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A criação de uma linha editorial de conteúdo focada na jornada de compra pode fazer toda a diferença para a efetividade das suas ações com marketing de conteúdo. Quanto mais certeira é a comunicação com o público, melhores são os resultados colhidos.
Na ânsia de aproveitar todas as oportunidades geradas pelo marketing de conteúdo, muitas empresas caem no erro de dar mais atenção à frequência de publicação do que à qualidade dos conteúdos produzidos. Porém, essa postura pode ser um tiro no pé e gerar resultados muito abaixo do esperado.
Por outro lado, uma estratégia coerente e que gera satisfação para os usuários presentes em todas as etapas da jornada de compra consegue maximizar a sua eficiência. Mais do que criar mais oportunidades de venda, ainda é possível melhorar a imagem da empresa diante dos clientes.
O caminho para potencializar os resultados é a criação de uma linha editorial de conteúdo focada na jornada de compra. Confira neste artigo como você pode colocar isso em prática.
Os seus conteúdos geram um impacto positivo no público?
Engana-se quem pensa que o marketing de conteúdo se limita a publicação de conteúdos apenas para cumprir uma rotina. É fundamental que o teor desses conteúdos seja relevante e agregue valor na vida do público que acessa o blog da sua empresa.
Para compreender isso, basta colocar-se no lugar do seu cliente: você continuaria acompanhando uma empresa que publica apenas textos superficiais e de baixa qualidade? Ou buscaria por outras fontes de informação que demonstram mais interesse na resolução dos seus problemas?
No momento de gerar um impacto positivo é preciso considerar não apenas a qualidade dos conteúdos, mas também o momento de cada usuário na jornada de compra. Uma empresa que publica apenas artigos voltados para o público que ainda está na etapa de aprendizado pode perder o interesse de todos os potenciais clientes que partiram para a próxima etapa da jornada.
São as empresas que conseguem dominar essas necessidades do público que alcançam os resultados mais consistentes – conseguindo gerar tráfego, construir autoridade, criar oportunidades de venda e fidelizar os clientes.
A criação de uma linha editorial de conteúdo focada na jornada de compra
A criação de uma linha editorial de conteúdo focada na jornada de compra garante que todos os usuários que acompanham a sua empresa possam ter os seus interesses contemplados – aumentando a satisfação e permitindo a condução dessas pessoas pelo funil de vendas.
Imagine que você comece a acompanhar uma série de artigos que falam sobre os benefícios de andar de bicicleta. Após assimilada essa ideia, você deseja conhecer melhor sobre os modelos de bicicleta e principais marcas disponíveis para efetuar a compra, certo? Se o blog da empresa não disponibilizar essas informações, você pode acabar parando no site de uma outra empresa concorrente.
Da mesma forma, a situação oposta pode ocorrer: vários artigos destacando as funcionalidades de diversos modelos de bicicleta e estimulando a compra – mas sem atenção alguma aos usuários que ainda estão descobrindo que precisam de uma bicicleta.
Para evitar esses problemas e garantir os resultados da sua estratégia, veja como você pode preparar uma linha editorial de conteúdo focada em cada uma das etapas da jornada de compra:
1. Aprendizado e descoberta
Nesta etapa o usuário ainda está nos primeiros contatos com a sua empresa e começa a descobrir que pode ter um problema. Por isso, os conteúdos para esse público devem ser mais informativos e menos aprofundados.
Imagine uma empresa que presta o serviço de consultoria em marketing digital. Nessa etapa, os conteúdos podem ser focados nos benefícios de uma estratégia de marketing digital e nos problemas que seus clientes podem estar vivendo.
2. Reconhecimento do problema
Na etapa de reconhecimento do problema o usuário começa a ir mais fundo na investigação do seu problema. Os seus conteúdos devem estimular essa busca e ressaltar as dificuldades enfrentadas pelo público.
Essa mesma empresa de consultoria em marketing digital poderia explorar conteúdos relacionados às dificuldades em obter resultados concretos com o marketing digital ou focar em tópicos mais específicos dentro da temática.
3. Consideração da solução
Os usuários que chegam à etapa de consideração da solução já estão em busca de uma solução para resolver os seus problemas. Portanto, os conteúdos precisam se aproximar dos produtos ou serviços que você oferece ao cliente.
