até o final.

Como funciona o inbound marketing?

Este artigo teve início com a analogia do cliente ideal que bate à sua porta e é, basicamente, deste modo que funciona o inbound marketing na geração de resultados para sua empresa.
A estrutura do inbound marketing, é dividida em etapas dentro de um funil, pensado para que as pessoas certas, os clientes ideais, venham até você, através do tráfego orgânico.
Ao entender o funcionamento do inbound marketing e o potencial para aumentar os resultados do negócio, há os principais benefícios que se pode listar:

  • atração do cliente ideal;
  • pouco ou nenhum investimento em tráfego pago;
  • distribuição de conteúdo relevante;
  • educação da sua audiência sobre sua área, produto ou serviço;
  • potencial para alcançar mais clientes, a partir de indicações;

Exemplos de ações de inbound marketing

Agora que você entendeu como é o funcionamento do inbound marketing, vamos te dar alguns exemplos de ações que colocam tudo isso em prática:

Construção de um blog

No início dos anos 2000, era comum ouvir as pessoas dizerem que estavam acompanhando blogs, verdadeiros diários abertos. 

Apesar de não aparentar a idade que tem, os primeiros blogs se consolidaram no início da década de 90 e naturalmente se transformaram com a chegada de novas tecnologias e opções de conteúdo.

Ainda hoje, são bastante utilizados, de maneira estratégica, para atrair pessoas interessadas nos conteúdos e a partir disso, consumir outros canais e materiais na jornada até a compra.

É possível obter organicamente, bons resultados a partir de publicações de blog e para isso, é importante estar atento aos direcionamentos para criação de conteúdos diferenciados, que educam, informam.

Além disso, é essencial otimizar os conteúdos nos buscadores, estudando palavras-chaves, criando materiais com temas que as pessoas mais buscam e estar atento as novidades.

Posicionamento nas redes sociais

Redes sociais são bons canais de comunicação e atração de pessoas interessadas no seu negócio.

Com as estratégias corretas, você pode criar rotinas de conteúdo e aumentar o potencial de visibilidade para sua empresa.

Canal no Youtube

Assim como as ações anteriores, o posicionamento no Youtube potencializa a chegada do cliente ideal através dos conteúdos que você produz.

Para atingir o seu cliente ideal, em qualquer destes pontos, é necessário entender o que ele busca quando procura informações sobre o que você faz.

Desta forma, você produz conteúdos que conectam com as necessidades dos seus potenciais clientes e aumenta as chances deles te encontrarem com mais facilidade.

Newsletter, e-mail marketing, ebooks

Também são exemplos de ações de inbound marketing, com potencial para atrair mais clientes e mudar os resultados do seu negócio, todo material que se pode enviar através de um cadastro prévio.

Lembre-se que as ações terão efeito, quando for possível obter dados do seu lead e guiá-lo na jornada de conhecimento até o fechamento da compra.

Logo, é importante que todos os disparos sejam pensados de forma estratégica, para que a pessoa continue interessada em saber mais sobre a sua empresa. Deste ponto, surgem novos materiais, como as newsletter, os e-mails, materiais ricos como e-books, infográficos, mapas, entre outros.

Como o inbound marketing vai mudar os resultados do seu negócio?

Pode ser que você esteja se perguntando: E de que modo, todas as ações de inbound marketing vão mudar os resultados do meu negócio?

Falamos desde o começo, que existem algumas etapas dentro do inbound marketing, que levam o usuário a acompanhar e iniciar uma pequena jornada até a compra.

As etapas do inbound marketing são, basicamente:

  • Atração
  • Conversão
  • Relacionamento
  • Venda
  • Análise

Ao direcionar o lead em cada uma das etapas, você amplia as oportunidades de negócios.

Atrai, produzindo conteúdo de valor, converte ao obter dados desta pessoa, como nome, telefone e email e passa a conduzir um relacionamento com ela.

Cria fluxos de automação, onde seu potencial cliente passa a ter mais informações sobre sua empresa e avança para as possibilidades de venda, utilizando interações do time comercial, campanhas de email.

Uma vez fechada a venda, é o momento de analisar e fidelizar o cliente. Entender quais foram os detalhes que o levaram ao fechamento do negócio e com isso, obter informações para melhorar suas entregas, se aproximar dos clientes e por consequência, reforçar oportunidades de ser indicado para novos clientes.

Tudo isso, enquanto você atua em paralelo para aprimorar sua empresa, focar em atendimento e aumentar os resultados.

Todas as etapas são importantes para entender a jornada do cliente e visualizar quais ações trazem maior resultado. Naturalmente, ficará visível também, o que é preciso mudar para consolidação das atividades e crescimento estratégico.

Como colocar o inbound marketing em prática?

Para colocar o inbound marketing em prática e mudar os resultados do seu negócio, é preciso estruturar as ações e criar uma jornada efetiva de compra para o cliente.
Você pode consolidar estas ações e contar com o apoio de quem sabe exatamente como te preparar para ter melhores resultados. Faça sua aplicação para o Programa de Mentoria do Cara do Marketing e fique mais próximo dos seus clientes.