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Alcançar o sucesso com e-mail marketing em 2019 faz parte dos planos de muitas empresas brasileiras. Esse é um ótimo caminho para consolidar a sua presença digital e gerar resultados efetivos após a construção de bons relacionamentos com o público.
A comunicação através do e-mail é muito efetiva para nutrir boas relações e conduzir os usuários através da jornada de compra. Porém, muitos empresários sentem dificuldades em obter resultados efetivos com essa estratégia.
Você quer saber como obter sucesso com o e-mail marketing em 2019? Então confira as 12 dicas que preparei para você.
Por que investir no e-mail marketing em 2019?
Uma empresa que não investe em e-mail marketing pode estar desperdiçando diversas oportunidades reais de vendas. Mesmo publicando frequentemente no blog empresarial ou marcando presença nas mídias sociais, o relacionamento através do e-mail faz toda a diferença.
Conseguir conduzir um usuário a se tornar um lead é muito importante, mas o que você faz com os dados de contato desse lead é ainda mais importante. Afinal, o objetivo final desse relacionamento é gerar vendas, certo?
Veja alguns ótimos motivos para buscar o sucesso com e-mail marketing em 2019:
- Baixo custo de execução da estratégia;
- Nutrição de bons relacionamentos com o público;
- Educação da sua audiência em relação às soluções comercializadas;
- Possibilidade de segmentação da comunicação de acordo com os perfis de clientes;
- Facilidade na execução de uma estratégia de e-mail marketing;
- Condução dos usuários através da jornada de compra;
- Geração de vendas – tanto de novos clientes quanto de clientes antigos;
- Ótimo retorno sobre o investimento.
12 dicas para alcançar o sucesso com e-mail marketing em 2019
O segredo para o sucesso com o e-mail marketing está na estruturação de uma boa estratégia e em prestar atenção em todos os detalhes. Confira algumas dicas que podem ajudá-lo nesse processo:
1. Construa uma lista de leads qualificados
O primeiro passo para alcançar o sucesso com e-mail marketing em 2019 é garantir que você tenha uma lista de leads qualificados. Ou seja, as pessoas que recebem os contatos da sua empresa já devem ter demonstrado um interesse na sua empresa.
Muitas empresas optam pela compra de listas de e-mails ou constroem listas com contatos encontrados pela internet. Essas práticas tiram grande parte da eficiência dessas comunicações – tornando mais difícil que os resultados realmente apareçam.
2. Segmente a sua lista
Mais do que construir uma lista de e-mails com leads qualificados, você também pode segmentar esses contatos para tornar as suas comunicações mais efetivas. Se você possui várias personas, pode enviar e-mails diferentes para cada uma delas. Quanto mais certeiro for o teor dos e-mails, maiores são as chances de gerar engajamento.
3. Use assuntos chamativos
Você está com uma lista de e-mails segmentada para disparar as mensagens? Dê uma atenção ao assunto usado para que as chances de que ele seja aberto aumentem. Afinal, garantir que o seu e-mail seja aberto pelo público é um passo fundamental para alcançar os seus objetivos.
4. Evite cair no SPAM
Não é incomum que toda a estratégia de e-mail marketing elaborada vá por água abaixo porque os e-mails caem na caixa de SPAM. Quando isso acontece, toda a comunicação se torna muito inefetiva.
Neste artigo você pode conferir algumas dicas para evitar que seus e-mails sejam vistos como SPAM.
5. Tenha objetivos claros com os seus e-mails
Você não pode enviar e-mails apenas por obrigação para cumprir uma rotina. É preciso que cada uma das mensagens tenha um objetivo claro. Você deseja estimular o download de um e-book? O acesso a um link? A compra de um produto? Ou simplesmente informar?
Mais do que construir o e-mail em torno desse objetivo, essa definição também é importante para que você possa mensurar os resultados. Se o objetivo é estimular a compra de um produto, você pode acompanhar quantos produtos foram vendidos através do link do e-mail.
6. Faça testes A/B
Uma outra estratégia que pode ajudá-lo a conquistar o sucesso com e-mail marketing em 2019 é a realização de testes A/B. Você está na dúvida sobre o melhor assunto para o seu e-mail? Ou então sobre o melhor lugar para inserir uma chamada para a ação? É possível encontrar a melhor alternativa enviando duas versões diferentes de um mesmo e-mail para parte dos seus contatos.
7. Explore as chamadas para ação
As chamadas para ação (CTAs) estimulam que o leitor realize uma ação esperada ao abrir o seu e-mail: clicar em um link, comprar um produto, inscrever-se em um curso, conferir os seus lançamentos, entre várias outras. Esse é um elemento que exerce um grande diferencial para alcançar seus objetivos.
8. Cuide da frequência de envios
Existem dois problemas que podem surgir na frequência de envios: enviar e-mails com muita ou com pouca frequência. É preciso buscar um equilíbrio para garantir que você não seja chato, mas também não seja esquecido pelo público.
9. Dê atenção ao design da comunicação
O design faz toda a diferença na recepção dos usuários – afetando de forma direta no sucesso com e-mail marketing. Procure adotar um padrão de design e explore as cores da sua identidade visual. Isso ajuda a criar uma identificação com a sua empresa e melhora a percepção sobre a sua marca.
10. Recompense os clientes fiéis
Outra maneira de potencializar os resultados conquistados com o e-mail marketing é recompensar os seus clientes fiéis. Um ótimo exemplo disso seria selecionar os 20 clientes que mais consumiram da sua empresa no último ano e enviar uma oferta especial – aumentando as chances de fidelização e criando oportunidades de venda.
11. Invista na automação
Em vez de enviar seus e-mails manualmente, você pode explorar ferramentas digitais que permitem a automação do disparo das mensagens – além de facilitarem o controle dos resultados. Dessa forma, você perde menos tempo nesses processos e aumenta as chances de sucesso.
12. Acompanhe as métricas para otimizar as campanhas
Seria impossível avaliar o seu sucesso com e-mail marketing sem acompanhar os resultados obtidos, não é? Por essa razão é tão importante definir métricas para monitorar – como a taxa de abertura, cliques em links, taxa de rejeição e assinaturas canceladas.
Coloque em prática a sua estratégia de e-mail marketing
Apesar de parecer muito simples, uma estratégia de e-mail marketing realmente eficiente envolve diversas variáveis, não é? O sucesso com e-mail marketing vai muito além de enviar mensagens para uma lista de contato sem um bom planejamento.
Além disso, outra etapa fundamental para alcançar o sucesso é colocar em prática todos os seus conhecimentos. Enquanto você ficar apenas na teoria, será impossível gerar resultados efetivos para o seu negócio.
2019 é o ano para consolidar a presença digital da sua empresa!
O sucesso com e-mail marketing certamente pode ajudar a sua empresa a conquistar resultados incríveis em 2019. Porém, essa é apenas uma das engrenagens que movimenta uma estratégia de marketing digital, não é?
Em meio a tantas ferramentas e estratégias, consolidar uma presença digital parece um sonho distante para muitos empresários. Mas, com o auxílio de um profissional experiente no marketing digital, esse sonho pode se tornar realidade.
O Programa de Mentoria do Cara do Marketing foi criado com o objetivo de ajudá-lo a otimizar suas ações no mundo digital – gerando resultados realmente efetivos de acordo com os objetivos traçados. Trata-se do programa ideal para quem tem vontade de crescer.
Está preparado para consolidar a presença digital da sua empresa? Então faça a sua aplicação no Programa de Mentoria do Cara do Marketing!