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Criar um planejamento de mídias sociais é uma prioridade cada vez mais importante. Isso acontece porque esse é um canal de marketing vital para empresas de todos os tamanhos. A pergunta comum, há alguns anos, era “por que nossa empresa deve usar mídias sociais?”, Agora, ela está sendo substituída por “como nossa empresa pode crescer com o marketing de mídias sociais?”.
Apesar de toda a facilidade de publicar e interagir nas mídias sociais, será muito difícil obter bons resultados sem um bom planejamento. E, no fundo, você sabe muito bem disso. Em meio a tantas outras tarefas que precisam ser executadas para atender seus clientes, as mídias sociais tendem a ficar em segundo plano quando não existe um plano a ser seguido.
Por outro lado, criar um planejamento de mídias sociais ajuda a garantir o sucesso nessas plataformas tão importantes para construir bons relacionamentos com o seu público. Descubra neste artigo como colocar isso em prática!
O que é um planejamento de mídias sociais?
Um planejamento de mídias sociais resume como você vai usar plataformas sociais para promover sua marca e seus produtos. Trata-se de um resumo estratégico que deve ser detalhado para que os profissionais da sua empresa possam consultá-lo para orientação.
Um planejamento mídias sociais bem-sucedido pode incluir esses quatro componentes:
- Visão geral. Uma visão geral fornece um resumo do plano estratégico, bem como a posição atual da marca nas mídias sociais.
- Lembre-se de incluir uma lista de metas específicas que você deseja atingir com métricas que serão medidas à medida que avançar.
- Execução. Um plano não é nada sem execução. Portanto, planeje como você alcançará seus objetivos. Inclua prazos específicos, ferramentas usadas e quem está encarregado de cada tarefa.
- Análise. Você não saberá se suas ações levam a resultados, a menos que você avalie o seu desempenho. Inclua um plano para análise em sua estratégia de mídia social.
Como criar um planejamento de mídias sociais?
Para ajudá-lo a extrair os melhores resultados, preparei um passo a passo para criar um planejamento de mídias sociais. Confira:
1. Analise a abordagem atual de mídias sociais
Para criar um planejamento de mídias sociais, primeiro você deve avaliar onde está agora. Com você avalia suas ações atuais? Quais mídias sociais geram mais engajamento? Quais ações estão gerando mais resultados?
Faça uma lista de cada site de mídia social que sua marca usa e descreva o que está funcionando e o que não está funcionando em cada canal. Aqui estão algumas perguntas para responder à medida que avança:
- Qual mídia social gera mais engajamento para sua marca?
- Os seguidores estão crescendo, diminuindo ou permanecendo os mesmos?
- Você tem capacidade de preencher cada uma das mídias sociais que com novos conteúdos?
- Os clientes usam as mídias sociais para entrar em contato? Em caso afirmativo, quais delas?
- Quais tipos de conteúdo a empresa publica em cada canal? Com que frequência?
- Quanto tempo é gasto em cada canal por dia? E por semana?
- Onde você investe o dinheiro em publicidade em mídias sociais? Você está obtendo resultados?
- Quanto tráfego em seu site cada canal gera? Esse tráfego é convertido em inscrições, clientes ou outra métrica relevante?
Com base nessas perguntas, será possível ter um ótimo panorama das suas estratégias atuais – permitindo uma reflexão inicial sobre o sucesso que você está obtendo nas mídias sociais.
2. Entenda quem é seu cliente ideal
As mídias sociais reúnem milhões de usuários. E uma boa parte deles pode ser do interesse do seu negócio. Porém, é preciso que você consiga identificar essas pessoas para atingi-las de forma certeira.
Até os melhores profissionais de marketing falharão se estiverem tentando alcançar o público errado. Portanto, é importante responder às seguintes perguntas para ajudá-lo a criar uma persona com as características do seu cliente ideal:
- Idade
- Localização
- Cargo ocupado
- Renda
- Pontos problemáticos (que sua empresa pode resolver)
- Rede social mais usada
Além dessas perguntas, você pode complementar com diversas outras informações que sejam relevantes – como seus gostos pessoais, hobbies, canais de informações acessados, hábitos de compras, entre várias outras.
3. Escolha as melhores mídias sociais
Muitas mídias sociais diferentes são populares no momento, mas não se preocupe, você não precisa usar todas elas. É provável que seu público tenha algumas plataformas favoritas que eles usam para fazer pesquisas antes de tomar uma decisão de compra – e é nessas que você deve se concentrar.
