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Nos dias 6, 7 e 8 de novembro aconteceu mais uma edição do RD Summit. Foram mais de 12 mil pessoas que circularam pelo evento para obter novos conhecimentos e trocar experiências.
E é claro que o Cara do Marketing também marcou presença!
Mais uma vez, foi uma experiência fantástica estar imerso em um ambiente que estimula a troca entre profissionais de diversas áreas. Tive a oportunidade de assistir a diversas palestras, encontrar clientes e parceiros, conhecer novas pessoas e voltar para casa com uma grande bagagem de conhecimentos.
Se você não esteve no RD Summit (ou esteve e deseja continuar aprendendo), confira os principais insights que estou levando do evento!
10 insights que rolaram no RD Summit
Estar cercado de pessoas incríveis e dispostas a trocar conhecimentos significa uma coisa: muitos insights a todo instante. Veja algumas das lições que você também pode levar para sua vida – e para o seu negócio:
1. Faça o básico bem feito
Fábio Ricotta falou sobre táticas avançadas de Inbound Marketing. Mas a principal mensagem que levei não tem nada de complexa: faça o básico bem feito.
Existem inúmeras ferramentas e estratégias espalhadas pela internet. Se você tentar explorar todas elas ao mesmo tempo, dificilmente conseguirá ter bons resultados. Principalmente se estiver pecando em aspectos básicos da sua estratégia – como um site bem estruturado, conhecimento profundo sobre suas personas ou produção de conteúdos de valor.
2. O podcast continua em ascensão
Faz muitos anos que ouço falar sobre o crescimento do podcast no Brasil. A cada nova edição do RD Summit podemos ver mais pessoas interessadas nesse formato de conteúdo. E essa também é uma estratégia que vem sendo explorada com eficiência pelas empresas.
O público consumidor de podcasts é cada vez maior no Brasil. Além disso, esse é um formato de conteúdo de fácil criação e distribuição. É justamente por isso que o podcast deve continuar em ascensão.
3. Ligue para seus clientes (feedback)
Estamos vivendo na era do marketing digital. Grande parte das estratégias giram em torno de um sistema básico: atrair o público, convertê-los em leads com um material rico, fazer a nutrição para conduzi-los pelo funil de vendas e fechar uma venda.
Em meio a isso, muitas empresas acabam deixando de lado ações muito práticas e efetivas. E uma delas é ligar para os seus clientes. Em vez de se comunicar apenas pelos meios digitais, fazer uma ligação de 3 minutos com um cliente pode fazer toda a diferença – seja para fechar uma venda, para solucionar um problema ou para aumentar a satisfação desse cliente.
4. Faça enquetes
As enquetes são ferramentas poderosas no mundo do marketing digital. Trata-se de uma forma muito eficiente de gerar engajamento do público – o que é ótimo para a presença digital do seu negócio.
Além disso, as enquetes ainda permitem que você conheça um pouco mais sobre o seu público todos os dias. Seja com uma enquete no stories do Instagram ou um formulário enviado por e-mail, é possível agregar informações que serão úteis na construção de relacionamentos duradouros.
5. Invista em conteúdos no Linkedin
Enquanto grande parte das empresas investem pesado em Facebook e Instagram, geralmente o Linkedin acaba ficando em segundo plano. Mas essa pode ser uma falha que faz toda a diferença nos resultados alcançados.
Principalmente para as organizações que atuam no mercado B2B, o Linkedin é um ambiente repleto de possibilidades. Além de reunir várias pessoas que podem ter interesse na proposta da sua empresa, o Linkedin ainda possui um mecanismo de mídia paga altamente personalizável e eficiente.
6. Seja mais humano
A humanidade foi um dos principais tópicos abordados no RD Summit. Foram vários os palestrantes que ressaltaram a importância de dar um toque humano nas ações realizadas no mundo digital. Trata-se de um grande diferencial para as marcas que desejam cativar o público.
Em meio a tantas possibilidades de automação, é justamente esse toque humano que diferencia a sua empresa em meio a centenas de outras empresas que estão presentes nos mesmos ambientes online. O objetivo deve ser gerar um impacto positivo para o público – e, somente depois, gerar benefícios para a sua empresa.
