Estimated reading time: 10 minute(s)
Você realizou seu sonho: abriu seu próprio negócio. Agora a pergunta é: qual a rede social que eu devo usar? No começo é perfeitamente normal estar perdido diante de tantas formas de atrair o seu futuro consumidor. Se você chegou até aqui saiba que não está sozinho, muitos empresários passam pela mesma situação.
O que você precisa ter sempre em mente, na hora de escolher qual o melhor canal de marketing para a sua empresa são três pontos-chave:
- Qual é o perfil do meu público alvo?
- Quem são meus concorrentes?
- Qual a essência da minha empresa?
Com esses três conceito já definidos, você já tem o roadmap da sua estratégia de divulgação e engajamento pelas redes sociais. Ai você pode começar a escolher qual canal utilizar. Vamos conversar melhor sobre cada um desses pontos:
Qual o melhor canal de marketing para a minha empresa?
Você já deve saber quem é seu público-alvo.Talvez já tenha até criado as personas. Mas você sabe em qual rede social estão seus futuros clientes?
Para obter a resposta para esse questionamento, é fundamental você dominar por completo a jornada do comprador. Saber quem são seus consumidores é fundamental porque:
- Ajuda na definição o tom ideal para a conversa;
- Desenvolve soluções mais eficazes para seu segmento e clientes;
- Auxiliar no entendimento de todo o processo de compra;
- Na produção de conteúdo certo para ser entregue no momento ideal.
Depois de traçado o perfil do consumidor, fica mais fácil descobrir qual o conteúdo mais adequado e onde as pessoas mais consumirão o seu material. A dica é simples, esteja onde seu público alvo está. Com isso em mente, você já tem algumas definições.
Dicas para escolher a rede social ideal para seu negócio
Fazer esses perfis nas redes sociais custa quase nada. Invista em boas fotos e em algumas informações estratégicas. Outras ações, como campanhas de mídia paga e segmentada, vai depender do quanto é o seu orçamento e de quais são seus objetivos.
Uma consultoria de Marketing Digital pode te auxiliar nesse começo, traçando um raio-x completo da sua empresa e apontando os caminhos, por exemplo. Veja algumas particularidades de cada rede social:
Facebook – Canal básico. Quase todas as empresas precisam ter.
Pinterest – Indicados para empresas B2C que trabalham um produtos visuais. Ótimo para decoração, moda, maquiagem, etc…
Instagram – O mesmo do Pinterest. Engaja bem, espalha notícia mas só serve se sua empresa for visual e poste conteúdo de qualidade;
Twitter – Você produz notícia? Faz marketing de conteúdo? Então essa rede é muito útil. Vai expor sua marca e ajudar a se posicionar no mercado;
Google + – Poucas pessoas usam efetivamente o Google+. Mas mesmo que ninguém veja ou acesso, o Google vê. Ou seja, é um canal must need.
Linkedin – Perfis de empresa ajudam na divulgação dos seus serviços. Mas perfis pessoais possuem uma taxa de conversão impressionante;
YouTube – Uma dos canais mais interessantes no momento. Além de estar em ampla ascensão, mostra a cara da sua empresa.
Snapchat – Indicado apenas e a sua persona é bem jovem.
No começo nada é fácil, mas lembre-se sempre destes tópicos quando estiver implantando o seu canal de marketing:
1 – Não desista no primeiro obstáculo, persista.
2 – Arrisque-se. Se aparecer alguma alternativa mais rápida para obter resultados, faça uma tentativa, se der certo, você pode focar em saídas com prazos mais longos.
3 – Mude de canal se necessário. Não tenha vergonha disso.
4 – Absorva o máximo de conteúdo sobre o canal, aprenda tudo.
5- Quando dominar um canal, adicione outro. Ter várias alternativas é sempre uma boa pedida.
É possível controlar o impacto das suas publicações, investir em determinados projetos para cada rede social específica. Para mais perguntas e informações, não hesite em entrar em contato!
Gostou do conteúdo?