As principais plataformas incluem Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e LinkedIn. Apesar de todas elas reunirem milhões de usuários mensais, é preciso ficar atento às características de cada uma delas.
Ou seja, uma empresa B2B com foco em gerentes de grandes empresas poderia focar seus esforços no Facebook e LinkedIn. Por outro lado, um salão de beleza certamente precisa colocar boa parte dos seus esforços no Instagram – além de poder explorar conteúdos em vídeo no YouTube.
4. Faça uma análise competitiva
Fazer uma análise competitiva é uma outra forma de reunir mais informações úteis para o seu planejamento de mídias sociais. Os seus concorrentes também estão presentes nessas plataformas. E você tem muito a aprender com eles.
Trata-se de uma oportunidade de entender quais mídias sociais estão gerando engajamento, quais conteúdos atraem mais o público e quais ações geram menos resultados. Além disso, você ainda pode descobrir oportunidades que não estão sendo exploradas corretamente.
5. Estabeleça metas mensuráveis
Criar um planejamento de mídias sociais não significa muito se não houver uma maneira de medir seu sucesso.
Como parte de sua estratégia, você deve decidir quais métricas usará para avaliar se está atingindo seus objetivos. Os indicadores-chave de desempenho são números concretos mostram como você está se saindo nas mídias sociais – facilitando uma avaliação precisa.
Esses indicadores podem variar de acordo com cada negócio, mas aqui estão os principais deles:
- Taxas de conversão
- Número de seguidores
- Alcance geral
- Menções à marca
- Total de ações realizadas
- Impressões
- Comentários e compartilhamentos
6. Estruture um cronograma e um fluxo de processos
Com base em todos os passos anteriores, você tem todas as condições de estruturar um cronograma de publicações nas suas mídias sociais. Para isso, considere os principais fatores:
- Frequência de publicações
- Mídias sociais utilizadas
- Assuntos tratados
- Formatos de conteúdos
- Pessoas responsáveis pela execução
- Prazo para as postagens
Após criar esse cronograma e definir os responsáveis, será possível estabelecer um fluxo de processos claro para todos. É somente dessa forma que você conseguirá atuar nas mídias sociais de forma consistente.
7. Monitore, analise e otimize
As mídias sociais funcionam com base em um sistema de tentativa e erro. Pode parecer básico, mas acompanhar os resultados, analisar os dados e fazer ajustes para otimizá-los é crucial.
Um bom planejamento de mídias sociais nunca é imutável. É um trabalho constante em andamento que muda quando necessário. Portanto, após ter a sua estratégia em mãos, não deixe de continuar revisando as ações e procurando pontos de melhoria.
Cada etapa deve ser reavaliada depois que você tiver tempo para analisar os resultados de seus esforços de marketing. Deixe os dados te levarem. Se estiver dizendo que o Facebook ou o Twitter é o seu canal mais eficaz, considere dobrar as ações. Se os resultados de anúncios no Instagram não estiverem dando resultados, considere migrar esse orçamento para o Facebook ou LinkedIn. Tudo é uma questão de adaptação.
Integre as ações digitais para potencializar os resultados!
Um planejamento de mídias sociais é essencial para obter bons resultados nessas plataformas. Porém, é preciso ter a compreensão de que a presença digital do seu negócio deve ir além do Facebook, Instagram ou LinkedIn.
Existem várias outras estratégias e ferramentas que podem ser exploradas para que você transforme suas ações de marketing digital em resultados. Entre elas estão: e-mail marketing, anúncios, produção de conteúdo, SEO, remarketing, materiais ricos, entre outras.
O ideal é que todas essas ações estejam integradas. Um usuário que conhece sua marca por meio do Facebook pode ser levado para o blog da sua empresa. Depois disso, ele é levado para uma landing page, faz o download de um e-book e passa a receber seus e-mails.
Tudo está conectado para fornecer uma experiência completa ao seu público. Basta saber como colocar isso em prática.
Foi pensando nisso que desenvolvi o Programa de Mentoria do Cara do Marketing. Trata-se de um acompanhamento individual e personalizado que possui como objetivo acelerar o crescimento do seu negócio e encontrar as melhores alternativas para que você alcance o sucesso com o marketing digital.
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