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Quanto cobrar por serviços de marketing digital na sua agência? Guia completo para precificação 

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Existem inúmeras agências no Brasil e no mundo, e um dos maiores desafios enfrentados por elas é saber quanto cobrar por serviços de marketing digital de maneira correta. A dificuldade está ligada ao fato de que cada negócio precisa de uma estratégia específica, pois operam de maneira diferente uma das outras. 

Existem agências iniciantes e menores, existem as mais consolidadas no mercado, as que atuam nacionalmente, as que atuam somente com clientes regionais, além das que prestam diferentes tipos de serviços. Cada uma delas precisa de uma estratégia própria. 

Essas especificações serão baseadas no tipo de cliente atendido, nos custos dos processos e ações, no número de funcionários e nas horas destinadas à produção dos jobs, na estratégia e proposta da agência, assim como muitos outros aspectos. 

Ter essas informações em mãos e entendidas é fundamental para começar o processo de precificação dos serviços da sua agência. Por exemplo, você precisa entender e analisar todos os gastos da empresa para depois estipular um preço adequado e que dê retorno. 

São nessas questões que iremos nos debruçar nos próximos tópicos, para que você entenda tudo o que precisa para cobrar por serviços de marketing digital na sua agência. Siga a leitura e aproveite as dicas!

A importância da precificação em uma agência

A precificação correta dos serviços em uma agência de marketing digital é extremamente importante, pois isso pode afetar diretamente a viabilidade financeira do negócio, a satisfação do cliente e a capacidade da agência de competir no mercado.

Se os preços dos serviços forem muito baixos, a agência pode não conseguir cobrir seus custos operacionais e, consequentemente, pode ter dificuldades financeiras. Por outro lado, se os preços forem muito altos, a agência pode afastar potenciais clientes e perder oportunidades de negócios.

Além disso, uma precificação correta pode ajudar a aumentar a satisfação do cliente, já que os clientes geralmente esperam um serviço de qualidade em relação ao preço que estão pagando. 

Se os preços forem muito altos em relação à qualidade do serviço, os clientes podem ficar insatisfeitos e procurar outras agências. Por outro lado, se os preços forem muito baixos em relação à qualidade do serviço, os clientes podem ficar desconfiados da qualidade do trabalho da agência.

Por fim, uma precificação correta pode ajudar a agência a competir no mercado, permitindo que ela ofereça preços justos em relação à concorrência e atraia mais clientes. Isso pode ser especialmente importante em um mercado altamente competitivo, como o de marketing digital.

O que é preciso para precificar corretamente os serviços de uma agência de marketing digital?

Para precificar de maneira correta os serviços de uma agência de marketing digital, é importante levar em consideração alguns fatores, como:

Custo dos serviços

É necessário entender todos os custos envolvidos na prestação do serviço, incluindo salários dos funcionários, aluguel, ferramentas e softwares utilizados, custos de publicidade, infraestrutura, bancos de imagem e demais aspectos. 

Esse valor deve ser colocado na conta, para que todos os gastos da agência sejam calculados e para poder comparar com o valor ganho com os serviços. Obviamente, é preciso ganhar mais do que gastar.

Valor agregado

Valor é diferente de preço, pois algo que possui valor está relacionado aos benefícios de alta qualidade que um serviço pode entregar, e não ao custo em dinheiro do trabalho. 

Portanto, esse valor do qual estou falando deve ser considerado na conta, já que o serviço está agregando positivamente na rotina do cliente. Dessa forma, se você analisar que as soluções dadas aos clientes possuem uma qualidade maior e competitiva no mercado, é possível aumentar o custo do trabalho, pois os benefícios serão altos.

Concorrência

É extremamente importante conhecer a concorrência e seus preços, para poder entender o posicionamento de outras agências no mercado e assim definir preços que sejam competitivos. Em alguns casos, as agências de uma mesma região costumam manter um padrão entre si. 

Demanda

A demanda pelos serviços da agência deve ser levada em consideração, para que os preços não sejam tão altos a ponto de afastar potenciais clientes, mas também não sejam tão baixos a ponto de comprometer a lucratividade do negócio.

Lucro

É importante considerar a margem de lucro desejada pela agência na hora de definir os preços dos serviços.

Além disso, é importante realizar testes de preço para avaliar a aceitação dos preços pelos clientes e fazer ajustes se necessário. Também é importante estar atento às mudanças no mercado e nos custos envolvidos na prestação dos serviços, para realizar ajustes nos preços conforme necessário.

