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Você já está por dentro das principais tendências do marketing digital para 2019? Após um ano inteiro de atividades intensas, a mudança do ano significa uma oportunidade para reavaliar as ações desenvolvidas pela sua empresa e se atualizar.
Assim como o marketing digital conquistou uma grande importância em pouco tempo, as suas mudanças também surgem dessa mesma forma: intensas e ágeis. As empresas que buscam sucesso no mundo digital precisam estar sempre atentas às novidades que surgem.
O objetivo de qualquer negócio é conseguir colocar as suas atividades em prática com efetividade, praticidade e baixos custos. Dentro do marketing digital isso não é diferente. As novas tendências aproximam as empresas de todos esses objetivos.
Está curioso para saber quais são as principais tendências do marketing digital para 2019? Então acompanhe neste artigo.
A sua empresa está acompanhando o mercado?
Em meio às atividades desenvolvidas diariamente, pode ser complicado manter-se sempre atualizado, não é? Porém, um empresário que não tira um tempo para se atualizar e fazer novos planejamentos pode ser deixado para trás pelas suas concorrentes.
Imagine uma empresa que não atualizou o seu site para ser responsivo em dispositivos móveis. Apesar de parecer apenas um detalhe, isso pode fazer toda a diferença para entregar uma boa experiência aos visitantes e melhorar o ranqueamento no Google.
Da mesma forma, é possível explorar ferramentas de automação da análise de dados para obter informações cada vez mais precisas. São nesses pequenos ganhos que uma empresa consegue potencializar os seus resultados na internet.
7 tendências do marketing digital para 2019
Mas então, quais são as principais tendências do marketing digital que você precisa ficar atento em 2019? Separei aquelas que merecem a sua atenção para que você possa potencializar a presença digital do seu negócio:
1. Crescimento dos vídeos
Os conteúdos em formato de vídeo já são muito populares entre o público, mas a tendência é que tenham um crescimento ainda maior em 2019. Trata-se de uma ótima forma de ganhar visibilidade e gerar engajamento do público.
Além de entregar uma boa experiência aos visitantes, os conteúdos em vídeo também são beneficiados pelos algoritmos de busca. Isso acontece porque os vídeos fazem com que os usuários permaneçam mais tempo em uma página.
Outro indicativo que leva ao crescimento dos conteúdos em vídeo é a popularização de novas plataformas de vídeo – como o IGTV, que foi lançado pelo Instagram em 2018. Por conta disso tudo, a tendência é que as empresas passem a adaptar parte dos seus conteúdos para vídeo.
2. Busca por voz
A tecnologia de busca por voz já está presente nos smartphones há alguns anos, mas somente em 2018 ocorreu a sua popularização. É cada vez maior o número de usuários que exploram essa funcionalidade para tornar a navegação mais prática.
Na prática, isso pode gerar algumas mudanças no uso de palavras-chave e técnicas de SEO. É preciso considerar que os termos buscados se aproximam mais do jeito como as pessoas falam, e não palavras-chaves digitadas.
3. Maior integração das mídias sociais
As mídias sociais são velhas conhecidas das empresas que exploram o marketing digital. Porém, o papel dessas plataformas muda constantemente com a incorporação de novas funcionalidades.
Além do crescimento constante do uso do Instagram e Facebook, as novas funcionalidades permitem que as empresas integrem diversos canais de comunicação e entreguem experiências cada vez melhores. Um ótimo exemplo disso é a possibilidade de configurar respostas automáticas no chat do Facebook.
4. Consolidação dos chatbots
Acabamos de falar sobre a incorporação dos chatbots no chat do Facebook, mas essa tecnologia também está presente em diversos outros canais de comunicação. A automação da comunicação com o público está entre as grandes tendências do marketing digital para 2019.
A inteligência artificial está cada vez mais precisa. Por conta disso, as respostas dadas aos clientes são cada vez mais eficientes e próximas de uma comunicação humana. Com chatbots bem configurados, torna-se possível melhorar consideravelmente a eficiência do atendimento ao público.
5. Mobile marketing
O uso de dispositivos móveis para navegar na internet cresce ano após ano. Essa é uma das tendências do marketing digital para 2019 que merece atenção para que as suas ações na internet produzam o efeito esperado.
Possuir um site responsivo para que seja acessado através de qualquer dispositivo móvel se tornou uma necessidade. Além disso, é possível direcionar ações apenas para o mobile e investir em aplicativos – que aproximam ainda mais a sua marca do cliente.
6. Big Data
Nunca foi possível coletar e analisar dados tão rapidamente quanto hoje em dia. A evolução tecnológica permitiu a automação dessas rotinas – gerando o fácil acesso a informações de qualidade em tempo real.
Isso significa que você tem acesso a uma infinidade de informações sobre as suas ações de marketing digital para avaliar o desempenho e proporcionar melhorias. O comportamento do seu cliente pode ser compreendido facilmente e as ações desenvolvidas se tornam certeiras.
Em poucos cliques você pode descobrir a origem do tráfego do seu site, as principais páginas acessadas, a taxa de rejeição, os links mais clicados, entre inúmeras outras informações. Existe um grande mundo de dados que pode ser explorado durante 2019.
7. Canais de informação próprios
Falamos anteriormente sobre o crescimento dos conteúdos em vídeo, certo? Porém, os blogposts seguem sendo uma das tendências do marketing digital para 2019. A diferença está na estratégia por trás desses conteúdos.
As pessoas têm fácil acesso à informação e podem escolher como desejam consumir conteúdos, certo? Isso significa que você não precisa estar presente nos grandes veículos de notícias para ser notado. Você pode se tornar o principal canal de informações do seu público.
Muitas empresas já conseguem alcançar resultados incríveis dessa forma. Ao produzir conteúdos que educam o seu público e se tornar uma referência no assunto, a sua marca se torna uma grande autoridade no mercado – potencializando os resultados de vendas.
Inbound Marketing: o pilar das ações digitais
Todas as tendências do marketing digital para 2019 que acabamos de ver podem ser incorporadas à sua estratégia para potencializar os resultados da sua empresa. Basta fazer adaptações de acordo com as características do seu negócio.
Porém, é preciso recordar que o Inbound Marketing é uma estratégia que serve como base para todas essas inovações no mundo digital. É fundamental que a sua empresa continue buscando a atração, conversão, fechamento e fidelização dos clientes.
Está pronto para um 2019 de sucesso?
E então, você está pronto para iniciar um ano novo repleto de sucessos para o seu negócio? Acompanhando as principais tendências do marketing digital para 2019 fica mais fácil encontrar os melhores caminhos para bons resultados.
O marketing digital é uma estratégia com inúmeras possibilidades que precisam ser testadas. Quanto mais eficientes forem as ações colocadas em prática, melhores são os resultados conquistados no mundo digital.
Porém, muitos empresários sentem que não conseguem explorar ao máximo essa estratégia. Com soluções muito atrativas e um mercado promissor, por que os resultados demoram a aparecer?
Foi pensando nessa dificuldade vivida pelos empresários que criei o Programa de Mentoria do Cara do Marketing. A finalidade desse programa é guiá-lo pelos melhores caminhos no mundo digital – permitindo que você consiga aproveitar todas as oportunidades da internet.
Você deseja aplicar as tendências do marketing digital para 2019 na prática? Nós podemos trabalhar juntos para alcançar o sucesso do seu negócio. Faça a sua inscrição no Programa de Mentoria do Cara do Marketing!