O Cara do Marketing

Passo a passo para criar uma proposta comercial

Estimated reading time: 23 minute(s)

Criar uma proposta comercial eficiente permite que você finalize com maestria um processo que iniciou com a prospecção do usuário e passou por toda uma etapa de nutrição. Trata-se da oportunidade única de conduzir um lead ao momento da compra.

O objetivo de qualquer organização é fechar o maior número de vendas, certo? Para que isso aconteça, diversos processos devem funcionar adequadamente – desde a geração de tráfego até a abordagem final para uma venda.

A proposta comercial exerce o papel de formalizar a negociação. Todos os esforços feitos durante meses podem se resumir ao arquivo enviado para o seu potencial cliente. Ou seja, os resultados de vendas da sua empresa passam diretamente pela proposta comercial.

Muitas empresas deixam de fechar vendas porque pecam no momento de criar uma proposta comercial. Da mesma forma, outras empresas conseguem alcançar o efeito oposto: geram uma grande expectativa no cliente por conta da proposta enviada.

Para que você consiga alcançar os melhores resultados nesse momento, veremos neste artigo como criar uma proposta comercial. Confira.

A sua empresa está focada nas vendas?

Quando falamos sobre marketing digital e todas as suas ferramentas, muitos empresários ficam perdidos em meio a diversas ações que podem ser executadas: publicação de conteúdos no blog, e-mail marketing, mídias sociais, geração de leads, produção de materiais ricos, entre diversas outras.

Porém, a grande questão que você deve ser perguntar é: a sua empresa está focada nas vendas?

O objetivo de todas essas ações de marketing são – seja de forma direta ou indireta – gerar mais vendas. A geração de tráfego, construção de autoridade, aumento do número de seguidores ou geração de leads são todos objetivos que devem se transformar em resultados de vendas no futuro. Afinal, todas as pessoas jurídicas buscam maximizar a sua lucratividade.

Pensando sob esse ponto de vista, criar uma proposta comercial representa a transformação de todas essas ações desenvolvidas em resultados de vendas. É o passo final para converter um lead qualificado em cliente da sua empresa.

Sem uma proposta comercial eficiente a sua empresa pode não apenas comprometer a sua receita, mas preparar leads para os seus concorrentes. Após nutrir um lead por diversos meses mas pecar na apresentação comercial, ele pode buscar os serviços do seu concorrente caso a proposta seja mais vantajosa.

Passo a passo para criar uma proposta comercial

Criar uma proposta comercial que realmente desperta o interesse dos seus potenciais clientes é essencial no processo de vendas de uma empresa. Todas as necessidades e objeções do cliente precisam ser consideradas para conduzi-lo ao momento da compra com maestria.

Preparei um passo a passo para criar uma proposta comercial para a sua empresa. Confira:

1. Construa uma capa impactante

Toda proposta comercial inicia com uma capa impactante que consegue prender a atenção do usuário – criando uma ótima primeira impressão. Para isso, aposte em imagens fortes e um título chamativo.

2. Organize um índice da proposta

Após a capa, insira um índice claro e objetivo com todos os pontos que serão abordados na proposta comercial. Além de transmitir uma boa impressão, o índice auxilia o usuário no primeiro contato com o material.

3. Faça uma introdução clara

Na introdução da sua proposta comercial é preciso apresentar de forma breve o seu produto ou serviço, destacando todo o potencial da sua solução. Além disso, você também pode aproveitar para agradecer ao usuário pelo interesse na sua empresa.

4. Ressalte o desafio do cliente

Após a introdução da proposta comercial chega o momento de utilizar todo o seu poder de persuasão para mostrar ao potencial cliente que você possui a solução para os seus problemas. O primeiro passo para isso é ressaltar o desafio vivido pelo usuário.

Uma empresa que oferece serviços de marketing digital pode ressaltar a importância de acompanhar essa tendência e todas oportunidades que essa estratégia oferece – destacando que o usuário pode perder lugar no mercado para os concorrentes que já exploram o marketing digital.

5. Apresente a sua solução

Neste momento você deve colocar foco total nas soluções oferecidas pela sua empresa, descrevendo os produtos ou serviços de forma detalhada. É também nesse espaço que você deve deixar claro como a sua empresa resolverá os desafios que foram citados anteriormente.

