Estimated reading time: 21 minute(s)
A estrutura de uma agência de marketing é fundamental para o desenvolvimento das funções e atividades que cada colaborador irá desempenhar dentro da organização. Por isso, deve ser bem pensada e elaborada para trazer mais praticidade na rotina de todos.
A partir dela que os trabalhos são feitos com mais qualidade, os resultados são atingidos e os funcionários se sentem mais tranquilos e preparados para realizar suas atividades. Por isso, a criação de uma estrutura bem elaborada é essencial para o melhor funcionamento da agência.
Quando as funções e responsabilidades não são bem divididas, o colaborador tem dificuldade de focar no que deve fazer e para quem deve pedir ajuda. E isso atrasa o rendimento e a eficiência de qualquer empresa.
Se você quer evitar que isso aconteça, continue lendo para entender o que é uma estrutura ou organograma, como ele pode auxiliar sua equipe e, em seguida, aprenda a montar um para o seu negócio!
O que é a estrutura de uma agência de marketing digital?
A estrutura de uma agência de marketing digital, que também pode ser chamada de organograma, é o desenho dos cargos da empresa, que são dispostos de maneira organizada para representar as funções de cada um e a quem devem responder.
Veja um exemplo abaixo:
Na imagem, os quadrados representam um cargo, que pode ser preenchido por uma ou mais pessoas, dependendo do número de clientes. Ao lado de cada quadrado estão as funções dos cargos, que podem ser realizadas por diferentes tipos de profissionais.
Além disso, a disposição hierárquica representa as diferentes categorias e deixa claro quem se reporta à quem. Lembrando que você pode personalizar da forma que funcionar melhor para a cultura organizacional da sua empresa.
Porém, assim que estabelecidas as funções e os cargos, aconselhamos não modificar o documento, pois sua equipe pode crescer, se modificar e também sofrer rotatividade. Você pode até se basear nessa estrutura para desenhar um plano de carreira.
Ter todas essas informações dispostas em um gráfico irá facilitar a visão completa do seu negócio, tanto para você quanto para os funcionários. Uma empresa bem organizada e estruturada é o primeiro e principal passo para a construção de uma caminhada de sucesso.
Como montar a estrutura de uma agência de marketing digital?
Agora que você entendeu o que é a estrutura de uma agência de marketing digital, vamos aprender a como montar a sua. Como já citamos acima, você pode começar a colocar cada cargo em uma “caixa” ou categoria e então definir as responsabilidades e funções de cada um deles.
Uma vez que cada cargo foi desenhado, é hora de colocá-los em uma ordem hierárquica para que o colaborador saiba onde está, a quem deve se reportar quando precisar e quais são suas conexões com os outros cargos.
Se você já possui uma agência mas quer reorganizar os papéis de cada um, você pode alinhar as funções juntamente da sua equipe, a fim de saber o que já está sendo feito pela equipe.
Por fim, quando a estrutura estiver pronta, é importante apresentar e validar este documento com todos os colaboradores da empresa. Você também pode transformar o documento em um quadro para colocar em uma parede bem visível da empresa.
Agora, vamos falar de cada área de uma agência e seus respectivos cargos, para que você possa entendê-los bem. Geralmente, a estrutura de uma agência de marketing digital é composta por 3 principais pilares: estratégia, gerência e operacional.
Estratégia
É comum que os sócios ocupem esses cargos já que são eles as pessoas que pensam e elaboram as estratégias da agência, além de ter uma visão mais ampla dos clientes. Aqui a função é analisar e delegar, para que o restante da equipe coloque em prática.
- Planejamento:
Responsável por compreender o briefing que vem da área comercial e então compartilhar as informações à equipe responsável por sua execução. A pessoa deve acompanhar a produção para garantir que a equipe entenda e execute o trabalho conforme o pedido do cliente.
O profissional também terá de planejar projetos, alinhar cronogramas, entregas, métricas e KPIs, assim como as ferramentas que podem ser usadas. É ele que garante a satisfação do cliente.
