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Qual o tempo de retorno do marketing digital?

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A tecnologia e o estilo de vida dinâmico fizeram com que as pessoas ficassem cada dia mais imediatistas. Mas dependendo do negócio, não é exatamente assim que funciona. No marketing digital, por exemplo, para colher resultados significativos são necessários meses de investimento, dedicação e muito trabalho. Por isso, é importante antes de mais nada, aprender a planejar e medir as suas ações de marketing digital.

Não é raro as empresas não obterem os resultados almejados em curto prazo e assim, desistir das ações. Iniciar um plano de marketing digital e aguardar que o retorno venha em um ou dois meses é um dos maiores erros. Algumas vezes, as agências prometem prazos impossíveis. Por isso é interessante contratar alguém que seja mais sincero e que esteja acompanhando de perto todas as métricas e o desenvolvimento do trabalho. Esse é um dos papéis de um consultor.

Nesse post, você vai descobrir qual é o tempo de retorno de cada ação de marketing digital e ainda qual é a melhor para o seu negócio.

Em quanto tempo as ações de marketing digital começam a fazer efeito?

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Ações de marketing digital de curto prazo (de 0 a 6 meses)

Existem algumas estratégias de marketing digital que oferece um retorno quase imediato, como o desenvolvimento de um site utilizando técnicas de SEO, com um conteúdo de qualidade e ainda adaptado para as mídias mobiles. Com um bom site, a empresa atinge aquelas pessoas que tiveram, de alguma forma, contato com a sua marca. No entanto, para ganhar reconhecimento dentro do seu segmento de mercado, é importante investir em iniciativas de marketing digital de médio a longo prazo. E para isso é necessário um planejamento estruturado acompanhado de uma gestão eficaz.

Ações de marketing digital de médio prazo (de 6 a 12 meses)

Começar uma campanha de links patrocinados, como o Google Adwords é uma estratégia que pode trazer resultados em médio prazo. Ao escolher as palavras-chave certas, garante-se que os anúncios sejam posicionados nos primeiros resultados de busca – o que aumenta o tráfego do site.

Uma campanha de link patrocinado mostra avanços logo nos primeiros meses. Mas resultados verdadeiramente concretos só aparecerão de seis a um ano depois do início.

Ações de marketing digital de longo prazo (12 a 24 meses)

Apostar apenas em links patrocinados requer que sua campanha seja contínua. No momento em que interrompe-se a ação, todo o fluxo de atração de visitantes também extingue-se. Por isso que as estratégias de longo prazo normalmente trazem melhores resultados e são propícias a se manterem lucrativas por mais tempo. Isso acontece mesmo quando foram descontinuadas porque focam na construção de um ativo permanente para a empresa. As principais iniciativas de marketing digital de longo prazo são:

SEO – Ser reconhecido pela busca orgânica dos mecanismos de Google com a aplicação das técnicas de SEO nos websites e em todo o conteúdo produzido.

Marketing de conteúdo – Criação de conteúdo de qualidade, divulgação em blogs e mídias sociais e análise dos resultados.

Nutrição de leads – Envio automático de uma sequência de e-mails relacionados com o tema que seu usuário demonstrou interesse alguns dias atrás. Saiba mais sobre essa estratégia nesse post bem bacana da Resultados Digitais.

Construir sua reputação e audiência no meio digital demanda tempo, trabalho e paciência. As iniciativas de curto prazo precisam ser constantes para que os resultados permaneçam enquanto as de médio e longo prazo podem continuar trazendo bons frutos mesmo depois de descontinuadas.

Comece hoje mesmo seu planejamento de marketing digital e aguarde pelos resultados. Eles serão muito mais rápidos com a ajuda de um especialista.

Não perca tempo e faça um diagnóstico do marketing digital da sua empresa como O Cara do Marketing!