7. Seja consistente
Você consegue compreender a importância de publicar conteúdos de forma consistente?
Se o público sabe que todas as terças-feiras sai uma publicação nova no seu blog e nas quintas-feiras sai um episódio novo do podcast, as pessoas criam o hábito de acompanhá-lo. Porém, se você posta um conteúdo hoje e outro apenas 3 semanas depois, uma boa parte do público já perdeu o interesse.
Em sua palestra, Gary Vee deixou isso muito claro quando falou sobre conteúdos virais. A sua lógica foi bem clara: em vez de passar semanas tentando produzir um conteúdo viral (e correndo o risco de falhar), é mais inteligente publicar conteúdos diariamente e, eventualmente, alguns deles vão viralizar.
8. Nunca desista de você
No fim das contas, o seu sucesso depende apenas de você. Por mais difíceis que sejam os desafios que surgem pelo caminho, você sempre pode optar por persistir. Afinal, cada obstáculo pode ser encarado como uma oportunidade de aprendizado para o seu crescimento.
9. Cuide da sua saúde mental
Um dos grandes benefícios do marketing digital é que as estratégias funcionam durante 24 horas por dia. Porém, é preciso tomar muito cuidado para não entrar em um ritmo incessante de trabalho – deixando outras áreas importantes da vida em segundo plano.
Por maior que seja o seu desejo de alcançar o sucesso, lembre-se de cuidar da sua saúde mental. Dedique parte do seu tempo para praticar exercícios físicos, ficar com a família, exercitar um hobbie e sair com os amigos. Certamente esse tempo longe do trabalho fará toda a diferença para que você possa manter o ritmo em longo prazo.
10. Seja interessante
Existe uma frase gosto muito: seja interessante, e não interesseiro. E isso vale para todas as áreas de um negócio: construção de parcerias, contatos com fornecedores e relacionamento com o cliente.
As pessoas gostam de ficar próximas de marcas que realmente geram valor. Um consumidor não opta pela compra somente porque você consegue automatizar um fluxo de e-mail semanais. É pelo conteúdo que esses e-mails possuem. É fundamental manter o interesse das pessoas na sua proposta.
BÔNUS: as lições de Gary Vee!
Para finalizar os insights do RD Summit, preparei um bônus para comentar somente sobre a palestra do Gary Vee. Como não poderia deixar de ser, eu deixei o melhor para o final!
Gary Vaynerchuk, conhecido como Gary Vee, é um empreendedor americano famoso internacionalmente e escolhido quatro vezes melhor autor de best-sellers reconhecidos pelo New York Times.
Ele ficou responsável por fechar o RD Summit 2019 e deu uma verdadeira aula em cima do palco. Veja suas principais lições:
- Tenha paciência. Na ânsia de alcançar o sucesso imediato, as pessoas acabam desistindo. Mas o jogo deve ser jogado no longo prazo. A consistência é a chave para colher os frutos lá na frente.
- Gere valor para as pessoas. Antes de vender, é preciso gerar valor para as pessoas. Ajudar genuinamente o seu público é o melhor caminho para fechar mais vendas. E também é isso que diferencia a sua proposta em meio a tantas outras que existem no mercado.
- Não tenha medo do julgamento. Você quer entregar sempre o conteúdo perfeito no melhor formato possível? Nem sempre isso será possível. Se você acredita que realmente é importante compartilhar uma ideia com o público, faça isso!
- As fórmulas estão prontas, mas é preciso usá-las. As fórmulas para explorar o marketing digital estão espalhadas pela internet e são acessíveis para todos. O grande diferencial está em saber como colocar essas ideias e prática – sempre mantendo a consistência.
Continue evoluindo com o Cara do Marketing!
E então, você gostou dos insights do RD Summit? O mundo do marketing digital está em constante mudança e manter-se atualizado é fundamental. Além disso, toda a troca de experiência com outros profissionais pode agregar muito valor.
Se você ainda está buscando encontrar os melhores caminhos para a sua empresa no mundo digital, você precisa conhecer o Programa de Mentoria do Cara do Marketing. Trata-se de um período de acompanhamento exclusivo em que você pode contar com um aliado no seu desenvolvimento para ampliar seus horizontes no mundo do marketing digital.
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