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Os infográficos já são velhos amigos de veículos de comunicação como jornais e revistas. Eles possuem uma enorme capacidade e potencial de transmissão de informação clara e objetiva, por isto, seu uso e difusão também na internet, vem sendo uma opção muito utilizada pelas empresas.
Aliados a um excelente design, eles podem se tornar um atrativo muito eficaz de novos clientes e ajudam diretamente na promoção estratégica de técnicas de marketing de conteúdo, uma ferramenta do marketing digital que ajuda na conversão de clientes, favorece a relevância e autoridade da marca diante dos clientes.
Contando com a força das mídias sociais é possível potencializar o alcance da marca da sua empresa com o incentivo da viralização, o que favorece ainda mais a captação de clientes e geração de resultados reais.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo site Bit Rebel, quando feita uma comparação da eficiência entre textos e infográficos publicados em redes sociais como Facebook, Pinterest, Twitter e LinkedIn, os infográficos se destacam. Eles incentivam cerca de 1000 interações enquanto os textos não ultrapassam a marca de 250.
É importante saber que as interações geradas em redes sociais como curtidas, visualizações, compartilhamentos, distribuição de conteúdos, debates e cliques, são formas de mensurar seu ROI (retorno sobre investimento).
Quão maior for o alcance e o número de interações com seus infográficos, melhores serão seus índices como o tráfego de seus sites ou blogs, sua posição no Page Rank em buscadores como o google, a classificação da sua página e a autoridade do seu domínio.
Como montar infográficos eficientes?
Embora pareça complexo, a montagem de infográficos pode ser mais simples do que se imagina. A partir da descoberta de um bom tema, relevante para seus clientes, selecione as informações mais importantes, faça um resumo dos dados principais e procure ajuda para elaboração profissional do seu infográfico.
Para elaborá-los de forma eficiente, atente para que eles sigam recomendações como:
Pauta relacionada ao seu negócio / mercado
A seleção do tema ou pauta deve ser criativa, instigante e diretamente relacionada ao seu negócio e aos interesses do seu público. Se você possui uma loja de materiais esportivos, pode, por exemplo, criar um material falando sobre as mudanças dos uniformes dos times mais populares de determinada cidade.
Fluxograma coerente
O objetivo é transmitir uma história, por isto, certifique-se de que as imagens e a sequência selecionada contribuem para que esta narrativa seja compreendida pelos leitores.
Redirecionamento correto
Todo infográfico tem como objetivo o compartilhamento de seu conteúdo. Uma das formas de fazer isto é indicar o código enbed, para que o material possa ser publicado em outros sites, sempre fazendo referência ao seu e ajudando na geração de linkbuilding.
Resultados mensuráveis
Ao publicar e disponibilizar o compartilhamento de seus infográficos, defina as plavras-chaves e expressões ligadas a eles, pois estas informações, hashtags, cliques, pageviews, comentários, compartilhamentos e todas as demais ações de interatividade servirão como dados para mensuração de seus resultados e do desempenho da sua campanha.
Para saber mais sobre o assunto, receber uma consultoria especializada na criação de um infográfico e alavancar o desempenho e a presença da sua empresa na internet, fale conosco! Temos a solução ideal para sua campanha de Marketing Digital.