Quanto cobrar por serviços de marketing digital da sua agência?

A precificação de serviços de marketing digital depende de diversos fatores, como já mencionado anteriormente. Por isso, não há uma resposta definitiva ou um valor exato que possa ser aplicado em todas as situações. 

No entanto, é possível oferecer algumas orientações gerais para ajudar na definição dos preços, pois existem algumas estratégias que podem ser aplicadas dependendo da característica da agência. Veja algumas das principais adotadas:

Estratégia baseada em horas

Essa é uma das abordagens mais conhecidas e também uma das mais adotadas por agências menores ou iniciantes. Isso porque elas ainda não possuem uma posição estabelecida no mercado e, portanto, não tem certeza sobre quanto cobrar pelos serviços. 

O processo é bastante simples de entender, e isso por si só pode ser um benefício, pois o cliente sempre saberá quando está ultrapassando o orçamento, além de que é uma ótima estratégia para aqueles que pedem muitas alterações.

Vou explicar: a estratégia envolve cobrar por cada hora de trabalho que é dedicada a um projeto específico. Isso costuma ser mais comum em agências que oferecem consultoria, gerenciamento de campanhas publicitárias, desenvolvimento de sites e outras atividades relacionadas ao marketing digital.

Quando um cliente contrata os serviços da agência, é feito um orçamento com base no número de horas que serão dedicadas ao projeto, e no preço por hora do profissional que irá trabalhar nele (se você decidir colocar um preço diferente pela hora de cada profissional, baseado em suas habilidades).

Portanto, essa estratégia pode ser vantajosa tanto para a agência quanto para o cliente, já que é possível estabelecer um preço justo pelo trabalho realizado e garantir que seu negócio receba uma remuneração adequada pelo tempo investido no projeto.

Estratégia baseada em projeto

A precificação por projeto envolve cobrar um valor fixo por cada tipo de projeto. Essa estratégia é comum em agências que oferecem serviços como desenvolvimento de campanhas publicitárias, criação de identidade visual, produção de conteúdo, entre outros.

Ao adotar essa estratégia, a agência estima o tempo e os recursos que serão necessários para a conclusão do projeto e, com base nessa estimativa, define um preço fixo para o trabalho. Isso permite que o cliente saiba exatamente quanto irá gastar, sem surpresas ou cobranças adicionais.

Para definir o preço do projeto, você pode levar em consideração diversos fatores, como a complexidade da tarefa, a experiência necessária dos profissionais envolvidos, os prazos e a concorrência. É importante que a agência faça uma análise cuidadosa do trabalho, para garantir que o preço fixado seja justo para todos.

Essa opção de precificação pode ser vantajosa para o cliente, pois ele sabe exatamente quanto irá gastar com o projeto, sem surpresas ou cobranças adicionais. Para a agência, pode ser uma forma de otimizar seus recursos e garantir que o trabalho seja realizado dentro do prazo e com a qualidade esperada.

Qual a melhor prática para minha agência? 

Citei as duas opções acima, mas na verdade existem muitas formas de precificar seus serviços e produtos. Tudo vai depender do estilo do seu negócio e da opção que melhor se encaixa com suas preferências e a de seus clientes.

Além disso, o que importa de verdade é ter uma proposta matadora, que fará a combinação perfeita para seu cliente. Isso porque, você pode ter a melhor forma de cobrança, mas se não souber apresentá-la de forma atrativa e envolvente, de nada vai adiantar. 

É necessário entender muito bem as qualidades dos seus serviços, assim como as necessidades e dores do seu cliente. Assim, vai poder montar uma apresentação na qual o cliente não terá como recusar!

Se não sabe por onde começar: eu te ajudo!

Precificar serviços é uma grande dor de donos de agência, pois realmente pode ser um desafio acertar o preço que realmente representa o valor do seu trabalho. Como expliquei acima, não existem números fixos que funcionem para todos. Cada agência possui suas especificações de localidade, e isso que vai determinar o rumo da sua estratégia.

Mas se você se identificou com este desafio, quer melhorar suas estratégias de venda e precisa de ajuda para começar, tenho a solução ideal: são 45 minutos de uma sessão estratégica para sua agência, na qual eu e meu time preparamos uma proposta comercial para sua agência, com template 100% editável para sua personalizar e prospectar com eficiência e qualidade!
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