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Transformar seguidores em clientes é uma das maiores preocupações das empresas no mundo digital. Depois de conquistar milhares de seguidores em suas mídias sociais, pode ser muito frustrante não notar um crescimento nos resultados de vendas, não é?
Apesar de ser muito importante conseguir atrair um bom número de seguidores e gerar engajamento nas mídias sociais, o que realmente importa são os resultados de vendas. Ou seja, é preciso conduzir esses seguidores ao momento da compra de seus produtos.
Existem diversas técnicas e estratégias com foco em transformar seguidores em clientes. Ao longo deste artigo veremos como você pode colocar isso em prática no seu negócio.
O número de seguidores não é um indicativo de sucesso!
Você já ouviu falar sobre as métricas de vaidade? Esse é um termo que se refere aos números que servem apenas para inflar o ego – sem realmente contribuir efetivamente para a geração de oportunidades de negócio.
Ter 500 mil seguidores no Instagram não tem utilidade alguma quando essas pessoas não possuem real interesse no seu negócio. Por outro lado, talvez ter 5 mil seguidores fiéis que consomem os seus produtos e geram engajamento pode proporcionar resultados muito superiores.
Se você busca resultados efetivos, precisa deixar de lado essa métrica de vaidade e reunir esforços para transformar seguidores em clientes. No fim das contas, o objetivo da sua empresa é maximizar a lucratividade, não é mesmo?
Os seguidores na jornada de compra
O primeiro passo para transformar seguidores em clientes é criar uma visão de como esses seguidores estão inseridos na sua jornada de compra do cliente – que é composta pelas seguintes etapas:
- Aprendizado e descoberta
- Interesse
- Consideração de compra
- Decisão de compra
- Retenção e fidelização
Note que você pode ter seguidores em qualquer uma dessas etapas. Enquanto algumas pessoas começaram a seguir a sua página hoje e ainda estão descobrindo que possuem um problema, outros usuários já são clientes fiéis e acompanham todas as suas publicações.
Porém, quando falamos sobre transformar seguidores em clientes precisamos entender que grande parte desses seguidores estão concentrados na etapa de aprendizado e descoberta. Ou seja, é necessário fazer esforços para conduzi-los ao longo de toda a jornada de compra do cliente.
Como transformar seguidores em clientes?
Uma empresa que realiza abordagens de venda constantes para usuários que ainda não estão preparados dificilmente conseguirá bons resultados. Por outro lado, continuar publicando somente conteúdos para atrair mais seguidores não será a solução para esses problemas.
A dúvida que fica é: como agir para transformar seguidores em clientes? Separei algumas dicas que podem ajudá-lo nesse momento:
Mantenha uma presença digital consistente
Imagine que você reúna milhares de seguidores nas suas páginas mas não mantenha uma regularidade nas postagens. Ao publicar uma vez por mês, é muito difícil que você consiga construir um bom relacionamento com esse público.
Portanto, é fundamental manter uma presença digital consistente e uma frequência nas postagens. O objetivo deve ser inserir a sua marca na vida dos seguidores – fazendo com que você seja lembrado constantemente. Essa visão positiva sobre a sua empresa faz toda a diferença para fechar mais vendas.
Reconheça as características do seu negócio
Uma loja virtual que comercializa camisetas consegue transformar seguidores em clientes em poucos minutos. Trata-se de um produto de baixo valor que pode ser adquirido por pessoas que acabaram de conhecer a empresa, certo?
Trata-se de uma realidade muito diferente de uma empresa que fornece um software completo de gestão – exigindo um investimento muito maior e atingindo um nicho de público bem específico. Nesse caso, dificilmente uma decisão de compra será tomada logo no primeiro contato com a marca.
Portanto, é muito importante reconhecer as características do seu negócio para entender quais ações são mais efetivas. Uma loja de camisetas não precisa ter uma preocupação tão grande em criar materiais ricos para coletar os dados dos leads e nutrir ao longo de várias semanas. É mais vantajoso simplesmente publicar conteúdo que gerem engajamento e conduzam para o seu e-commerce.
Já uma empresa que possui uma jornada de compra mais complexa precisa compreender isso e ajudar as suas ações nas mídias sociais. Tentar levar insistentemente os usuários ao momento da compra sem que eles estejam preparados pode ser um tiro no pé.
Gere engajamento
De nada adianta ter milhares de seguidores se eles não interagem com a sua empresa, não é? Procure fazer publicações que realmente gerem engajamento – movimentando a página e estimulando a criação de bons relacionamentos.
Invista na geração de leads
Se você um modelo de negócio em que dificilmente os seguidores tomarão uma decisão de compra logo nos primeiros contatos, então precisa investir na geração de leads. Essa é uma ótima forma de colocar em prática uma estratégia que vai muito além das mídias sociais.
Você pode utilizar as postagens nas mídias sociais para criar uma lista de e-mails ou então uma lista de contatos no Whatsapp. A partir disso, torna-se possível estreitar o relacionamento e conduzir os usuários pela jornada de compra – aumentando a eficiência em transformar seguidores em clientes.
Não subestime seus CTAs
As CTAs (chamadas para ação) exercem um papel de grande importância para transformar seguidores em clientes. Seja para incentivar um compartilhamento, o download de um e-book ou uma compra, essas chamadas fazem a diferença para conduzir um usuário a realizar uma ação.
Integração das mídias sociais no Inbound Marketing
Conforme acabamos de ver, em muitos casos é preciso explorar ações que vão além das mídias sociais para transformar seguidores em clientes. Ou seja, você pode integrar todas as suas ações no mundo digital para alcançar os resultados pretendidos.
Uma ótima forma de potencializar os seus resultados é aplicar as estratégias de Inbound Marketing para criar bons relacionamentos com o público e convertê-los em clientes. É possível integrar todos os canais de comunicação para criar uma verdadeira máquina de vendas.
Você busca consolidar a presença digital do seu negócio?
Transformar seguidores em clientes é uma rotina muito importante para os resultados alcançados pelo seu negócio. Porém, essa é apenas uma das inúmeras atividades que devem ser desenvolvidas para alcançar o sucesso no mundo digital.
Além das estratégias envolvendo mídias sociais é preciso coordenar ações no site da empresa, blog corporativo, e-mail marketing, mídias pagas, SEO, entre várias outras. É a coerência entre todas essas ações que proporciona resultados efetivos.
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