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Um bom planejamento de Inbound Marketing é o primeiro passo para conquistar o sucesso no mundo digital. Essa estratégia de marketing transformou a maneira como as empresas se relacionam com o público, mas é preciso saber exatamente como colocar as ações em prática.
No momento de executar uma estratégia de Inbound Marketing, o planejamento possui tanta importância quanto na execução de qualquer outra atividade composta de várias etapas – seja uma viagem em família ou a abertura de uma empresa. É preciso pensar em todas variáveis antes de executar as ações para alcançar os melhores resultados.
O Inbound Marketing deixa de lado a abordagem intromissiva para dar lugar a um relacionamento que ocorre naturalmente, passando por algumas etapas fundamentais: atração, conversão, venda e fidelização do cliente. Em vez de focar apenas nos usuários que estão em busca do seu produto para a compra, é possível alcançar todas as pessoas que demonstram um mínimo interesse pelo que você tem a oferecer.
Uma pessoa que gosta de cozinhar pode viver por anos sem reconhecer a importância de uma boa panela de ferro. Após acompanhar as dicas culinárias e receitas postadas por uma empresa que comercializa panelas de ferro, essa pessoa pode perceber que poderia alcançar resultados ainda melhores na cozinha com esse novo utensílio – optando pela compra do produto.
Se a empresa tivesse iniciado o relacionamento com essa pessoa tentando efetuar a venda de uma penela, dificilmente teria conseguido fechar o negócio. Foi necessário algum tempo nutrindo esse relacionamento para conquistar o cliente. É dessa forma que o Inbound Marketing gera resultados positivos.
Entretanto, todas as ações para conduzir um usuário que estava em busca de receitas culinárias até o momento da compra de uma panela de ferro certamente foram muito bem pensadas. O planejamento é uma etapa fundamental para colocar em prática ações que realmente funcionam.
Ao longo deste artigo veremos a importância do planejamento de Inbound Marketing e 8 passos para que você possa aplicar essa estratégia com sucesso. Confira.
Sem planejamento, sem resultados
Não dar a devida importância à etapa de planejamento de Inbound Marketing pode ser um grande erro – comprometendo a rentabilidade do investimento. Com ações feitas de forma desorganizada, será necessário ter gastos maiores para chegar a resultados abaixo do esperado.
Como algumas empresas conseguem obter resultados de forma tão natural enquanto outras gastam altos valores mensais com o impulsionamento de publicações e não conseguem gerar o mesmo engajamento? E por que os resultados de vendas de uma empresa com menos seguidores que a sua organização são superiores?
O grande segredo está no planejamento de Inbound Marketing. Para enxergar isso, basta pensar em uma empresa que inicia ações de marketing sem conhecer a fundo quem é a sua persona ou possui foco apenas em uma etapa do funil de vendas. Veja só os problemas que isso pode gerar:
- Falta de informações sobre a persona: todos os conteúdos publicados que não se comuniquem diretamente com a persona possuem uma chance muito menor de gerar um impacto positivo, diminuindo drasticamente a eficiência das ações.
- Foco em apenas uma etapa do funil de vendas: uma empresa que foca todas suas ações em gerar tráfego pode alcançar ótimos números de visitantes, mas é preciso que as ações tenham continuidade para conduzir os usuários ao longo do funil de vendas. Quando isso não acontece, essas visitas não geram resultado algum.
Essas duas situações são apenas exemplos de várias falhas que podem surgir da falta de planejamento de Inbound Marketing. Mas o importante é notar como esses erros poderiam ser corrigidos ao separar um tempo para planejar todos os detalhes das ações.
8 passos para um planejamento de Inbound Marketing
Mas então, como colocar em prática um bom planejamento de Inbound Marketing para otimizar os resultados conquistados? Preparei um passo a passo que passa pelos principais aspectos que você deve focar ao longo desse processo:
1. Trace objetivos precisos
Para começar o planejamento de Inbound Marketing é preciso traçar os objetivos que você deseja alcançar. Apesar de ser uma estratégia com inúmeras possibilidades para serem exploradas, você precisa ter um foco para guiar as suas ações.
