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Você deseja aprender como montar um briefing de marketing digital realmente eficiente? Essa é uma ferramenta fundamental para elevar a qualidade do serviço entregue o cliente – influenciando também na decisão pela contratação dos seus serviços.
É no momento do preenchimento do briefing que você consegue identificar quais são as reais necessidades do cliente e como você pode ajudá-lo a conquistar seus objetivos. Ou seja, é com base nessas informações que todo o seu trabalho é desenvolvido.
Entretanto, muitas agências e profissionais do marketing digital enfrentam dificuldades em elaborar um briefing que engloba todas as informações necessárias. Quando existe uma falha nesse processo, toda a qualidade da prestação do serviço fica comprometida.
Para otimizar o desempenho do seu serviço, veremos neste artigo como montar um briefing de marketing digital. Acompanhe.
Briefing: ponto inicial para um trabalho de qualidade
Imagine que você esteja com alguma enfermidade e vá visitar um médico. Após alguns minutos de consulta, o médico receita um tratamento e você vai até a farmácia comprar os remédios. Porém, uma semana depois os seus problemas ainda não foram resolvidos.
Insatisfeito com os resultados, você resolve visitar outro profissional para um novo diagnóstico. Após uma consulta completa e vários exames, você descobre que na verdade existe um tratamento melhor e mais eficiente para o seu problema – resolvendo em poucos dias.
Uma agência de marketing digital que começa a prestar serviços para o seu cliente sem um bom briefing para coleta de informações comete a mesma falha que um médico que não realiza todos os exames antes do tratamento. E são grandes as chances de insatisfação do cliente.
Por outro lado, as empresas que sabem como montar um briefing eficiente conseguem identificar exatamente quais são as necessidades dos seus clientes. E somente dessa forma você consegue gerar diagnósticos exatos.
A importância de um briefing completo
Antes de falarmos sobre como montar um briefing, é importante entendermos o que é e qual é a importância de um briefing completo em uma estratégia de marketing digital, certo?
O briefing tem o objetivo de reunir todas as informações relevantes para guiar a empresa em seus projetos – descobrindo o que o seu cliente precisa e como você pode ajudá-lo. Além disso, também é uma ótima forma de acertar nas entregas sem a necessidade de retrabalho.
Na prática, o briefing inicia com um questionário aplicado ao cliente para coleta de informações. Com base nos dados coletados, você pode organizar um documento que contém todas essas informações para guiá-lo no desenvolvimento do trabalho.
Como montar um briefing de marketing digital?
Agora que já destacamos a importância do briefing, vamos compreender como montar um briefing de marketing digital realmente eficiente. Afinal, você certamente busca entregar um serviço de qualidade ao cliente, não é?
Confira um passo a passo de como montar um briefing de marketing digital:
1. Estruturação do briefing
O primeiro passo para aprender como montar um briefing de marketing digital é compreender a estrutura por trás desse documento. Veja quais são os itens básicos que não podem ficar de fora do briefing:
#Objetivos e metas do projeto
A primeira coisa que você precisa descobrir é quais são os objetivos que o seu cliente deseja alcançar. As necessidades podem ser muito variadas: ganhar visibilidade na internet, gerar leads qualificados, otimizar conversões do funil, criação de conteúdos, mensurar resultados, fidelizar clientes, entre diversas outras.
2. Orçamento e prazos
Apesar de ser um assunto delicado, você precisa compreender quanto o cliente está disposto a investir na sua solução e o prazo esperado para a conclusão do serviço. Esses dados são fundamentais para que você possa elaborar uma estratégia de acordo com as expectativas.
3. Público-alvo do cliente
Sem conhecer quem é o público-alvo do cliente seria muito difícil colocar em prática qualquer estratégia eficiente, não é? Por esse motivo, essa é uma das informações que precisa ficar bem clara após a elaboração do briefing.
