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RD Summit 2022: Os destaques do maior evento de marketing e vendas da América Latina

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Finalmente, voltamos! Depois do hiato causado pelo Covid-19, participei do primeiro grande evento pós-pandemia: o RD Summit 2022. Mais uma vez, foram 3 dias incríveis – com muito conhecimento, trocas de experiências e diversão!

Essa foi a quinta edição do RD Summit em que estive presente. E, sem dúvidas, teve um gostinho especial. Foi a oportunidade de reencontrar amigos, alunos e parceiros de negócios, depois de 2 anos. Tudo isso em meio a uma estrutura fantástica que reuniu cerca de 13 mil pessoas das áreas de marketing, vendas e tecnologia.

Quer ficar por dentro de tudo o que rolou no RD Summit 2022? Confira logo a seguir!

Pré-Summit: prêmio de agências com a AD/85

A experiência no RD Summit 2022 iniciou antes mesmo do evento. Cheguei à Ilha da Magia na terça-feira para participar do Prêmio de Agências promovido pelo RD Station com a equipe da AD/85.

Com uma atuação voltada para a transformação digital para área comercial, a AD/85 é parceira Diamond do RD Station e participou do Prêmio de Agências na categoria maratona de conhecimentos.

Na AD/85, atuo como Head de Vendas e responsável pelas áreas de novos negócios. Ao reunir a equipe no RD Summit 2022 foi possível reforçar um pilar importante da nossa cultura: beber da água limpa e colocar os conhecimentos em prática!

Pontos altos do RD Summir 2022

O RD Summit 2022 iniciou na quarta-feira, 26 de outubro e trouxe 3 dias de imersão no mundo de marketing, vendas e inovação. Foram tantas atrações que seria impossível contar todas elas. Por isso, vou destacar os pontos altos do evento deste ano!

1. Grande participação da AD/85 em bate-papo sobre os serviços de agências

O primeiro ponto alto do RD Summit 2022 foi ver Rogério Matofino, meu sócio na AD/85, subir ao palco para um bate-papo sobre a Evolução dos serviços de agências: como o mercado está se comportando?

Com o comando de Samira Cardoso, o bate-papo ainda contou com a presença de Rodrigo Werneck e Renan Caixeiro. Foi uma grande troca de experiências sobre o papel que as agências de marketing vêm desempenhando no mercado e a evolução dos serviços para atender aos clientes.

2. Feira de negócios e networking

A tradicional feira de negócios do RD Summit reúne dezenas de empresas com atuação nas áreas de marketing, vendas e tecnologia. Ao circular pelos estandes, foi possível conhecer novas possibilidades e trocar ideias com profissionais de diferentes locais do Brasil.

Além disso, apenas caminhar pelo RD Summit já é uma oportunidade incrível de networking. Seja na fila do café, visitando estandes, aguardando o início de palestras ou tomando uma cerveja no happy hour, foi possível trocar experiências com muitas pessoas!

3. Compra da TALLOS

No RD Summit 2022 pudemos ter uma ideia das novidades que devem ser trazidas pelo RD Station depois da aquisição da TALLOS, uma das maiores startups de atendimento digital do Brasil.

Esse foi um movimento na direção do conversational commerce. A ideia é incorporar soluções de relacionamento com clientes e prospects em tempo real às ferramentas do RD Station – especialmente com o uso do WhatsApp.

4. Ascensão do Marketing Conversacional

Muitos assuntos foram abordados no RD Summit 2022: branding, análise de dados, copywriting, podcasts, marketing de conteúdo, integração de marketing e vendasSEO, mídias sociais e muito mais. Mas teve um assunto que se destacou ao longo dos três dias de evento: o marketing conversacional.

Para simplificar, o marketing conversacional é uma abordagem de marketing personalizada que realmente fala com seus clientes sem que você esteja diretamente envolvido na conversa. Pense em usar chatbots, chat ao vivo, assistentes de voz e aplicativos de mensagens para envolver todos os clientes que visitam seu site ou canais de mídia social. O marketing conversacional é um canal de comunicação de marca revolucionário que usa conversas de automação para impulsionar as vendas.

A lógica por trás dessa tendência é simples: os compradores estão em busca de uma experiência de compra perfeita e o marketing conversacional oferece exatamente isso. Você pode posicionar estrategicamente essas experiências em todos os pontos de contato com o cliente – como landing pages, mídias sociais e campanhas de mídia paga.

Tudo indica que esse é um dos principais caminhos para um novo estilo do marketing digital: abrir um canal de interação com o cliente até que ele faça uma compra. Ao contrário da maneira tradicional de fazer marketing, que diz ao cliente o que fazer, o marketing conversacional permite que as marcas envolvam clientes em potencial com conversas em tempo real que levam facilmente a mais conversões.

Pontos baixos do RD Summit 2022

Assim como em qualquer análise de performance de marketing digital, não podemos deixar de olhar para os pontos baixos do RD Summit 2022. Felizmente, foram poucos aspectos negativos – que não afetaram a grande experiência para o público.

O primeiro ponto baixo foi o sinal de internet. Tanto a wi-fi do local quanto a internet móvel apresentaram problemas nos três dias de evento. Por conta disso, muitos participantes não conseguiram compartilhar todos os atrativos do evento em tempo real nas suas redes sociais.

Já o segundo ponto baixo ficou por conta da banda que encerrou o evento: a Banda Eva. Com um gosto pelo bom e velho rock’n roll, eu poderia sugerir algumas outras bandas para terminar o RD Summit 2022 em grande estilo. Felizmente, a cerveja e a animação das pessoas amenizou um pouco a situação.

Hora de aplicar os conhecimentos do RD Summit 2022!

Depois de três dias intensos de RD Summit 2022, ainda consegui rever os amigos e tomar uma cerveja na praia do Campeche no sábado pós-evento. Afinal, o network e a diversão não podem acabar!

Já estou aguardando o RD Summit 2023 para viver novas experiências fantásticas. Espero encontrá-lo por lá para tomarmos uma boa cerveja!

Mas você não precisa esperar até 2023 para aplicar as ferramentas de marketing digital na sua empresa. No Programa de Mentoria do Cara do Marketing, vou ajudá-lo a transformar o seu negócio em uma máquina de vendas em apenas 12 semanas!

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