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Você sabe como calcular o ROI no marketing digital? Apesar de essa ser uma estratégia muito popular entre as empresas brasileiras, são poucos os gestores que sabem como mensurar corretamente o retorno sobre o investimento em suas ações de marketing.
Quando você realiza a compra de um lote de mercadorias para revender, procura saber exatamente a lucratividade que pode obter nessa operação, não é? Essa mesma lógica pode ser usada em relação às ações de marketing. Você pode identificar o retorno que está obtendo a partir do investimento realizado.
Essa é uma informação preciosa para que você possa avaliar o uso do orçamento da sua empresa – alocando os recursos nas ações que realmente geram resultados e construindo um caminho de sucesso em longo prazo.
Quer aprender a calcular o ROI no marketing digital? Então confira ao longo deste artigo.
O que é ROI no marketing digital?
O retorno sobre o investimento (ROI) é uma métrica utilizada em diversas áreas do negócio para obter uma visão mais clara sobre a relação entre o investimento realizado e o retorno obtido. Já o ROI no marketing digital é a aplicação desse indicador para analisar as ações de marketing digital.
Basicamente, é como você mede o impacto de suas estratégias de marketing no crescimento da receita da empresa. O ROI no marketing digital oferece uma visão holística de seus esforços e do impacto que eles estão tendo em seus negócios, permitindo que você justifique os gastos de marketing e o orçamento para iniciativas atuais e futuras.
Esse retorno sobre o investimento pode ser examinado caso a caso para diferentes campanhas ou para avaliar suas iniciativas de marketing como um todo. Ou seja, é possível explorar esses dados para obter vários insights valiosos no desenvolvimento de suas estratégias.
Como calcular o ROI no marketing digital?
Calcular o ROI no marketing digital é bastante simples. Tudo o que você precisa é conhecer a seguinte fórmula:
((Receita – Custo de marketing) / Custo de marketing) x 100 = ROI de marketing
Quando você aplica essa fórmula sobre o conjunto de ações de marketing digital, é possível ter uma visão clara sobre o retorno sobre o investimento realizado. Porém, também é possível trocar a “receita” por outros parâmetros para obter informações específicas – como o número de leads convertidos ou conversões em um anúncio pago.
Como aplicar a fórmula de ROI nas suas estratégias de marketing?
Você pode usar a fórmula do ROI no marketing digital para diferentes finalidades, dependendo das estratégias de marketing que utiliza. Cada campanha terá um impacto diferente na receita do seu negócio, especialmente quando você considera como ela gera leads e converte clientes.
Aqui estão alguns exemplos de como você pode explorar as informações do ROI no marketing digital:
1. Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo não é a estratégia mais cara que você pode adotar, mas custa algum dinheiro e muito tempo. Quer você tenha contratado um redator freelance ou tenha redatores internos, você precisará calcular os custos de mão de obra, custos de produção e custos promocionais.
Digamos que uma empresa gastou R$ 450 pagando um redator para escrever três conteúdos para o blog e R$ 75 para promovê-los. Como resultado, a empresa conquistou três novos clientes, cada um com uma média de R$ 1.200.
Seu ROI seria calculado como:
((R$ 3.600 – R$ 525) / $ 525) x 100 = ROI de 500%
Com um retorno de 500%, a empresa pode ter certeza de que está obtendo um retorno confortável sobre seu investimento em marketing de conteúdo.
2. E-mail marketing
O e-mail é um grande contribuidor para os esforços de marketing. Usando um URL de rastreamento, você pode acompanhar o sucesso dos anúncios ou CTAs em um e-mail pela quantidade de tráfego que ele direciona para um site.
Imagine uma empresa que investe R$ 100,00 em uma ferramenta para automação de e-mail marketing e identifica que conseguiu direcionar 60 visitantes para uma página de destino – sendo que 20 deles compraram um produto no valor de R$ 50,00.
Com base nesses dados, possível aplicar a fórmula do ROI no marketing digital:
((R$ 1.000 – R$ 100) / R$ 100) x 100 = ROI de 900%
Ou seja, foi obtido um retorno de 900% sobre o investimento realizado – o que é um ótimo resultado.
