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Se você possui uma agência de marketing digital, sabe que o mercado está cada vez mais acirrado devido às mudanças constantes que acontecem no meio digital e tecnológico. Isso torna o caminho para o crescimento mais difícil, mas não impossível!
É preciso entender que inovações chegarão o tempo todo para acrescentar mais novidades ao meio. Cabe às agências estarem atentas para se atualizarem quando necessário. Senão, facilmente ficarão atrás da concorrência.
Trabalhar com marketing e internet requer rapidez, dinamismo e atitude – três características das agências que conseguem evoluir e se destacar, além de serem fortes qualidades para qualquer empresa inserida no mundo do marketing.
Essas são apenas algumas dicas iniciais para você começar a entender tudo o que precisa fazer para a sua agência de marketing digital crescer. Ainda tem muito mais! Siga a leitura e aproveite as dicas.
5 passos para fazer sua agência de marketing digital crescer
Bom, já sabemos que o mercado está em constante transformação e que, para crescer, é preciso estar atento e aberto para essas mudanças. O primeiro passo é esse, saber que não é parado e fazendo as mesmas coisas que a evolução irá bater na porta.
Tenha em mente que você precisará ter criatividade para se adaptar mesmo com a economia em crise e agilidade para sacar as tendências do segmento. Tendo isso como base, os próximos passos serão mais fáceis. Confira:
1. Invista em Inbound Marketing para a própria agência
Pare para refletir por um momento: você aplica as soluções que dá para seus clientes na sua agência? Se a resposta for não, saiba que passou da hora de criar seu próprio planejamento com estratégias que vão melhorar seus resultados e, consequentemente, fazer sua agência de marketing digital crescer.
Os próprios clientes conseguem sentir quando a agência não dedica um tempo para o próprio marketing, o que acaba com a sua credibilidade. Agora, quando você utiliza das suas próprias estratégias, também é perceptível aos olhos dos clientes, que passam a confiar mais na sua capacidade de entregar resultados.
O Inbound Marketing, assim como o marketing digital, são ideais para criar autoridade, atrair mais clientes qualificados e vender mais. Se ainda não o fez, comece com o básico:
- Definição das personas;
- Desenho da jornada de compra percorrida pelo cliente;
- Produção de conteúdos relevantes;
- Distribuição dos conteúdos nos canais escolhidos (blog, redes sociais, e-mail, etc)
Essa é a etapa inicial para começar a pensar em outras ações que irão complementar sua estratégia e ajudar você a atingir suas metas. Dedique um tempo específico semanal para isso, ou uma equipe separada somente para esta função.
2. Descubra o seu posicionamento e torne-se referência no assunto
Ter um posicionamento claro sobre o serviço que você oferta e como você os oferece é fundamental para que seus possíveis clientes entendam o seu negócio. Também é importante para definir suas personas e escolher os assuntos dos conteúdos que serão distribuídos.
Se você já possui um posicionamento, mas ele não é forte o suficiente, não tenha medo de modificá-lo. O importante é encontrar a proposta de serviço ideal, que faça com que o cliente entenda, se interesse e queira saber mais sobre sua agência.
Assim que tiver seu posicionamento, utilize-o para criar conteúdos com assuntos relacionados a ele. Dessa forma, os consumidores e possíveis clientes verão que você sabe o que fala e o que faz, melhorando a imagem da sua agência.
3. Seja constante na entrega dos conteúdos
De nada adianta criar conteúdos de qualidade se você não o faz com constância. Outras empresas podem ser mais rápidas e acabar atraindo clientes que poderiam ser seus.
Inicialmente, é necessário dispor de tempo e investimento para a produção dos conteúdos. Nesse primeiro momento, vai parecer que você está gastando tempo e dinheiro sem ver muito retorno, mas esse é o segredo: não pare, os resultados virão se você manter o ritmo de produção. Com o passar do tempo você poderá diminuir a força.
4. Crie materiais personalizados para as necessidades da sua persona
Para diferenciar a sua entrega de conteúdos e poder conquistar ainda mais seu cliente, é interessante pensar em diferentes formatos de materiais. E para saber quais são as melhores escolhas, a dica é analisar as dores e necessidades da sua persona.
Por exemplo, se você possui clientes que não têm tempo para ler um longo artigo de blog, invista em conteúdos menores para redes sociais ou em um podcast. E-books, vídeos e entrevistas também são bacanas para diferenciar a sua entrega e manter o público informado e atento.
Pesquise por referências, estude a concorrência e invista nesses materiais mais ricos. Se você não possui uma equipe qualificada para realizá-los com qualidade, procure por agências ou profissionais parceiros que possam ajudá-lo nisso. Investir em material de qualidade é garantia de retorno para seu negócio.
5. Meça os resultados da sua estratégia
Para saber se seus esforços em marketing estão dando certo, é fundamental medir os resultados. E para além disso, saber quais foram as falhas e aprender com os erros para melhorar ainda mais a sua estratégia.
Essa etapa é tão importante quanto as outras, pois permite que você conheça ainda mais seus clientes e a forma como eles interagem com seus conteúdos. Medir os resultados de cada canal deve ser a última (e crucial) etapa do seu planejamento de comunicação.
O feedback é essencial e ajuda a desenvolver melhor as suas ações. Você saberá quais são os melhores canais para cada tipo de persona e, assim, direcionar esforços para o que dá mais resultado.
Para sua agência de marketing digital crescer, movimente-se!
Se você chegou até aqui, é porque realmente tem interesse em fazer mudanças e colocar a mão na massa! Saiba que toda dedicação já coloca você no caminho do crescimento, o importante é estar aberto para isso.
Colocando em prática os passos que você aprendeu aqui e fazendo com que toda a sua equipe foque na meta de evoluir, é certo que melhores resultados começarão a surgir.
Para ajudar você nesse processo, existem profissionais que podem acompanhar suas decisões e guiá-lo para garantir que tudo dará certo. Participe do Programa de Mentoria do Cara do Marketing e tenha certeza sobre seus passos!
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