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Se você está começando a pesquisar sobre Marketing Digital ou se ainda não domina completamente este universo, já deve ter lido algum texto que mencionava a construção de buyer personas. Se ainda não entendeu bem o que é e para que serve, este artigo irá te explicar tudo de forma bem simples e prática.
O que são Buyer personas?
Traduzindo em pouquíssimas palavras, buyer personas ou simplesmente personas nada mais é do que a personalização do seu público-alvo, mas adaptada à necessidade do marketing digital.
Além do tradicional público-alvo que todo negócio precisa ter, a definição destes personagens fictícios inclui a criação de um perfil com informações adicionais relevantes de caráter qualitativo que ajudarão na identificação das principais necessidades e interesses deste público.
A definição destes perfis finais de personas é feita com a ajuda de insights a partir de pesquisas realizadas com sua base de clientes atuais ou público-alvo ideal que pretende conquistar.
Porque definir personas
A definição de personas facilitará a aproximação do seu negócio ao perfil de clientes que mais interessam para o seu crescimento. Com esta delimitação ainda mais especializada, será possível contar com diferenciais como:
- Ajuda na definição o tom ideal para a conversa
- Desenvolvimento de soluções mais eficazes para seu segmento e clientes
- Melhor entendimento de todo o processo de compra
- Produção de conteúdo certo para ser entregue no momento ideal
Todas estas vantagens juntas ajudarão você a criar campanhas de marketing mais bem estruturadas e eficientes, poderão aumentar o volume de vendas e até mesmo o tíket médio das conversões do seu negócio.
Dicas práticas para desenvolver suas buyer personas
A construção de buyer personas requer uma dedicação de tempo e muita atenção para realização da entrevista que deverá ser feita com seus clientes atuais e em potencial.
É possível criar este perfil seguindo 3 passos básicos que são:
1. Realização de uma entrevista de qualidade
Aproveite esta entrevista para entender melhor seu cliente, com informações além do que números de pesquisas quantitativas poderiam dizer. Para isto, comece definindo perguntas que ajudem a captar informações valiosas. O ideal é buscar dados que ajudem na identificação de pontos como:
- Gatilhos de buscas – o que leva seu cliente a procurar uma solução com você
- Fatores de sucesso – quais tipos de resultados sua persona espera encontrar
- Barreiras percebidas – o que impede seu cliente de tomar uma decisão e o que pode fazer para evitar isto
- Critérios de decisão – fatores que influenciam na escolha final
- Processo de compra – como é o processo de efetivação e qual o papel desta pessoa nesta etapa
2. Filtre as informações
Neste momento, é importante identificar padrões nas respostas e nos perfis dos entrevistados. Organize os dados de forma objetiva, descarte excessos e debata com sua equipe comercial e de marketing a utilidade destas informações para validar a definição dos perfis de personas e seguir adiante.
3. Descreva o perfil das suas buyer personas
Nesta etapa você dará um nome, uma profissão, características gerais do perfil, um resumo dos problemas enfrentados pelos clientes e as soluções que pode apresentar a eles.
Você pode criar quantos perfis achar necessário, mas em geral, com até 3 modelos já é possível definir um bom padrão de referência para suas ações de marketing.
Para não ter erro na definição deste perfil e saber maiores detalhes sobre como montá-lo com eficiência, aproveite para baixar o template para definição de personas que nosso blog separou para você. Faça o download Grátis!
Infográfico: Buyer Persona Institute