3. Anúncios no Google e mídias sociais
Os anúncios no Google e mídias sociais geralmente são focados no fundo do funil de vendas – buscando gerar conversões de leads em clientes. Porém, é preciso acompanhar de perto se esses investimentos realmente estão se pagando.
Imagine uma empresa que investe R$ 500 por mês em anúncios e consegue fechar somente 5 vendas no valor de R$ 50 cada. Veja como ficaria o seu ROI:
((R$ 250 – R$ 500) / R$ 500) x 100 = ROI de -100%
Neste caso, a empresa está tendo prejuízo com seus anúncios – o que gera a necessidade de reavaliar suas ações para obter resultados melhores nos próximos meses.
Como usar as informações do ROI no marketing digital?
Encontrar o ROI no marketing digital já é algo incrível. Mas quando você sabe como utilizar corretamente essa informação, pode obter insights ainda maiores.
Veja algumas formas como você pode usar as informações do ROI no marketing digital:
Compare-se com seus concorrentes
Você pode comparar sua eficácia com as estratégias de marketing de seus concorrentes, tendo uma ideia melhor de sua própria eficiência por meio de cálculos de ROI.
Você pode não ter os dados necessários para calcular o ROI dos concorrentes, mas pode comparar suas táticas com as deles para ter uma ideia aproximada. Como o site deles se compara ao seu? Quanto engajamento as postagens do blog geram? Como é sua presença nas redes sociais?
Com base nessa observação, será possível ter uma boa noção sobre a eficiência dos seus investimentos e sobre o seu posicionamento no mercado.
Identifique canais que valem a pena
Depois de calcular o ROI de uma campanha, você terá uma boa ideia se vale a pena o investimento ou não. Use esses dados para ajudá-lo a identificar quais canais de marketing merecem sua atenção.
Naturalmente, você desejará atrair leads de todas as maneiras que puder, mas a maneira mais responsável (e eficiente) de fazer isso é investir ainda mais tempo e atenção nos canais que você sabe que funcionam.
Otimize suas estratégias
Ao calcular o ROI de uma estratégia, você poderá ver de perto os números envolvidos. Isso pode ajudá-lo a identificar pontos que podem ser melhorados e a otimizar seus esforços.
Em muitos casos, o baixo retorno sobre o investimento não significa que o canal utilizado seja ineficiente, mas sim que é necessário realizar algumas melhorias. Talvez você precise abordar outros assuntos nos seus conteúdos do blog, modificar as artes dos anúncios pagos ou inserir novas CTAs nos e-mails marketing, por exemplo.
Conquiste uma visão integrada de suas ações no mundo digital!
Agora que você sabe como calcular o ROI no marketing digital, possui uma capacidade maior de avaliar os resultados reais que está obtendo com suas ações no mundo digital. Ao usar essa informação com sabedoria, pode chegar a muitos insights valiosos.
Porém, é importante compreender que suas ações não podem ser avaliadas somente com base no ROI. Talvez suas ações de marketing de conteúdo não gerem conversões de forma direta, mas contribuam indiretamente para construir uma marca forte no mercado e nutrir leads. Da mesma forma, outras ações podem não gerar resultados imediatamente – mas estão gerando uma contribuição valiosa para construir sua presença digital.
Ou seja, é fundamental adquirir uma visão integrada de suas ações no mundo digital – visualizando como cada estratégia pode gerar valor e sabendo como extrair o máximo de cada uma delas. Porém, alcançar esse nível de percepção pode ser bastante complicado, não é mesmo?
Para que você consiga ter uma visão mais clara sobre suas ações de marketing digital, conte com o auxílio de um profissional experiente no Programa de Mentoria do Cara do Marketing. Trata-se de uma grande oportunidade de compreender melhor quais são os melhores caminhos para o crescimento do seu negócio no mundo digital!
Você está preparado para dar este passo na direção do sucesso? Então faça sua aplicação no Programa de Mentoria do Cara do Marketing!