Os conteúdos da empresa de consultoria em marketing digital podem abordar os resultados que podem ser conquistados pelo cliente, guias de como conquistar os melhores resultados com o marketing digital ou abordar etapas específicas do serviço prestado.
4. Decisão de compra
Os conteúdos para um usuário que está na etapa de decisão de compra precisam valorizar ao máximo a sua solução. É nesse momento que você pode falar sobre os seus produtos ou serviços para conduzir um potencial cliente à compra.
No caso da empresa de consultoria em marketing digital, seria possível abordar especificamente sobre o serviço de consultoria, elencar motivos para contratar especialistas ou falar sobre os serviços prestados pela empresa.
Como criar uma linha editorial de conteúdo?
Dar atenção à jornada de compra na criação da linha editorial de conteúdo é fundamental. Porém, é preciso dar atenção a outros fatores nesse momento de planejamento.
Confira quais são os passos que você deve seguir para criar uma linha editorial de conteúdo:
1. Definição das personas
As personas são representações fictícias do seu cliente ideal que servem como base para a produção de todos os conteúdos. Todas as comunicações feitas pela empresa devem ser pensadas na conexão criada com essas personas.
Para as empresas que possuem mais que uma persona, essa definição se torna ainda mais importante. Cada pauta de conteúdo criada deve ser pensada para dialogar especificamente com uma das personas.
2. Ideias de conteúdos
Depois de definidas as personas, a criação de uma linha editorial de conteúdo passa pela etapa de sugestões de assuntos para serem abordados. Você pode criar uma planilha para inclusão de todas as ideias que surgirem e depois selecionar as que realmente serão trabalhadas.
É nessa etapa da linha editorial de conteúdo que deve ser feita a análise em relação à jornada de compra. Todas as etapas da jornada estão contempladas nas ideias de conteúdos? Qual será o volume de publicações voltadas para cada uma das etapas?
3. Criação de um cronograma
Depois de selecionadas as principais ideias, você está apto para a criação de um cronograma de postagens. Essa é uma etapa fundamental para garantir a regularidade nas postagens – o que é determinante para o sucesso de uma estratégia de marketing de conteúdo.
4. Canais de divulgação
Os conteúdos geralmente são publicados no blog da empresa, certo? Mas quais são os canais de divulgação para o público? Você pode explorar o envio de e-mails marketing, Facebook, Instagram, Linkedin, entre outras possibilidades.
5. Gestão das publicações
Para finalizar a criação da linha editorial de conteúdo, deixe definido um método para gestão das publicações. Quem é o responsável por cada uma das etapas? Como funcionará o fluxo de trabalho? De que forma todos podem controlar o processo de produção?
Conteúdos e Inbound Marketing: uma combinação de sucesso
São os conteúdos que movem uma estratégia de Inbound Marketing. Com o uso de uma linha editorial de conteúdo focada na jornada de compra, os resultados conquistados podem ser ainda mais positivos.
Trata-se de uma grande combinação que pode levar a sua empresa ao sucesso no mundo digital. Quanto mais certeiro você consegue ser ao criar relacionamentos com todos os usuários que têm contato com a sua empresa, melhor será o desempenho obtido.
Qual é o próximo passo para o sucesso da sua empresa?
Ao longo deste artigo vimos como você pode criar uma linha editorial de conteúdo focada na jornada de compra – aumentando a efetividade das suas ações de marketing de conteúdo e possibilitando criar mais oportunidades de venda.
Porém, essa não é uma estratégia que gera resultados de forma isolada. Todas as outras ações digitais da sua empresa também exercem a sua contribuição: e-mail marketing, mídias sociais, mídias pagas, landing page, uso de ferramentas de automação, entre inúmeras outras.
Coordenar tantas possibilidades é o maior desafio encontrado por muitos empresários. Foi pensando nessas situações que foi criado o Programa de Mentoria do Cara do Marketing – com o objetivo de auxiliar a sua empresa a consolidar a sua presença no mundo digital para alcançar os melhores resultados.
Você gostaria de avançar em direção ao sucesso no mundo digital? Então faça a sua aplicação no Programa de Mentoria do Cara do Marketing!