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E-commerce: impacto da Copa do Mundo na Black Friday de 2022

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Estamos a menos de 90 dias da Copa do Mundo de 2022 e por isso, vamos falar do impacto deste evento mundial nas vendas da Black Friday para o e-commerce.

Para quem não está de olho no calendário, o primeiro jogo da seleção brasileira acontece contra a Sérvia, na quinta-feira, 24 de novembro.

Enquanto isso, a Black Friday segue o calendário anual e acontece na última sexta-feira do mês de novembro, dia 25.

Com a proximidade entre as datas, empresários e profissionais do e-commerce devem ficar atentos ao impacto que a Copa do Mundo pode trazer para as vendas da Black Friday.

Leia o artigo até o final para entender como o e-commerce pode aproveitar o momento para aumentar as vendas e reduzir impactos.

Como preparar seu e-commerce para a Black Friday 2022?

Para reduzir o impacto da Copa do Mundo nas vendas da Black Friday, o e-commerce pode colocar em prática algumas ações.

O consumidor está cada vez mais exigente. A boa notícia é que, de acordo com a previsão de vendas no e-commerce feita pela ABCOMM, o faturamento de 2022 deve continuar em alta.

Que tal seguir o checklist abaixo, para se preparar para a Black Friday 2022?!

  • Seja lembrado pelo seu cliente. Mantenha-se presente desde agora
  • Estimule as compras online
  • Atualize seu site, suas redes sociais e mantenha um diálogo frequente
  • Converse com sua audiência, através de pesquisas
  • Resgate o contato de clientes antigos e retome conversas
  • Mantenha o atendimento ágil e feedback constante com os clientes
  • Mesmo utilizando plataformas como Mercado Livre e Shopee, lembre-se de estabelecer proximidade com seu cliente
  • Monte uma lista de contatos dos últimos compradores e envie novidades
  • Crie uma linha de diálogo no pós-venda e incentive seu cliente a te indicar
  • Crie um programa de indicações ou descontos progressivos

Estas ações vão te auxiliar no período que antecede a Copa do Mundo e Black Friday.

Também vão sustentar a construção do vínculo emocional com o cliente, que se torna motivação para compra.

Aproveite para ver também: 8 hacks de prospecção para fechar mais vendas

Antecipar ou não a data da Black Friday?

Agora, a pergunta de milhões, que vai influenciar no impacto da Copa do Mundo na Black Friday de 2022 para o e-commerce:

Antecipar ou não a data da Black Friday?

Neste caso, depende. Existem alguns setores do comércio eletrônico que podem antecipar suas ações, justamente para realizar essa conexão entre as datas.

Por este motivo, um dos itens essenciais do checklist do e-commerce fala sobre conversar com sua audiência, através de pesquisas.

Entender o momento e a expectativa de compra do consumidor neste segundo semestre, fará diferença no resultado das suas vendas.

Alguns segmentos realizam a antecipação de promoções da Black Friday desde o início do mês de novembro e estendem as ofertas até próximo do Natal.

Entenda o que faz sentido para o seu mercado e comece as ações desde agora.

O setor de eletrônicos é um dos mais lucrativos com a chegada da Black Friday e deve ter impacto positivo com a proximidade com a Copa do Mundo.

Segmentos de destaque nas vendas da Black Friday

Isto porque, o brasileiro deve se preparar para os jogos, buscando, especialmente, novidades em TV e vídeo.

Outro setor do e-commerce que deve ter impacto positivo com a chegada da Copa do Mundo e Black Friday, é o de esportes e lazer.

A procura por itens esportivos, de moda e acessórios, também são boas apostas para o período e devem antecipar suas ofertas de Black Friday.

Outro segmento que deve acompanhar o ritmo da Copa do Mundo em vendas é o setor de alimentos e bebidas, e em especial, o delivery.

Apesar de não ter tanta força de compra na Black Friday, o setor de alimentos pode se programar para planejar suas vendas e incentivar o cliente no período da Copa do Mundo.

Força do mobile

Além de estar atento aos impactos da Copa do Mundo na Black Friday, o empresário do e-commerce precisa preparar sua tecnologia para atender os clientes na navegação mobile.

Em estudo realizado pela ABCOMM em 2021, o perfil dos devices utilizados na compra, destacava o crescimento do mobile e a alta continua em 2022.

Por isso, é essencial melhorar a experiência do seu cliente na versão mobile do seu site. Pontos que devem ser considerados:

  • Versão completa (com os mesmos itens de desktop)
  • A interação deve ser prática e direcionada para o fechamento da compra
  • Usabilidade mobile
  • Informações claras e de fácil acesso
  • Oferta irresistível

Como ter os melhores resultados na união: Copa do Mundo + Black Friday?

Agora que você entendeu que o impacto da Copa do Mundo nas vendas da Black Friday podem ser positivos para o e-commerce, chegou a hora de se planejar para atingir os melhores resultados.

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