Estimated reading time: 20 minute(s)
Você já ouviu falar do Censo Agências 2023? Trata-se de uma pesquisa criada pela Operand, uma empresa desenvolvedora de software de gestão de projetos. O estudo foi criado com o objetivo de ajudar agências de publicidade e marketing, além de profissionais da área criativa, com dados e informações reais sobre o mercado.
Uma das melhores formas de tomar decisões em uma agência, sejam elas para projetos de clientes, seja para a própria gestão do negócio, é basear as escolhas em dados concretos, construídos a partir de respostas reais de profissionais do setor.
Assim é o Censo Agências, um estudo de mercado que já está em sua décima edição, e que convida gestores de agências de todo o Brasil para participar e agregar conhecimento à pesquisa.
Segundo a própria pesquisa, trata-se de “um raio-x do mercado nacional”. É uma ótima maneira de entender a evolução do setor publicitário e as tendências que surgem ano a ano. E o melhor é que todos os anos a pesquisa é atualizada e revisada, para estar de acordo com a atualidade.
Se você sempre quis ter dados de alta qualidade para basear suas decisões e estratégias, essa é uma grande oportunidade. Pessoalmente, utilizo no meu dia a dia para enriquecer o conhecimento e ter uma noção apurada do setor.
Confira a seguir mais informações sobre o estudo e entenda porque ele é tão importante na hora de mudar o jogo da sua agência!
O que é o estudo Censo Agências?
Para que você entenda o que exatamente é o estudo Censo Agências, vou explicar: como mostrei acima, é uma pesquisa realizada pela empresa Operand, com intuito de ser uma fonte de dados sobre gestão de agências, tanto de publicidade quanto de marketing.
Seu início foi em 2014, e desde lá vem trazendo informações sobre gestão interna, gestão de pessoas, relacionamento e atendimento ao cliente, e perspectivas para o futuro do setor.
Além dessas informações, também constam relatos e dicas de gestores das empresas respondentes. Eles apresentam comentários após cada sessão de gráficos, exemplificando os dados e oferecendo insights para cada assunto.
Dessa forma, as agências podem visualizar o real cenário do mercado atual, assim como cases de sucesso dessas empresas participantes, práticas utilizadas e desafios enfrentados. Todos esses dados e conhecimentos servem, por sua vez, como uma base de alta qualidade para planejamentos, campanhas e estratégias em geral.
O que encontro no estudo?
A maioria das agências realiza, a cada ano, uma análise de tudo o que foi produzido e planejado, além dos resultados obtidos dessas ações. Isso ajuda a gestão e as equipes criativas a entender o que deu certo e o que não cabe mais. Essa prática é muito importante para garantir novos aprendizados e evoluir a empresa.
Nesses momentos, é possível aproveitar os indicadores apresentados na pesquisa Censo Agências 2023. Esse tipo de informação é o que norteia muitas estratégias de sucesso, porque são dados atualizados e verdadeiros do setor. Utilizá-los dará mais segurança na hora de criar novas estratégias.
Se você sempre buscou oportunidades de evoluir o trabalho da sua equipe, repensar planejamentos e conquistar novas metas, essa é a melhor forma de começar. A partir dos indicadores apresentados, é possível mudar inúmeras coisas na sua agência.
Veja quais indicadores você encontra no estudo:
- Perfil das agências: dados variados sobre o perfil de gestor de agências.
- Gestão interna: indicadores sobre tudo que envolve a gestão interna de uma agência, assim como os desafios em comum e dicas de melhorias.
- Gestão de pessoas e salários: dados e indicadores sobre gerenciamento dos times, como salários, home office e outros.
- Gestão de relacionamento com o cliente: dados sobre a relação com os clientes, como tipos de contrato, ações mais eficazes e demais informações.
- Perspectivas e mercado: dados sobre o mercado atual, as tendências para os próximos anos e futuro do setor.
Todos esses indicadores são acompanhados de comentários dos respondentes da pesquisa, que dão dicas e fazem análises dos gráficos apresentados. Eles ainda relacionam as informações entre os anos, indicando o que mudou, o que melhorou e o que decaiu.
Além de todas essas informações, as empresas e gestores que participam da pesquisa possuem acesso a números mais completos e recursos mais avançados de pesquisa, como a plataforma que permite realizar cruzamentos de dados.
Todas as pessoas que estão em cargos de liderança ou gerência em uma agência de publicidade, comunicação ou marketing, podem participar gratuitamente, é só acessar o site censoagencias.com.br e seguir os passos.
Qual a importância do estudo Censo Agências 2023?
Por fim, você já deve ter entendido o que é o Censo Agências 2023 e como os indicadores e comentários podem ser úteis para o crescimento da sua empresa. Agora vamos repassar qual a real importância do estudo para quem deseja evoluir sua agência.
Primeiramente, sempre que sua equipe precisar realizar um planejamento estratégico, seja para a própria agência, seja para os clientes, a pesquisa é um material rico de informações confiáveis e métodos eficientes para se inspirar e colocar em prática.
Tudo ali é um insumo para construir campanhas, planejamentos e demais necessidades de uma agência. O benefício maior é que suas ações terão muito mais assertividade e eficiência, porque a estratégia foi pensada em cima de dados reais.
Um dos maiores focos da pesquisa também é a gestão do negócio, os desafios que a maioria dos empresários e gestores enfrentam em uma agência e quais os caminhos percorridos por eles a fim de reverter dificuldades. Como as outras empresas estão reagindo aos problemas que surgem? O que podemos esperar dos próximos anos?
Essas perguntas são respondidas ao longo da pesquisa, com insights valiosos sobre o mercado, a performance das agências brasileiras e as tendências mais importantes relacionadas ao setor.
Portanto, se você é dono ou gestor de uma agência e precisa de dados verdadeiros sobre o mercado publicitário e de marketing, o Censo Agências é sua fonte mais importante de informações. Tenha todos os anos parâmetros para ajudar sua equipe a tomar decisões e criar estratégias de alta qualidade e eficiência, e consiga virar o jogo da sua agência!
Quem realiza o Censo Agências 2023?
Como expliquei no início do artigo, é a empresa Operand a responsável por criar o estudo e continuar a pesquisa anualmente, atualizando todas as informações para fornecer dados sempre atualizados.
A Operand é uma empresa desenvolvedora de softwares de gestão de projetos, que tem o objetivo maior de ajudar equipes criativas de todo Brasil com mais praticidade e organização, através de suas soluções inovadoras e pensadas para o setor.
Já o estudo em si, nasceu com a intenção de ajudar todas as agências, seja de publicidade ou marketing, assim como profissionais freelancers da área, com dados reais do mercado.
Onde consigo acessar o estudo?
Se você deseja participar do estudo para obter informações ainda mais completas, não deixe de se inscrever para receber, todos os anos, dados atualizados para suas estratégias. Lembre-se que o período para responder o questionário abre sempre no segundo semestre do ano.
É só clicar aqui para acessar o estudo, saber como participar e obter demais informações que precisar.
Se você achou esse conteúdo útil, não deixe de continuar acompanhando meu blog para mais dicas como essa! Clique aqui e continue navegando.