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Como um usuário, o Google parece simples: você digita uma pesquisa e, milissegundos depois, uma variedade de sites aparece para responder sua pergunta. Porém, como empresa, garantir que seu site consiga aparecer no Google não é tão simples assim – especialmente se você busca um posicionamento na primeira página.
Mas o quão importante é aparecer no Google? Será que realmente vale a pena empregar esforços para isso?
No fundo, você sabe que sim.
Em 2019, foi realizada uma média de 77.440 mil pesquisas por segundo e mais de 3,5 bilhões de buscas no Google em apenas 1 dia – segundo dados do Internet Live Stats. E certamente centenas dessas pesquisas foram feitas por potenciais clientes da sua empresa. Quer uma vitrine maior que essa?
Quer entender melhor sobre a importância de aparecer no Google e descobrir como colocar isso em prática? Confira neste artigo.
A importância de aparecer no Google
Google aumenta o alcance do cliente
No passado, encontrar clientes era um trabalho muito difícil e custava muito dinheiro – exigia horas intermináveis pesquisas, ligações, anúncios e outras ações que não entregavam resultados consistentes.
Na era da internet, essa realidade mudou drasticamente. Ao aparecer no Google, sua empresa pode ser encontrada por consumidores em potencial, ganhar destaque local e/ou estender seu alcance com anúncios que podem ser vistos no mundo todo.
Impulsione as vendas online e offline
Já se foi o tempo em que as empresas tinham de buscar clientes sem parar. Os papéis se inverteram e os clientes estão buscando proativamente os produtos que desejam. No entanto, só porque o cliente está caminhando direto para a porta da empresa, isso não significa que seu trabalho está concluído. Cabe a você entender como o cliente está pesquisando e se engajando com sua marca.
Ao aprender como conquistar o Google, as empresas ganham uma oportunidade de crescimento online e offline. As empresas estão diversificando e alcançando novos mercados, oferecendo seus produtos e serviços online. E para aquelas empresas que não estão vendendo online, elas estão aumentando seu crescimento offline, interagindo melhor com os clientes.
Os consumidores têm novos hábitos de compra
O processo de compra agora é mais longo e muito mais complicado – envolvendo muitos canais, meios e intermediários. O Google não é o princípio e o fim de todos os negócios, é apenas mais um canal para escolher.
Agora que os consumidores podem comprar um produto em qualquer lugar, a qualquer hora, sua empresa precisa estar presente em todos os lugares, o tempo todo. Isso requer engajamento por meio de mídia social, construção de marca por meio do site, publicidade online, entre outras ações.
Porém, não temos como negar: o Google é aquele canal que acompanha as pessoas o tempo todo – seja em casa ou no trabalho, no computador ou no smartphone. Por isso, deve ser entendido e usado corretamente para garantir o máximo impacto.
Construção de autoridade da marca
Conforme sua empresa começa a aparecer no Google em pesquisas relacionadas ao seu negócio, os consumidores começam a enxergar sua marca como uma referência no mercado. Quanto mais visibilidade você tem e melhores são as interações com o público, maior se torna sua autoridade no mercado.
Como garantir que sua empresa apareça no Google?
Quando falamos sobre aparecer no Google, precisamos considerar as três formas de colocar isso em prática:
- Google Meu Negócio
- Busca orgânica
- Google Ads
Vamos entender melhor cada uma delas?
Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio permite que você crie uma ficha de empresa no Google. Ele garante que você forneça as informações necessárias aos clientes para visitar seu site ou loja, entrar em contato com sua empresa ou fazer uma compra.
Com o Google Meu Negócio é possível:
- Atualizar o perfil da sua empresa a qualquer momento. Basta fazer o download do aplicativo Google Meu Negócio e agora você pode editar seu perfil em qualquer lugar.
- Mostrar seus produtos e serviços por meio de recursos visuais. Forneça várias fotos e vídeos envolventes de suas ofertas para atrair os usuários.
- Atrair o interesse do cliente, incentivando-os a escrever comentários. As empresas com comentários positivos em seus perfis podem se beneficiar de taxas de cliques e de conversão mais altas.
- Compartilhar as últimas novidades e ofertas de sua empresa por meio de textos, fotos ou vídeos.
Busca orgânica
Sempre que você digita uma busca no Google, a lista de links que aparecem abaixo dos anúncios são conhecidos como “resultados orgânicos”. Eles aparecem puramente com base na qualidade e no conteúdo da página.
O tráfego proveniente de pessoas que encontram seus links entre esses resultados é classificado como tráfego de “busca orgânica” ou apenas tráfego orgânico.
O tráfego orgânico é amplamente considerado a fonte de tráfego mais valiosa por vários motivos:
- O Google é muito específico quanto às suas classificações e a classificação nos cinco primeiros resultados para uma palavra-chave indica que o seu conteúdo é de alta qualidade.
- Subir no ranking é difícil e leva tempo, mas uma vez lá, você pode colher os benefícios por um longo tempo.
- Os resultados da primeira página do Google recebem 92% de todo o tráfego de pesquisa do Google.
- 33% dos cliques de resultados de pesquisa orgânica vão para a primeira listagem no Google.
A desvantagem da pesquisa orgânica é que leva tempo para ser indexado e realmente começar a gerar tráfego a partir dessa origem. Por isso, é fundamental traçar uma boa estratégia de SEO – que são práticas que otimizam o seu site para os mecanismos de busca.
Google Ads
As contas de pesquisa paga são aquelas que as empresas pagam para aparecer no topo dos resultados de pesquisa (acima daquelas que ganharam seus lugares na página um organicamente).
Apesar da pequena caixa amarela ao lado do título “anúncio”, muitos consumidores não sabem que se trata de anúncios. Os anúncios parecem nativos e se encaixam perfeitamente nos resultados para serem menos invasivos.
Por esses motivos, a pesquisa paga se tornou mais popular nos últimos anos, à medida que a pesquisa orgânica se tornou mais competitiva. Em vez de ter que esperar pacientemente para que seu SEO cresça, você pode pagar pela chance de ser visto na página um do Google imediatamente.
Consolide a presença digital da sua marca!
Você gostou das dicas para aparecer no Google? Garantindo um bom posicionamento nas buscas feitas pelo seu público, será mais fácil gerar um ótimo volume de tráfego qualificado.
Esse é o primeiro passo para consolidar a presença digital da sua marca e iniciar uma verdadeira máquina de vendas. Ao explorar outras ações de marketing digital, você pode gerar leads e fazer sua nutrição até convertê-los em bons clientes.
A grande dúvida de muitos empresários é como coordenar todas essas ações digitais: Google, redes sociais, geração de leads, e-mail marketing, anúncios, entre outras. É para ajudá-lo a encontrar a direção correta que criei o Programa de Mentoria do Cara do Marketing.
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