O Cara do Marketing

Aprenda como incluir o Twitter na sua estratégia de marketing

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Você ainda não incluiu o Twitter na sua estratégia de marketing? Pois saiba que está perdendo muitas oportunidades. Esta mídia social dinâmica é um ótimo canal para distribuir conteúdo e para estabelecer uma comunicação eficiente com os clientes.

Em 2014 a mídia social teve uma pequena queda, mas iniciou 2015 com resultados muito mais promissores, conquistando, no primeiro trimestre, o mesmo índice de crescimento do Instagram e agora está com 302 milhões de usuários.

Além disto, o Twitter continua ativo e desenvolvendo muitas soluções e alternativas que estão tornando o sistema ainda mais moderno e adaptado ao novo perfil dos clientes.

Uma das grandes novidades é o Periscope, um aplicativo que permite o compartilhamento de streaming de vídeo em tempo real na conta do Twitter, compartilhando as filmagens em modo público ou privado. Um recurso que pode revoluciona as vendas e também os atendimentos de empresas.

Twitter como SAC

twitter-como-sac-o-cara-do-marketingUma das alternativas estratégicas de uso do Twitter é a utilização como plataforma de SAC. Grandes empresas já investem nesta tática há muito tempo e têm conquistado muito progresso.  Por isto, fique atento a bons exemplos de cases como:

Parceria Netflix, Itaú, Ponto Frio, Mc Donald’s e Coca-Cola

Quando questionados por um cliente sobre qual o melhor atendimento SAC, ao invés de estimularem uma concorrência desenfreada, eles se uniram e criaram respostas criativas e bem humoradas, que rendeu resultados ainda mais positivos para todos os lados.

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Prontidão e dedicação da OPPA

A marca, em 2014 deu um dos maiores exemplos de dedicação em atender e resolver os problemas de clientes insatisfeitos. Diante de uma reclamação com grande repercussão, devido uma entrega não realizada, em resposta, o próprio CEO da empresa visitou a cliente e fez a entrega tão esperada.

Criatividade para lidar com crises como a Oi

Além dos benefícios, as redes sociais como o Twitter também são espaços que atraem reclamações. Quando passar por este tipo de situação, sugerimos que você se inspire no atendimento feito pela Oi, em resposta a uma reclamação do cliente que enfrentava problemas com a internet e não conseguia ouvir sua músca da Lady Gaga.

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Como usar o Twitter estrategicamente em sua empresa?

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  • Comece pela aparência! – O layout é o ponto de partida, que muitos não dão tanta importância. Não cometa este erro! Dedique uma parte do tempo para personalizar seu perfil e dar a ele a cara da sua empresa, elaborando uma capa e um plano de fundo aliados à identidade visual da sua marca. Esta dedicação permitirá que seu cliente reconheça sua marca e a veja como uma referência de profissionalismo.
  • Organize seus contatos – Você pode montar segmentações para classificar seu público, separando-os por interesses ou assunto, assim, sempre que for preciso monitora-los ou acompanhar seus interesses, será muito mais fácil.
  • Avalie o uso de RT – O famoso Retweet (RT) é uma ótima opção para criar conexões com perfis de interesse para o desenvolvimento da sua marca. No seu plano de distribuição de conteúdo você pode compartilhar tweets de formadores de opinião e de parceiros, aumentando assim o alcance das suas publicações. Só fique atento para sempre compartilhar informações úteis e relevantes para o seu público.
  • Fique atento às DM – As Direct Messages, ou mensagens diretas, em português, podem ser canais de comunicação muito úteis. Se sua empresa decidir realizar atendimento pelo Twitter, fique atento à dinâmica de respostas, para não deixar seus clientes frustrados.

Sempre que perceber alguma situação de risco, como reclamação sobre seu produto, serviço ou atendimento, por exemplo, também use este canal para se comunicar com os clientes e resolver dúvidas e reclamações amigavelmente.

Outra dica importante, é usar este espaço para agradecer clientes, parceiros ou demais colaboradores que tenham ajudado a sua marca ou contribuído de algum modo, dentro do twitter, estabelecendo um vínculo direto e permitindo a construção de um relacionamento.

  • Personalize suas URLs – Como o espaço de 140 caracteres é muito curto, você pode e deve usa-lo para indicar o caminho para seus clientes. Após uma deixa sobre o assunto, indique uma url de acesso para seu conteúdo, mas prefira sempre usar urls personalizadas que indiquem o nome da sua empresa / marca.Você pode personaliza-la usando serviços como o oferecido pelo “bit.ly”, por exemplo, tanto para compactar seu endereço, como para deixa-lo com a cara da sua marca.Lembre-se que nem sempre a personalização da url precisa ser o nome da sua marca, você pode, por exemplo, identificar uma campanha, um produto ou uma promoção. Se tiver uma loja virtual, por exemplo, pode usar modelos.Exemplo: Bit.ly/ofertadodia ou bit.ly/promoção
  • Use hashtagas – Esta regra é uma das mais básicas, mas não podemos deixar de falar nela. O uso de hastags é primordial, pois ajudam a divulgar o seu negócio e permitem a localização mais fácil para quem possui interesse nesses temas. Confira dicas para usar o poder das hashtags a seu favor. Para usar as marcações certas, sempre faça uma seleção dos temas e use ferramentas para identificação, algumas opções para isto são: Ritetag ou Tagboard.

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Dica Bônus: 

Confira no infográfico abaixo um pequeno resumo do que fazer e o que não fazer no twitter via Carolina Lima (@CadyWitter) 😀

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