- Comercial:
Uma das principais partes de uma agência, a equipe comercial é responsável por toda a parte de vendas: prospectar clientes, qualificá-los, elaborar uma proposta, negociar e fechar contrato. É aqui que o briefing é criado em conjunto com o cliente e o planejamento, a fim de coletar todas as informações para o início do projeto.
A estrutura da equipe comercial precisa ser bem elaborada pela alta importância que têm para o negócio. Por isso, o indicado é ter de 2 a 4 pessoas, dependendo do porte da empresa.
- Administrativo:
Equipe responsável por toda a parte financeira da empresa, bem como pagamento de contas e recursos humanos.
Gerência
Essa é a parte responsável por coordenar as operações dentro da agência, fazer a gestão de pessoas, assim como garantir o sucesso dos planejamentos. Esse espaço deve ser ocupado por profissionais experientes e qualificados, para que tudo seja feito do jeito certo.
- Gerente/Diretor de projetos:
Profissional responsável por receber o rascunho do projeto e trabalhar juntamente das equipes para garantir a entrega no prazo e seguindo os objetivos do cliente. Nessa posição, um perfil mais analítico é esperado para analisar e guiar a produção.
- Gerente/Diretor de atendimento:
Profissional responsável por entrar em contato com o cliente final e manter a relação entre ele e a equipe. Também deve garantir um bom relacionamento e entregar os projetos quando estiverem prontos, além de captar os feedbacks. É a pessoa responsável por cuidar da satisfação do cliente.
Operação
É aqui que ficam todos os colaboradores responsáveis pela criação dos materiais e a manutenção das estratégias. Se for mais viável, essa é a parte que pode ser terceirizada. No entanto, vai depender do nível de produção necessária e do número de clientes. Mesmo assim, não deixe de adicionar os cargos na sua estrutura.
- Criação:
Responsáveis pela produção dos materiais gráficos, tanto online (posts de rede social, e-mail marketing, anúncios, etc) quanto offline (banners, flyers, outdoors, etc). Geralmente são vagas ocupadas por diretores de arte e designers.
- Marketing e/ou Social Media:
Responsáveis pela construção e manutenção de relatórios, gestão de ferramentas de marketing e análise das métricas. É a pessoa determinada a garantir os resultados das estratégias do planejamento e mostrar o andamento dela através das plataformas online.
- Redação e Conteúdo:
Responsáveis pela elaboração dos textos e conteúdos que irão para a criação ser transformados em arte. Também são os profissionais escolhidos para a revisão dos materiais, sendo que algumas agências possuem uma pessoa específica para essa função.
- Mídia:
Responsáveis pela veiculação das campanhas criadas, o profissional de mídia deve selecionar os melhores veículos de comunicação para os projetos dos clientes. Por isso, essa pessoa deve ter o conhecimento de quais são os meios mais eficazes para cada tipo de público-alvo.
- Tecnologia e Web Design:
Responsáveis pela construção de sites, e-commerce e landing pages, caso sua agência trabalhe com isso. Também é uma das partes que pode ser terceirizada devido ao alto custo de investimento. Avalie o que vale mais a pena para o seu negócio.
Organizar para funcionar: agora você já pode montar a sua estrutura!
Agora que você possui um modelo para se basear, pense na estrutura ideal para criar o modelo ideal para o negócio que você já tem ou deseja ter. A dica é começar com um organograma mais enxuto e eficiente, para conseguir acertar aos poucos, em escala.
Você vai perceber a produtividade aumentar e o serviço melhorar de qualidade. Assim, os resultados e a satisfação dos clientes virão logo em seguida.
E se precisar de ajuda, conte com um profissional experiente em pensar nas estratégias certas para a gestão, execução e faturamento da sua agência. Você encontra tudo isso e muito mais no Programa de Mentoria do Cara do Marketing!
Participe do meu programa de mentoria em marketing digital e obtenha todos resultados que almeja.