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Você quer aumentar o retorno sobre os investimentos feitos em marketing e alavancar as vendas da sua empresa? Então criar um planejamento anual de marketing digital é o primeiro passo para colocar isso em prática.
Já sabemos de todo o potencial que o marketing digital possui para atrair um público qualificado e conduzi-los até o momento da compra. Porém, é preciso saber como colocar isso em prática da melhor forma possível. É isso que diferencia as empresas bem-sucedidas no mundo digital.
Cada uma das ações executadas deve ser muito bem pensada para alcançar os resultados desejados. Para aplicar isso no seu negócio, confira como fazer um planejamento anual de marketing digital!
Planeje para alcançar os resultados esperados!
Você ainda não possui um planejamento anual de marketing digital? Essa pode ser a explicação para não estar alcançando os resultados desejados.
Um bom planejamento é responsável por otimizar os seus esforços de marketing digital. Trata-se de um exercício para alocar da melhor forma o tempo e o recurso disponível para as ações realizadas na internet.
Pense em uma empresa que possui um orçamento de R$1.000,00 por mês para investir em marketing digital. Sem planejar suas ações, esses recursos podem facilmente ser consumidor por anúncios no Facebook, Google Ads e terceirização da produção das artes necessárias.
Por outro lado, uma outra empresa poderia utilizar esse mesmo orçamento para organizar uma estratégia de produção de conteúdo, alocar os investimentos em anúncios nas redes sociais que realmente geram resultados, contratar uma ferramenta para disparo de e-mail marketing, entre outras ações que foram pensadas com antecedência.
Sempre que você tira um instante para pensar sobre as ações e suas consequências, os resultados podem ser ainda melhores. Portanto, o planejamento é uma etapa fundamental para qualquer empresa que busca sucesso no mundo digital.
Como criar um planejamento anual de marketing digital?
Mas, então, como criar um planejamento anual de marketing digital para garantir resultados consistentes ao longo do ano? Preparei um passo a passo que aborda os principais pontos desse exercício:
1. Defina o orçamento destinado às ações de marketing digital
Quanto você está disposto a gastar com suas ações de marketing digital? Essa é a primeira informação importante para guiar o seu planejamento anual. Afinal, apesar de possuírem custos baixos quando comparadas às mídias tradicionais, as ações de marketing digital também geram despesas recorrentes para uma empresa.
Esse orçamento vai ajudar a definir quais estratégias, ferramentas e ações serão exploradas ao longo do ano. Logicamente, quanto maior for esse orçamento, mais amplas podem ser as estratégias traçadas.
Neste momento, você pode levar em consideração três fatores:
- O estágio financeiro da empresa
- Proporção da receita que pode ser alocada para ações de marketing digital
- O custo de aquisição de clientes (CAC) – que mostra o valor necessário para atrair cada cliente e pode ser um indicativo importante do valor a ser investido
2. Realize um diagnóstico da situação atual
Antes de traçar as ações para o próximo ano, é importante tirar um tempo para avaliar a situação atual das suas ações de marketing digital. E a melhor forma de compreender isso é pegar como base o funil de vendas – analisando o desempenho de cada uma das etapas.
Veja algumas reflexões que podem ajudá-lo a analisar suas ações para cada uma das etapas do funil de vendas:
- Você possui um blog atualizado? Qual é o número de visitantes mensais? Quais são as principais fontes de tráfego? Qual é a posição das páginas da empresa no Google para termos relevantes?
- Quais são as taxas de conversão das suas landing pages? Os anúncios pagos que direcionam para as landing pages estão gerando resultados? Qual é o custo por lead gerado?
- Existe um fluxo de automação de marketing? Quantos dos leads se tornam oportunidades reais de negócio? Você utiliza e-mail marketing para se relacionar com a base de leads? Existe um alinhamento entre as ações de marketing e vendas?
- Os leads gerados pelas ações de marketing estão se tornando clientes? As metas de vendas estão sendo alcançadas? Qual é o custo de aquisição de clientes?
3. Identifique seus objetivos de marketing digital
Antes de avançar no seu planejamento anual de marketing digital, é preciso responder uma pergunta bem simples: quais são os seus objetivos para o ano?
São esses objetivos que vão guiar todas as ações traçadas. E eles podem ser bastante variados:
- Gerar leads qualificados
- Vender para leads
- Construir autoridade no mercado
- Otimizar as conversões do funil
- Expandir o alcance da marca
4. Trace suas metas
Agora que você já definiu seus objetivos, é possível traçar metas objetivas para guiar as ações de marketing digital. Essas metas devem ser SMART: S (Específicas), M (Mensuráveis), A (Atingíveis), R (Relevantes) e T (Temporais).
Ou seja, se você deseja gerar leads qualificados, é preciso transformar isso em números – como gerar 50 leads por mês. Levando isso em consideração, será possível articular as ações necessárias para alcançar esse objetivo.
5. Defina as estratégias e ferramentas que serão utilizadas
Já passamos por todos os aspectos que servem como base para o seu planejamento anual de marketing digital. Agora é o momento de transformar todas essas informações em ações práticas.
O mundo do marketing digital é repleto de oportunidades, certo? Para isso, são inúmeras as estratégias e ferramentas que podem ser usadas. E a escolha das melhores alternativas deve ser feita com base em tudo o que vimos até o momento: orçamento disponível, diagnóstico da situação atual, objetivos para o ano e metas traçadas.
Para ajudá-lo nesse exercício, vamos ver quais são as principais estratégias e ferramentas que você pode explorar:
- Anúncios em mídias sociais
- Anúncios no Google
- Remarketing
- Landing pages
- Campanhas promocionais
- Automação de marketing
- Construção de personas
- Definição da jornada de compra
- Produção de conteúdo para blog
- Produção de conteúdo para mídias sociais
- Produção de materiais ricos
- Estratégia de SEO
- Testes A/B
- Envio de e-mail marketing
- Experimentos de Growth Hacking
6. Crie um cronograma para guiar suas ações
Por fim, o seu planejamento anual de marketing digital deve incluir um cronograma que guiará as ações ao longo dos meses. De forma ideal, o output esperado desse planejamento inclui:
- Metas claras e bem definidas para o ano – podendo também ser divididas por trimestres
- Planilha detalhada com todos objetivos e metas traçados
- Cronograma das ações desenvolvidas ao longo do ano – detalhando os projetos que merecem prioridade conforme a execução é realizada
Imagine que você deseja aumentar o número de visitantes em suas páginas e construir autoridade no mercado. Para isso, você pode incluir a produção de conteúdo para o blog da empresa semanalmente – colocando essas ações no cronograma que será seguido.
Extraia o melhor da sua estratégia de marketing digital
Você gostou das dicas para criar um planejamento anual de marketing digital? Seguindo esses passos, você certamente conseguirá articular melhor suas ações na internet para alcançar os melhores resultados.
Porém, pode ser muito difícil coordenar essas ações de marketing digital enquanto você realiza diversas outras atividades essenciais no seu negócio, não é? Esse é um dos principais problemas enfrentados pelos empresários que desejam expandir a presença digital da sua marca.
Pensando nisso, criei o Programa de Mentoria do Cara do Marketing. Trata-se da oportunidade de contar com o auxílio de um profissional com anos de experiência no mundo do marketing digital. Assim, você consegue compreender melhor as melhores formas de articular e executar suas estratégias de marketing.
Está disposto a extrair o melhor da sua estratégia de marketing digital? Então faça sua aplicação no Programa de Mentoria do Cara do Marketing.