Você deseja aumentar o tráfego do site e o número de seguidores nas mídias sociais? Promover um crescimento no número de leads? Construir reputação no mercado? Melhorar a conversão de leads em clientes? Fidelizar um volume maior de clientes?
Esses são alguns exemplos de objetivos que podem ser buscados pelas estratégias de Inbound Marketing. É a partir da concretização das metas traçadas que novos objetivos podem ser conquistados – consolidando a presença digital da marca.
2. Crie personas
O Inbound Marketing é baseado na construção de bons relacionamentos com o público, certo? Por esse motivo, é fundamental criar personas – que são representações fictícias do cliente ideal. É com base nas características da persona que todas as ações são executadas.
3. Planeje o funil de vendas
O planejamento de Inbound Marketing precisa pensar nos usuários presentes em todas etapas do funil de vendas. O objetivo é encontrar formas de conduzir o público ao longo de todo o funil para movimentar as estratégias digitais.
Quando um usuário visita o site da sua empresa pela primeira vez é preciso que exista uma estratégia para levá-lo a deixar os seus dados de contato e continuar acompanhando a sua marca na internet. Da mesma forma, um usuário que demostra interesse no seu produto merece um acompanhamento diferente para que seja conduzido ao momento da compra.
4. Encontre os melhores canais de comunicação
Todas as ações traçadas no planejamento de Inbound Marketing acontecem na internet, mas é preciso ser mais específico do que isso para potencializar os resultados conquistados. Considerando a persona criada, busque encontrar os melhores canais de comunicação para gerar resultados efetivos.
5. Mapeie os pontos de conversão
Os pontos de conversão são aqueles momentos que representam o avanço do usuário de uma etapa para outra no funil de vendas. Esse mapeamento permite que você trabalhe para facilitar esse momento e consiga identificar com clareza qual é a etapa de cada lead gerado.
Esses pontos de conversão podem ser a inscrição na newsletter do blog, o download de um e-book, o preenchimento dos dados em uma landing page, o envio de um formulário de contato sobre a solução, entre diversos outros.
6. Planeje fluxos de conteúdos
São os conteúdos que movem uma estratégia de Inbound Marketing. Por essa razão, é necessário planejar todo o fluxo de conteúdos – que envolve a publicação de artigos no blog, envio de e-mail marketing, publicação nas redes sociais, entre outros.
7. Defina responsabilidades
Chegando ao fim do planejamento de Inbound Marketing, ainda é necessário definir responsabilidades para que as ações sejam desenvolvidas. Crie um cronograma com as ações que devem ser colocadas em prática e defina as pessoas responsáveis – sejam funcionários da sua empresa ou profissionais terceirizados.
8. Acompanhe os resultados
O planejamento de Inbound Marketing não é uma rotina estática. Mesmo após o início da execução das ações é necessário ficar de olho nos resultados alcançados para traçar planos de melhoria dos pontos que ainda podem gerar resultados mais satisfatórios.
A importância de dominar o Inbound Marketing
Todo o planejamento de Inbound Marketing se torna ainda mais efetivo quando você domina todos os detalhes dessa estratégia. Quanto mais informações você possui sobre o assunto, melhor consegue explorar todas as oportunidades.
Você sabe quais são as principais etapas do Inbound Marketing? Conhece as ferramentas que podem ajudá-lo a iniciar uma estratégia de sucesso? Descubra isso e muito mais no Guia Completo do Inbound Marketing!
Ainda está com dificuldades em alcançar resultados efetivos?
Ao longo deste artigo abordamos muitas informações preciosas a respeito do planejamento de Inbound Marketing para colocar em prática uma estratégia certeira. Com atenção a todos os detalhes antes de iniciar as ações torna-se mais simples alcançar os melhores resultados.
Porém, muitos profissionais não conseguem alcançar resultados efetivos no mundo digital – mesmo buscando o máximo de informações sobre as melhores estratégias. Você já se viu nessa situação?
Foi pensando nesses casos que criei o Programa de Mentoria do Cara do Marketing, que tem a proposta de auxiliar os empresários a colocar em prática ações realmente efetivas. Com o auxílio de um profissional com experiência em marketing digital se torna mais fácil alcançar resultados concretos.
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