Estimated reading time: 9 minute(s)
Em uma era em que os anúncios tradicionais perdem cada dia mais força, é preciso inovar na comunicação para fortalecer sua marca, produto ou serviço. Uma das melhores estratégias para engajar seu público é investindo em storytelling: a arte de contar histórias.
O storytelling é uma excelente maneira de difundir a história da empresa com eficiência, transmitindo aos colaboradores o seu DNA. Você pode contar não somente sua história ou de seu produto ou serviço, mas também de seus clientes, aliando o contexto delas aos seus valores.
Storytelling e Marketing Digital
Unir esta estratégia ao seu plano e práticas de Marketing Digital torna suas ações ainda mais eficientes, isto porque há inúmeras maneiras de apresentar e distribuir o conteúdo, para engajar seu público, contando com a ajuda do marketing digital.
Você pode utilizar formatos de vídeos, recursos gráficos, enumerar momentos com uma sequência de fotos, utilizar apresentações em slides, podcasts, enfim, optar por inúmeros formatos e distribui-los na rede e em mídias sociais.
De acordo com seu perfil ou com o público-alvo que pretende alcançar, você pode escolher os canais com maior penetração junto aos seus clientes, para viralizar as campanhas, contando histórias eficientes, mas que não possuem aparência de propaganda.
3 dicas para montar um storytelling eficiente
1. Honestidade e personalidade
Por mais fantásticos que sejam os contos de fada ou histórias de ficção, em uma ação de storytelling é importante contar fatos reais. A honestidade é um dos fatores principais para geração de empatia e também para engajar seu público.
Você pode criar personagens fictícios, mas a história deve ser preferencialmente original e cativante. Além disto, inclua o contexto da sua storytelling à personalidade dos seus clientes e da sua marca.
Um bom exemplo de ação realizado por uma grande marca foi o trabalho realizado pela Samsung. Assista este vídeo para compreender melhor como funcionou e se inspire para criar um storytelling de sucesso.
2. Conte uma história completa
Esta dica, embora seja simples, é uma das mais importantes, especialmente para quem deseja começar agora a contar histórias de sucesso, com alto poder para engajar seu público.
É fundamental que o material tenha um começo, meio e fim. Mesmo que seja um relato breve, entregue uma história que não confunda a audiência. Todos precisam compreender do que se trata, caso contrário, isso pode prejudicar sua marca, produto ou serviço.
3. Instigue a curiosidade
Uma dica de ouro, especialmente para quem pretende contar com a ajuda do marketing digital para alavancar seu storytelling. No momento da divulgação, distribua seu conteúdo mostrando que sua história é boa, para encorajar sua audiência a voltar.
Para fazer isto com eficiência, crie várias histórias, divulgue uma e indique onde sua audiência pode encontrar as demais ou então, promova teasers e então conduza-os para o canal onde o conteúdo completo estará disponível.
Não se esqueça que para promover um storytelling de sucesso você precisa contar com uma estratégia de marketing digital eficiente e bem estruturada. Que tal receber uma consultoria especializada e descobrir como, em apenas 45 minutos? Agende agora sua consultoria e transforme seu negócio aliando storytelling com marketing digital.