6. Explore depoimentos de clientes

Após apresentar as soluções oferecidas para o cliente, você pode inserir alguns depoimentos de clientes que alcançaram o sucesso graças à sua empresa. Essa prova social é muito efetiva para criar confiança no usuário.

7. Monte um cronograma

Para que o potencial cliente consiga visualizar tudo o que está incluso na sua solução, você pode montar um cronograma detalhado de todas as etapas. Assim, o usuário consegue visualizar de forma muito prática o tempo de entrega estimado.

8. Detalhe os valores financeiros

Ao final da proposta comercial você deve detalhar os valores financeiros envolvidos na compra do cliente. Apresente as suas opções de planos, formas de pagamento, possibilidade de parcelamento, prazo de vencimento, entre outras informações úteis.

9. Finalize com um encerramento da proposta

Ao final da proposta comercial, inclua uma breve descrição da sua empresa e deixe os dados para contato – indicando quais são os próximos passos a serem dados para finalizar a contratação da sua solução.

Inbound Marketing: a estratégia para preparar os leads

Criar uma proposta comercial pode ser o grande diferencial para que a sua empresa consiga fechar mais vendas. Porém, esses resultados podem ser ainda mais positivos quando existe uma estratégia eficiente para conduzir os usuários ao recebimento dessa proposta.

Existe uma grande diferença entre tomar uma decisão de compra em uma empresa que você acabou de conhecer ou uma empresa que você acompanha por vários meses na internet, não é? Essa nutrição dos leads contribui na criação de uma boa imagem perante o público.

O Inbound Marketing é uma estratégia baseada na construção de bons relacionamentos com o público da sua empresa. Toda a estratégia pode estar integrada para gerar os melhores resultados – desde a atração de tráfego no blog da empresa até o envio de uma proposta comercial que está alinhada com toda imagem construída no mercado.

Você quer tirar o máximo da sua estratégia de Inbound Marketing? Então confira o Guia Completo do Inbound Marketing!

Dicas Ninjas do Cara do Marketing!

Após criar uma proposta comercial certeira, você já deu um grande passo em direção ao sucesso. Porém, é possível criar as condições para que os resultados sejam ainda melhores com as dicas ninjas que preparei para você:

Dica Ninja #1: não envie a proposta comercial por e-mail

Depois de criar uma proposta comercial destacando os principais pontos da sua solução, você pode entregar ainda mais valor ao potencial cliente quando realiza uma apresentação pessoalmente – seja em uma reunião presencial ou em uma conversa através da internet (Skype por exemplo).

Jamais envie a proposta comercial por e-mail sem um acompanhamento pessoal. Você é uma peça fundamental no momento de gerar o interesse do usuário na sua solução, tirar dúvidas e ressaltar os principais pontos positivos.

Dica Ninja #2: insira a data de validade da proposta

Insira a data de validade da sua proposta comercial no arquivo criado. Ao indicar que a proposta é válida somente por 10 dias, você tem um ótimo motivo para realizar um novo approach no potencial cliente ao final do prazo – questionando sobre o interesse na proposta antes que o prazo expire.

Dica Ninja #3: tenha uma margem de negociação

Depois de enviada a proposta comercial, o cliente pode solicitar alterações no escopo do serviço ou procurar por descontos no valor inicial. Esteja preparado para essas situações e tenha uma margem de negociação para que ambos saiam satisfeitos dessa relação.

Explore todas as oportunidades do marketing digital!

Ao longo deste artigo ressaltamos a importância de criar uma proposta comercial eficiente para potencializar os resultados de vendas da sua empresa. Com base no passo a passo apresentado, você tem totais condições de criar uma proposta certeira para conduzir os usuários à compra.

Entretanto, é preciso ter consciência de que apenas uma proposta comercial não consegue conduzir a sua empresa ao sucesso. Toda a estratégia que antecede o envio dessa proposta para um potencial cliente também exerce um papel determinante para os resultados conquistados.

O mundo do marketing digital oferece uma infinidade de oportunidades para as empresas que sabem explorá-las. O Programa de Mentoria do Cara do Marketing foi criado com o intuito de guiar os empresários que buscam consolidar as suas empresas no mundo digital.

Você deseja explorar todas as oportunidades do marketing digital? Então faça a sua aplicação no Programa de Mentoria do Cara do Marketing!