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Melhorar as taxas de conversão de uma landing page está entre os principais objetivos de qualquer negócio que trabalha com essa estratégia para gerar leads ou fechar vendas. Quanto maior é a eficiência das suas landing pages, melhores são os resultados conquistados pela sua empresa.
Entretanto, é preciso encarar que as landing pages podem parecer simples, mas são difíceis de acertar. Quando usadas corretamente, você consegue conduzir uma grande parte do tráfego para o fundo do seu funil de vendas e transformá-lo em dinheiro para o seu negócio.
Parece ótimo, certo? Porém, os problemas começam a surgir quando você direciona o tráfego para uma landing page que não faz com que os visitantes entrem em ação. Quando isso acontece, todo o dinheiro gasto na aquisição do público pode ser em vão.
Você dedicou tempo e cuidado ao criar uma landing page: títulos, frases e call to action. Você fez tudo o que pode pensar para maximizar essa taxa de conversão e, apesar de seus esforços, ainda não é suficiente. Você ainda tem a sensação de que há mais coisas que você poderia fazer para gerar mais conversões – e você está absolutamente certo.
Há uma arte para melhorar as taxas de conversão de uma landing page e otimizar os resultados conquistados pela sua empresa na internet. Neste artigo veremos como você pode colocar isso em prática.
Você sabe a importância da landing page?
Você já teve a experiência de fazer o download de um e-book e se deparar com uma landing page? Se você reparar bem nas características desta página, notará que ela possui dois propósitos principais: coletar os dados do usuário através de um formulário e minimizar ao máximo as chances de que ele saia da página.
Por isso são usados títulos fortes e textos persuasivos, além da eliminação de todos os elementos que não são necessários para o momento da conversão – que incluem os links que levam para outras páginas do site.
É muito provável que nenhuma dessas informações seja uma grande novidade para você, certo? Mas você já parou para questionar a importância de uma landing page? Por que essa página faz tanta diferença para o sucesso da sua estratégia de marketing digital?
Aqui estão alguns motivos que vão ajudá-lo a entender todo o potencial de uma landing page:
- Forma mais fácil de gerar leads com eficiência;
- Possibilidade de identificar os leads mais “quentes” de acordo com as landing pages acessadas;
- Segmentação dos contatos de acordo com os dados informados;
- Diminuição do custo de aquisição de clientes;
- Construção de relacionamentos – que levam a boas vendas – com base nos dados coletados.
9 formas de aumentar as taxas de conversão de uma landing page
É impossível não ficar empolgado com todos os benefícios de uma landing page, não é? Porém, essas vantagens só aparecem quando você consegue otimizar as taxas de conversão de uma landing page. Afinal, a estratégia fica comprometida quando apenas uma pequena parcela dos usuários preenche o formulário de contato.
A boa notícia é que existem várias formas de aumentar as taxas de conversão de uma landing page. Basta que você preste atenção em diversos aspectos importantes no momento de criar as suas landing pages:
1. Entenda os objetivos da sua campanha
Um dos maiores problemas com a maioria das landing pages é que elas não têm foco em um objetivo específico ou no CTA. Muitas dessas páginas apresentam várias ofertas que confundem os usuários e os fazem perder de vista o aspecto de conversão da landing page.
Portanto, o primeiro passo para melhorar as taxas de conversão de uma landing page é criar páginas que se concentram em apenas uma oferta ou solução. Dessa forma, seus usuários não ficam confusos e agem de acordo com o esperado.
2. Escreva headlines simples e diretas
Você tem apenas alguns segundos para chamar a atenção de um visitante, certo? Por isso, é essencial que seu título seja ousado e direto. A headline da sua landing page deve ser simples e direta – mas também marcante para os visitantes.
Captar a atenção do usuário logo nos primeiros segundos evita que ele feche a sua página antes de dar uma olhada no restante do conteúdo. A partir disso, você aumenta drasticamente as taxas de conversão de uma landing page.
3. Elabore um texto convincente
Ninguém vai mergulhar nos detalhes de uma página se não estiver satisfeito com o que você tem a oferecer desde o início. Para obter melhorar as taxas de conversão de uma landing page, você precisa que o texto apresentado seja convincente e crie uma boa impressão nos visitantes.
4. Use as imagens certas
O conteúdo em texto é importante, mas as imagens ajudam a gerar as emoções necessárias para que os usuários tomem as ações esperadas. É importante que todas as imagens usadas na landing page – da imagem do cabeçalho até as usadas na página – estejam em sincronia com o conteúdo para que as mensagens se destaquem.
