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Há diversas novas tecnologias, canais de divulgação e de relacionamento e mudanças no comportamento do consumidor. Tudo isso tem impulsionado o marketing digital e estimulado a reinvenção e a renovação afim de atender às novas exigências de mercado. Algumas previsões apontam de que, nos próximos cinco anos, os setores de vendas e de marketing estarão extintos!
O marketing digital sofreu uma transformação significativa nos últimos anos, e o avanço rápido das tecnologias aponta novos caminhos e tendências de marketing para 2017. São novas oportunidades (e necessidades!) para as empresas trabalharem indo além dos canais tradicionais.
Separei algumas das principais tendências para 2017 e fiz questão de mostrar como podem mudar o marketing digital!
04 tendências de marketing digital para 2017 que você precisa conhecer
#1 Marcas usando e abusando da realidade virtual
Neste ano, pudemos conferir as primeiras impressões do público sobre os dispositivos exclusivos de realidade virtual como o Oculus Rift (empresa comprada pelo Facebook por US$ 2 bilhões), o HTC Vive e até mesmo adaptação em dispositivos móveis por meio do Google Cardboard ou do Samsung Gear VR.
Um dos pilares do marketing é a personalização. Por isso, grandes empresas como a Volvo e a HBO utilizaram a realidade virtual para imergir seus consumidores e envolvê-los como nunca. A crescente adoção da realidade virtual em 2017 vai deixar consequências no marketing digital. No meu posto de viciado em tecnologia, estou bem curioso.
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#2 Geolocalização bombando
Utilizar tecnologias e a geolocalização para atrair o público para a loja física ou para ponto de venda é uma das grandes apostas para 2017. A tecnologia RFID é um bom exemplo. Consiste em um pequeno dispositivo de radiofrequência via chip, podendo ser aplicado em pulseiras, cartões e aplicativos, oferecendo formas novas do público interagir, compartilhar experiências online e se envolver com a marca.
Já os iBeacons são pequenos transmissores de baixo custo que detectam dispositivos via bluetooth, podendo ser hospedados em mostruários, entradas de lojas e em áreas de merchandising. A rede americana de varejo Macy’s investiu pesadamente na tecnologia de beacons e na integração com seu aplicativo de compras, recompensando os consumidores que o utilizam em loja com ofertas exclusivas.
As ações em localização vão além do ponto de venda. Por meio da tecnologia de geolocalização podemos ir além das barreiras geográficas e realizar ações de marketing digital que considerem a localização do nosso público em tempo real para serem mais engajadoras e gerarem mais vendas.
#3 Inteligência artificial no dia a dia
Com o crescente do Whatsapp e do Messenger cresce também a tendência em automatizar o processo de atendimento através de chatbots (robôs de conversação) programados para atenderem uma demanda simulando a conversa com o cliente.
O passo seguinte dessa tendência é aperfeiçoar a tecnologia de inteligência artificial, fazendo com que cada vez mais clientes interajam com chat bots para conseguirem o produto ou serviço que procuram de maneira descomplicada. Em termos de inteligência artificial e cognitiva, no Brasil e no mundo o Watson da IBM ganha cada dia mais notoriedade. Veremos boas evoluções nesse sentido nos próximos anos.
#4 Crescimento exponencial do Inbound Marketing
O Inbound Marketing não é uma novidade no mercado internacional. Mas a tendência presente nos últimos anos, e que se repetirá em 2017, é o crescimento expressivo de mais e mais empresas utilizando essa metodologia.
Baseado em atrair, converter, fechar a venda e encantar o cliente, o Inbound Marketing pode gerar 54% mais oportunidades de venda do que o marketing tradicional e a sua média de retorno sobre o investimento (ROI) é de impressionantes 275%!
Em 2017, a tendência é que mais e mais consumidores sejam atraídos e de maneira eficaz por meio das estratégias que o Inbound Marketing permite. Veremos cada dia mais o mercado nacional e PMEs adotando essa metodologia em suas estratégias de marketing digital, com investimento em conteúdo e materiais ricos para geração de leads.
Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você a compreender um pouco melhor as mudanças e novidades que estarão presentes em nossos negócios em 2017.
O que você achou dessas tendências? Compartilhe a sua opinião aqui nos comentários!