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Você já possui um perfil no Linkedin? Essa rede social profissional atrai muito o interesse de profissionais que estão em busca de melhores empregos, mas a verdade é que ela também pode ser explorada para criar novas oportunidades de negócio pelos empreendedores.
O Linkedin é um ambiente perfeito para criar novas parcerias, encontrar clientes, colaboradores ou simplesmente manter-se informado. Para ter acesso a essas possibilidades, basta ter um perfil ativo e preenchido corretamente.
Imagine que você esteja interessado em utilizar um novo software para a gestão financeira. Ao encontrar uma solução que parece ideal, é natural que você busque conhecer a reputação da marca e o empreendedor que está por trás da iniciativa, não é? O Linkedin é um ótimo local para buscar essas informações.
Neste artigo veremos como você pode otimizar o seu perfil no Linkedin para criar oportunidades de negócio. Confira.
Linkedin na busca pelo crescimento empresarial
Você sente que a sua empresa possui um grande potencial de crescimento no mercado mas enfrenta dificuldades em atrair novos clientes, criar boas parcerias ou consolidar a sua marca entre o público? Essa é uma situação muito comum entre os empreendedores brasileiros.
Entretanto, muitos empresários têm dificuldades em criar uma visão macro sobre todos os fatores que contribuem para o sucesso da empresa. É preciso ir muito além do contato direto com o público para criar uma marca de sucesso.
Uma marca é consolidada quando o público enxerga a empresa em uma feira local, nas notícias do jornal, em compartilhamentos nas redes sociais, em anúncios digitais e associada a conteúdos relevantes na internet. Todas as ações da empresa contribuem para o sucesso.
Dentro de todas as ações possíveis, possuir um perfil no Linkedin é uma ótima forma de ampliar a presença digital. Tanto o perfil empresarial quanto o seu perfil pessoal são muito importantes para explorar todos os benefícios dessa rede social.
As oportunidades de negócio criadas pelo Linkedin
Muitas pessoas não dão muita atenção ao seu perfil no Linkedin por desconhecer as oportunidades que podem ser criadas nesse ambiente. É por essa razão que separei os principais atrativos do Linkedin para o seu negócio:
- Amplie a visibilidade da sua empresa. O simples fato de possuir um perfil no Linkedin completo e ativo – relacionando as suas ações à sua empresa – permite que a sua empresa ganhe mais visibilidade entre os usuários dessa rede social (que já passa de 500 milhões de usuários no mundo e 30 milhões no Brasil).
- Seja visto como autoridade. Imagine que você esteja negociando com um novo cliente e ele comece a procurar mais informações sobre você na internet. Encontrar um perfil no Linkedin repleto de informações relevantes melhora a percepção sobre o empresário por trás da empresa, não é?
- Construa bons relacionamentos. O Linkedin é uma rede social com foco em relacionamentos profissionais, atraindo um grande número de empresários e profissionais que buscam construir boas relações. Portanto, é uma ótima oportunidade para conhecer pessoas que podem contribuir para o desenvolvimento da sua empresa.
- Gere engajamento com as publicações. Outras redes sociais como o Facebook ou Instagram são muito eficientes para ampliar a visibilidade da sua marca, mas nesses ambientes é difícil conseguir gerar boas discussões sobre assuntos mais técnicos. No Linkedin você consegue gerar um maior engajamento com publicações relacionadas ao seu ramo de atuação.
- Atraia potenciais clientes. Além de encontrar potenciais parceiros, o Linkedin também pode reunir vários potenciais cientes da sua empresa – principalmente se você atua no modelo de negócio B2B.
- Encontre talentos. O que não falta no Linkedin são pessoas em busca de melhores oportunidades de emprego. Com acesso a perfis completos, é possível identificar bons talentos que podem agregar valor na sua empresa.
Como otimizar o seu perfil no Linkedin?
Mas então, como você pode otimizar o seu perfil no Linkedin para ser bem-visto pelos outros usuários e construir autoridade para a sua empresa? Confira algumas dicas importantes para utilizar na hora de preencher o seu perfil.
Crie um bom resumo
Comece a otimização do seu perfil no Linkedin pelo espaço em que você possui mais liberdade de inserir as suas informações: o resumo. Você pode utilizar até 2.000 caracteres para descrever o que você faz atualmente, quais são as suas experiência anteriores e suas aspirações para o futuro.
Escolha uma foto de perfil adequada
No momento de escolher a sua foto de perfil, lembre-se que o Linkedin é uma rede social corporativa – o que requer uma atenção maior na escolha da imagem. Opte por fotos nítidas do seu rosto, sem elementos que fujam do comum.
Defina um título atrativo
Logo abaixo do seu nome existe um espaço chamado de “título”, que permite a inserção de uma frase de até 120 caracteres. Muitas pessoas utilizam esse espaço para colocar o seu cargo atual, mas você pode utilizar a sua criatividade para transmitir de forma sucinta o que você faz.
Reúna as suas competências
Adicionar as suas principais competências é muito importante para mostrar aos seus visitantes quais conhecimentos você possui e quais assuntos domina. É importante ajustar as suas competências às atividades desenvolvidas pela sua empresa.
Personalize a URL do seu perfil no LinkedIn
Um perfil no Linkedin é criado com uma URL aleatória repleta de letras e números. Você pode personalizá-la no menu superior direito, onde diz “Editar perfil público e URL” – inserindo o seu nome e sobrenome com abreviações.
Defina uma foto de capa
Pra criar um perfil que se destaca dos demais, você pode definir uma foto de capa que ajude a identificá-lo. O ideal é optar por uma imagem que remeta à sua área de atuação ou à sua empresa.
Divulgue suas conquistas
As conquistas possuem um papel semelhante às competências, mas remetem a experiências pontuais que ressaltam o valor do seu trabalho. Não esqueça de inserir as suas principais capacitações, cursos e certificados.
Publique conteúdos relevantes
O Linkedin possui uma ferramenta chamada de Pulse que permite a publicação de artigos para os seus seguidores. O compartilhamento de informações relevantes periodicamente torna o seu perfil ainda mais atrativo.
A sua empresa já está presente na internet?
Possuir um perfil no Linkedin é apenas uma das inúmeras ações que você pode executar na internet para criar oportunidades para o seu negócio. O mundo digital está repleto de ferramentas que podem ser exploradas para alcançar o público.
Para alcançar resultados ainda mais positivos você pode explorar o Inbound Marketing – que é uma estratégia de marketing com foco na atração do público e na criação de relacionamentos duradouros com o cliente.
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Você está pronto para alcançar os melhores resultados?
Vimos neste artigo como você pode utilizar o seu perfil no Linkedin para ampliar a visibilidade sobre a sua empresa e criar boas oportunidades de negócio, certo?
Uma empresa que deseja alcançar o sucesso no mercado deve estar preparada para aproveitar todas as oportunidades que aparecem – e a internet está repleta de oportunidades que podem ser exploradas.
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