5. Crie CTAs que fazem os usuários agirem
Os CTAs (calls to action) são o elemento mais importante de uma landing page, pois são a melhor maneira de fazer com que os usuários realizem ações. Pode parecer apenas um botão, mas tudo é importante para levar os usuários a agir.
- Cor. Certifique-se de que o botão CTA tenha contraste colorido em segundo plano. Normalmente os CTAs em laranja, azul ou verde funcionam melhor.
- Tamanho. Assegure-se de que o tamanho do botão não seja tão pequeno que os usuários o percam de vista ou tão grande que os afugente. Deve ser o tamanho certo e sincronizar com o layout.
- Mensagem. É a mensagem que realmente enfatiza a importância do CTA. Tente incluir um senso de urgência ou expor uma necessidade para melhorar as taxas de conversão de uma landing page.
6. Realce a proposta de valor
Mostre aos seus visitantes as coisas exclusivas que você tem a oferecer para chamar a atenção deles. É preciso que fique muito claro todo o valor que você pode entregar em troca dos seus dados de contato.
Para encontrar a proposição de valor correta para alcançar o seu objetivo de conversão, você precisa entender o ponto problemático de seu público-alvo e criar mensagens de marketing informando como pode ajudá-lo. Quando isso fica claro, aumentam as chances de alcançar as suas metas.
7. O tempo de carregamento é importante
Você pode passar horas criando a página de destino certa com imagens e conteúdo perfeitos, mas tudo isso não importará se o tempo de carregamento for alto. É obrigatório que a sua página de destino seja carregada dentro de alguns segundos ou que se adéque ao seu usuário.
Para reduzir o tempo de carregamento de sua página, o Google PageSpeed Insights fornecerá as sugestões necessárias. Certifique-se de corrigir os problemas que ele revela, não só para melhorar a velocidade da sua página, mas também para ajudar o SEO.
8. Otimize os campos do formulário
O único propósito de uma landing page é capturar os detalhes de contato de um usuário, e isso é impossível sem um formulário. Todo o seu conteúdo e imagens convincentes serão inúteis se os usuários não confiarem no formulário apresentado.
Para acertar nos campos do formulário para melhorar as taxas de conversão de uma landing page, siga essas recomendações:
- Se você não estiver segmentando os contatos, basta pedir o endereço de e-mail do cliente;
- Toma cuidado com o excesso de dados solicitados em um único formulário, pois isso pode assustar os visitantes. Nesses casos, você pode criar formulários de várias páginas que não geram um impacto negativo inicial;
- Preste atenção no posicionamento de formulários. Esse elemento também desempenha um papel importante, pois a visibilidade e a capacidade de ação são dois elementos essenciais quando falamos de taxas de conversão de uma landing page.
9. Faça testes A/B
O teste é uma etapa obrigatória para melhorar as taxas de conversão de uma landing page. Os testes A/B permitem que você faça comparações entre aspectos pontuais da sua página – permitindo que você identifique quais versões geram resultados mais positivos.
A importância de integrar suas landing pages com a estratégia de Inbound Marketing
Construir uma landing page que realmente gera conversões é fundamental para gerar mais leads e criar as condições ideais para fechar mais negócios. Porém, essa é apenas uma das etapas de uma estratégia de Inbound Marketing.
Isso significa que existem ações que devem ser executadas antes (como a publicação de conteúdos nas mídias sociais e no blog da empresa) e depois (como a nutrição do relacionamento através de e-mail marketing) da realização da conversão.
Você está preparado para maximizar os seus resultados na internet?
Melhorar as taxas de conversão de uma landing page é uma ótima forma de otimizar os resultados conquistados pela sua empresa na internet. Mas você já sabe quais materiais pode oferecer para o seu público em troca dos seus dados de contato? E possui uma estratégia para explorar ao máximo os leads gerados?
Muitos empresários enfrentam dificuldades para integrar todas as ações realizadas no mundo digital – o que pode comprometer os seus resultados. Foi pensando nisso que criei o Programa de Mentoria do Cara do Marketing, com o objetivo de auxiliá-lo a aproveitar as melhores oportunidades que existem na internet.
Você está preparado para maximizar os resultados da sua empresa na internet? Então preencha agora a sua aplicação para o Programa de Mentoria do Cara do Marketing!