4. Problema a ser resolvido
Uma empresa que sabe como montar um briefing entende que pode resolver um problema do seu cliente. Para isso, o primeiro passo é descobrir exatamente qual é esse problema.
5. Escopo do projeto
Um projeto pode ser pontual e ter duração de poucas semanas ou então se estender por muitos meses. O momento do briefing é ideal para deixar isso bem claro.
6. Dados sobre a situação atual
O cliente já executa ações de marketing digital? Quais são os resultados atuais? Como eles podem ser melhorados? O conhecimento sobre a situação atual é importante para que você saiba por onde começar.
7. Objeções
Busque conhecer também as objeções do seu cliente – compreendendo quais são os resultados que ele rejeitaria.
#Coleta de informações
Após feita a estruturação, podemos prosseguir com o passo a passo de como montar um briefing com a coleta de informações. Nesse momento você deve elaborar um questionário completo para obter todas as informações necessárias do seu cliente:
Propósito da empresa
- Como a empresa entrega valor ao cliente?
- Como você deseja que a sua empresa seja percebida pelo cliente?
- Quais problemas a empresa ajuda a resolver?
- Quais são as soluções oferecidas?
Objetivos do cliente
- Quais são os problemas que podemos resolver?
- Como você pensa que a sua empresa poderia alcançar melhores resultados?
- Quais são os resultados que você busca no mundo digital?
Público-alvo
- Quais são as principais características do seu cliente?
- Como você se relaciona com público?
- Quais são as principais objeções do cliente?
- Você já possui personas criadas?
Soluções oferecidas
- Quais são os seus produtos ou serviços?
- Como a sua solução se diferencia da concorrência?
- Quais são as tendências que podem afetar o seu mercado?
Canais de comunicação e vendas
- Como a sua empresa divulga os produtos ou serviços?
- Quais são os canais de comunicação mais utilizados pelo seu cliente?
- Quais foram os resultados alcançados com as ações de marketing digital que já foram desenvolvidas?
- Como o processo de vendas é estruturado?
- A empresa possui um funil de vendas definido?
Presença digital
- A empresa possui um setor de marketing digital?
- Quais ações de marketing digital foram executadas nos últimos meses?
- A empresa analisa os resultados obtidos nos canais digitais?
#Organização dos dados
Com base nas respostas do cliente, você pode organizar todos os dados para criar um documento completo com todas as informações necessárias. É com base nessas informações que você elaborará a melhor estratégia para solucionar os problemas do cliente.
#Alinhamento com o cliente
Por fim, o último passo de como criar um briefing de marketing digital é fazer um alinhamento com o cliente. Combine uma reunião para repassar todas as informações, confirmar as informações e deixar claro como você irá ajudá-lo.
Não deixe as mídias sociais de fora!
Quando falamos sobre como montar um briefing, é importante não deixar de lado as mídias sociais – que são fundamentais para uma estratégia de marketing digital. Certamente esse é um dos aspectos considerados relevantes para o seu cliente.
O conhecimento sobre as ações desenvolvidas pelo seu cliente no Facebook, Instagram ou Linkedin merecem uma atenção especial para medir a qualidade da sua presença digital. Esse pode ser um ótimo ponto de início para desenvolver novas estratégias.
Você busca consolidar o seu lugar no mercado?
A demanda por empresas especializadas em marketing digital no mercado é muito grande, não é? Por essa razão, saber exatamente como criar um briefing eficiente pode ser um grande diferencial competitivo frente aos concorrentes.
Em meio a tantas novas informações, tendências, ferramentas digitais, estratégias e atendimentos a clientes muitos empreendedores enfrentam dificuldades em colocar em prática todos os seus conhecimentos. Você já sentiu que poderia oferecer um serviço de qualidade muito superior aos seus clientes?
O Programa de Mentoria do Cara do Marketing pode ajudá-lo a transformar todo o seu conhecimento em resultados efetivos – aproveitando as principais oportunidades existentes no mercado.
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